Residências
de Longa Duração

CASA DA ANIMAÇÃO

A Casa da Animação nasceu em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura - Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto. Conta, desde 2002, com o apoio do Instituto de Cinema e do Audiovisual e da autarquia para promover e divulgar a animação nacional e internacionalmente. Em 2014 integra-se no Teatro Campo Alegre, passando a desenvolver as suas atividades regulares nos dois edifícios do Teatro Municipal do Porto: Rivoli e Campo Alegre.

Companhia Instável

A Companhia Instável surgiu no Porto como resposta à necessidade de criar opções de valorização do intérprete de dança contemporâneo. Foi criada uma companhia que, no seu nome, encerra a contradição em que trabalha: companhia enquanto elemento constante e estabelecido e instável enquanto referência à mutação característica da criação contemporânea. O projeto assenta num modelo que tem, no seu centro, a vontade de dar oportunidades de experimentar, praticar e divulgar linguagens coreográficas pertinentes a cada tempo da dança contemporânea.

Mais informações 
www.companhiainstavel.pt

Erva Daninha

A companhia Erva Daninha tem como missão a criação de circo contemporâneo, explorando o diálogo entre diferentes expressões das artes performativas. Desde 2009, o trabalho da companhia centra-se na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo, procurando elevar o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções por excelência. A Erva Daninha é uma das poucas companhias portuguesas dedicadas, em exclusivo, à experimentação e criação do circo. 

Mais informações 
www.ervadaninha.pt

Medeia Filmes

Há mais de 20 anos a exibir cinema em Portugal e há dez anos no Teatro Municipal Campo Alegre, a Medeia Filmes aposta na qualidade e diversidade, com estreias em exclusivo, privilegiando o cinema europeu, o cinema independente americano, o “cinema do mundo”, divulgando as mais variadas cinematografias e exibindo os melhores filmes selecionados e premiados nos mais importantes festivais de cinema.

Mais informações
www.medeiafilmes.com 

Drumming - Grupo de Percussão

Vocacionado para a música contemporânea e de portas abertas a todos os mundos sonoros, o Drumming–Grupo de Percussão (DGP) afirma-se como um dos mais importantes colectivos do género a nível internacional. Fundado e dirigido por Miquel Bernat, o grupo institui-se em 1999, aliando a necessidade de tocar ao vivo com a vontade de mostrar o trabalho de formação desenvolvido na EPME (1° Curso Profissional na área de Percussão) e na ESMAE (1° Curso Superior de Percussão em Portugal).

Nome Próprio

A Nome Próprio é uma estrutura dedicada à produção e promoção de projetos artísticos, sobretudo de dança contemporânea e teatro. Fundada em 2000 por Victor Hugo Pontes, coreógrafo e encenador, que assegura a direção artística, as suas atividades intensificaram-se a partir de 2010. Desde a sua fundação, produziu diversos espetáculos, entre os quais A Ballet Story (espetáculo de dança do Ano 2012, Público e Expresso), Zoo, Fall, Coppia e Orlando. Para além da circulação de alguns destes projetos, a Nome Próprio tem em curso novas criações, com estreias em 2016 e 2017.