NUNO COELHO


5º Caderno – Ensaio sobre os Arquivos do Rivoli

De Sáb 21 Jan a Qui 16 Mar


Foyer 3º piso • Rivoli

Entrada Gratuita • M/3 
 Autoria (conceito da investigação, exposição e publicação) Nuno Coelho
Assistência de produção Ana Rita Chibante
Apoio no desenho da exposição Pedro Treno
Em resultado de uma leitura subjetiva e autoral, o projeto pretende ensaiar possíveis novas leituras do que é, ou do que poderá ser, o arquivo do Rivoli.
Como qualquer atividade, o trabalho de produção e de gestão de um equipamento cultural deixa vestígios físicos, vestígios estes que se acumulam no que normalmente se designa como arquivo ou depósito, ou simplesmente como arrumos ou arrecadações. “5.º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli” é um projeto que partiu à procura das várias dependências onde se encontram depositados os vestígios físicos da atividade deste teatro que, pela sua natureza, pareciam irremediavelmente remetidos para a periferia e para o silêncio. Não confinando a sua investigação ao espaço físico do Rivoli, o projeto procurou identificar e integrar outros vestígios que se encontram depositados noutros locais. O projeto materializa-se em dois momentos – uma exposição e uma publicação – em que o primeiro propõe dar visibilidade a determinados objetos agora transportados para a centralidade do Foyer do 3.º Piso, dando ênfase a narrativas normalmente invisíveis para o público; e em que o segundo não pretende ser um mero registo da exposição, antes pretende tornar público um fragmento do arquivo deste teatro.

Nuno Coelho é designer, docente na Universidade de Coimbra (UC) e investigador no CEIS20. Doutorado em Arte Contemporânea pela UC, Master em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona e Licenciado em Design de Comunicação/ Arte Gráfica pela Universidade do Porto. Desenvolve regularmente projetos autorais na interseção entre o Design e a Arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Tem igualmente explorado questões de identidade e memória através da exploração de arquivos de marcas comerciais históricas portuguesas. Realizou trabalhos de curadoria e é autor de dois livros.

NUNO COELHO - © NUNO COELHO

© NUNO COELHO

0