Saltar para conteudo

Sinopse

Espetáculos para escolas

Mala Voadora


Universos Paralelos

Estreia ⁄ Coprodução


Fevereiro

2016

Sex
19
Sáb
20
Dom
21

Sinopse

É o primeiro dia de trabalho de três seguranças numa empresa. Começam, como é seu dever, a visionar tudo o que se passa através de câmaras de vigilância. O chefe de segurança desaparece misteriosamente: primeiro da empresa, depois da memória de todos e, por fim, das próprias imagens captadas pelas câmaras de vigilância. Tudo isto se passa numa empresa que produz mundos semelhantes ao nosso para fazer experiências que permitam que, num futuro próximo, o nosso mundo passe a deixar de precisar de vigilância (à semelhança do Simulacron-3 de Daniel F. Galouye).

Nunca ninguém conseguiu abarcar plenamente esta coisa que nos envolve e à qual pertencemos chamada “realidade”. Não conseguimos relacionar-nos com ela, senão através da nossa sensibilidade (e cada um sente à sua maneira), ou da ciência (que está sempre a chegar a conclusões diferentes), ou da filosofia (que é pura teoria), ou... E, para complicar o problema, vivemos num tempo dominado pela entrada em mundos virtuais e de virtualização do nosso próprio mundo.
Se não conseguimos apreender a realidade, o que é ser “realista”?


A mala voadora foi fundada em 2003 por Jorge Andrade e José Capela, ambos responsáveis pela direção artística da companhia. Divide a sua atividade entre a criação de espetáculos, a programação de um conjunto de atividades centrado na mala voadora.porto e ainda outras atividades, como a publicação ou a pedagogia. Para além de Portugal, a mala voadora apresentou espetáculos na Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano e Polónia. A mala voadora continua fascinada com o artifício – a contranaturalidade que define aquilo que é especificamente humano e que pode atingir a condição daquilo a que, artificiosamente, se chama “arte”.

© Filipe Ferreira

© Filipe Ferreira

Edição imagem de António MV

Info sobre horário e bilhetes

Sex

19.02

Sáb

20.02

Dom

21.02

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preços Únicos Adultos 5,00 eur * Grupos Escolares 2,00 eur • M/12

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • texto e direção Jorge Andrade
    colaboração Bernardo Vaz de Castro
    vídeo Jorge Jácome e Marta Simões
    com (em cena) David Pereira Bastos, Filipa Coreia, Marco Paiva, Marta Correia e (no vídeo) Álvaro Correia, António Pedrosa, Joana Costa Santos, João Vicente, Jorge Andrade, Manuel Moreira, Maria Ana Filipe, Maria João Falcão, Mónica Garnel, Pedro Caeiro, Tânia Alves e Vítor d’Andrade, entre outros
    apoio Elisabete Paiva
    cenografia e figurinos José Capela
    imagem de divulgação António MV
    fotografia de cena José Carlos Duarte
    direção técnica e luz Pedro Lima
    direção de produção Joana Costa Santos
    produção executiva Bruno Coelho
    apoio à produção e comunicação Jonathan Costa
    gestão cultural e programação Vânia Rodrigues
    A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura / Direção-Geral das Artes, e associada d'O Espaço do Tempo e da Associação Zé dos Bois.

    Apoio Arco & Besta, Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga, Clínica São Cristóvão, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Computação Científica Nacional, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Purex, Sheraton Hotel Lisboa & SPA, Spartacus Academy, Teatro Nacional São João . Agradecimentos Duarte Nuno VasconcellosBuzico, Professor João Lemos Pinto, e a todos os que participaram no vídeo.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close