Saltar para conteudo

Sinopse

Gilles Jobin (Suíça)


Quantum

Estreia Nacional

Abril

2016

Sex
8

Sinopse

“Quantum” é o resultado de uma residência artística no maior laboratório físico de partículas do mundo: o CERN de Genebra, na Suíça. Durante a residência, o coreógrafo suíço Gilles Jobin aprendeu que todos flutuamos no espaço mas que a gravidade foi a força mais fraca do universo – um verdadeiro choque para um bailarino e coreógrafo contemporâneo cujo trabalho se centra, em grande medida, no contacto com o solo. Sob a bandeira do Bosão de Higgs, o encontro foi uma colisão artística de grande energia. Artistas no meio de cientistas, o coreógrafo e artista visual totalmente imerso num universo de números e abstrações durante meses.
Composta por quatro lâmpadas balançando num movimento circular constante, a instalação destaca as principais leis da física e responde a flutuações imperceptíveis, onde os bailarinos e as luzes se fundem num objeto peculiar, misturando dança, artes visuais e ciência num espetáculo imperdível. 


Gilles Jobin
ficou conhecido internacionalmente a partir da sua primeira coreografia para três intérpretes “A+B=X”, criado em 1997 em Lausanne, e apresentado dois anos mais tarde no Festival de Montepellier. Mudou-se depois para Londres, onde estreou “Macrocosm” no Place Theater.
Em 1999, produziu “Braindance”, tendo sido o espetáculo de abertura da temporada 2000-2001 do Théâtre de la Ville de Paris. As suas direções artísticas mais radicais e o seu reconhecimento internacional fizeram dele o percursor de uma nova geração de coreógrafos europeus, tendo criado e estreado vários espetáculos, de então para cá, nalguns dos mais reconhecidos teatros e locais mundiais. Em 2015 recebeu o Grande Prémio de Dança na Suiça pelo seu contributo ao desenvolvimento da dança contemporânea. Para além das suas próprias produções, criou a sua própria companhia, com sua sede no Studio 44 em Genebra, um espaço pioneiro de reconhecimento da dança contemporânea em dança na Suíça. Um centro de extrema importância para a formação e residência de jovens intérpretes.

Info sobre horário e bilhetes

Sex

8.04

RivoliGrande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • 10,00 EUR • M⁄12

    Duração aprox. 50 min 

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Coreografia Gilles Jobin
    Interpretação Catarina Barbosa, Ruth Childs, Susana Panadés Díaz, Stanislas Charré, Martin Roehrich 
    Instalação Luminosa Cinética Julius von Bismarck
    Engenheiro Martin Schied
    Música Carla Scaletti
    Figurinos Jean-Paul Lespagnard
    Assistente de Figurinos Léa Capisano
    Consultores Científicos Michael Doser, Nicolas Chanon (CERN)
    Direção Técnica Marie Predour
    Administração e Produção Mélanie Rouquier
    Assistente de Produção Cornélia Wagner Jiménez
    Apoio Fondation d’entreprise Hermès / New Settings program, Loterie Romande, Fondation Meyrinoise du Casino, Fondation Leenaards, Fondation Ernst Göhner, Fonds d’encouragement à l’emploi des intermittents genevois
    Colaboração Collide@CERN, Théâtre Forum Meyrin, CMS Experiment
     

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close