AKHE THEATRE (RU)


Gobo.Digital Glossary

Sáb 21 Out / 21h30


Palco do Grande Auditório MO • Rivoli

10,00EUR • M/12  

bilhetes

Direção Vadim Gololobov
Direção Artística e Interpretação Maksim Isaev, Pavel Semchenko, Vadim Gololobov, Jana Toumina, Barbara Seifert, Natalia Shamina
Encenação Yana Toumina
Vídeo Oleg Michailov
Direção Técnica Maria Tavapova
Vídeo Oleg Mikhailov, Maria Nebesnaya
Som Denis Antonov
Luz Alexandr Kurganskiy
Figurinos Masha Bykova (Nebesnaya)
Técnica Igor Phomin
Duração aprox. 1h 
A patética peça-laboratório “Gobo. Glossário Digital” é uma coleção de instalações ou mini-performances numa só. 
Organizadas numa estruturaclara, criam no espectador a sua representação acerca do Gobo (herói inexistente, que nos remete para Godot, embora os autores do espetáculo não pretendessem criar uma relação óbvia) de modo a que o público o veja como é – inocente e ferido. Patético e desesperado. Sentimental e impetuoso. Para ver o Gobo mais claramente, precisamos de olhá-lo através dos entediantes objetos escolhidos. É permitido a estes objetos falarem ironicamente a propósito do Gobo e são o exemplo clássico do Nada (coisas não materiais). Assim, escorregam vagarosamente pelo poste metálico, tilintam na máquina de lavar e denominam-se orgulhosamente como “Linha do Gobo”.

O AKHE Theatre foi fundado em 1989 por três artistas: Maksim Isaev, Pavel Semtchenko e Vadim Vasiliev, membros do glorioso teatro de Boris Ponizovski, "Yes - No". Trabalhando em St. Petersburgo, na famosa Pushkinskaja-10 – o centro da cultura independente do início dos anos 90, - os membros do grupo anunciaram o seu teatro como independente em termos de estilo e forma e iniciaram a sua atividade no campo da performance, do cinema e das belas artes que lhes trouxeram fama e fortuna em St. Petersburgo e na sociedade artística moscovita. Em meados da década de 90, Vadim Vasiliev deixa o grupo. Desde essa altura, Maksim Isaev e Pavel Semtchenko consideram-se como um colectivo de teatro, criado para o palco normal (em termos clássicos), convidando atores profissionais para as suas performances. Desde aí o grupo é presença assídua em festivais de teatro na Rússia e no estrangeiro. 
AKHE THEATRE (RU) - © Susana Neves

© Susana Neves

calendário