Saltar para conteudo

Sinopse

DDD 2019

mala voadora & Miguel Pereira

Wilde
DDD – Festival Dias da Dança 2019

Maio

2019

Sáb
11

Sinopse

“Wilde” baseia-se em “LadyWindermere’s Fan: A Play About a Good Woman”, de Oscar Wilde – uma sátira ao moralismo vitoriano e, mais especificamente, na versão radiofónica da peça produzida nos anos 40 pela BBC Radio 7. O final feliz da peça é garantido pela ardilosa construção de uma mentira por uma mulher cuja reputação é duvidosa. A apropriação da apropriação, através desse registo, resulta num espetáculo em que atores e bailarinos tentam sobrepor-se à gravação, através de uma mistura de playback, teatro, opereta e dança. Todas as personagens têm a mesma aparência de mulher idealizada, padronizando a figura feminina e confundindo as diferenças entre bons e maus, homens e mulheres, novos e velhos. 

A mala voadora foi fundada por Jorge Andrade e José Capela, e apresentou o seu primeiro espetáculo em 2003. Para além de Portugal, apresentou espetáculos na Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano, Luxemburgo e Polónia. Em 2013, inaugurou o edifício da Rua do Almada, no Porto. Em 2018, a mala voadora inicia uma nova fase do seu percurso, na qual cria e programa de modo integrada.  

Miguel Pereira estudou na EDCN e na ESD (Lisboa/Portugal) e foi bolseiro em Paris e Nova Iorque. Como intérprete trabalhou com Francisco Camacho, Vera
Mantero, Jorge Silva Melo, entre outros, e com Jérôme Bel em “Shirtologia (Miguel)”. Como criador destaca a obra “Antonio Miguel”, com que recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e a menção honrosa do prémio Acarte/Fundação Calouste Gulbenkian (2000). É artista associado d’O Rumo do Fumo desde 2000.


© José Carlos Duarte

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

11.05

15:00

Campo AlegreCafé-Teatro

bilhetes

Informação adicional

  • 5.00€ • 1.00h •  >12  

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Direção Jorge Andrade e Miguel Pereira, a partir de Oscar Wilde
    Com Carla Bolito, Joana Bárcia, Jorge Andrade, Maria Matos, Miguel Pereira, Nuno Lucas e Tiago Barbosa
    Cenografia José Capela
    Figurinos José Capela
    Luz Daniel Worm d’Assumpção
    Banda sonora Jari Marjamäki
    Fotografia de cena José Carlos Duarte
    Produção mala voadora, O Rumo do Fumo
    Coprodução Culturgest, Teatro Viriato
    Residências Artísticas Fórum Dança, Alkantara e Zé dos Bois
    Jorge Andrade / mala voadora é artista associado do Teatro Municipal do Porto.
    A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e associada d'O Espaço do Tempo.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close