Milo Rau

Os 120 dias de Sodoma
Suiça
Estreia nacional

Março

7 Qui 21.00h & 8 Sex 21.00h


RIVOLI Grande Auditório

10.00€ • >18

bilhetes

Texto e encenação Milo Rau
Cenografia e figurinos Anton Lukas
Video Kevin Graber
Desenho de luz Christoph Kunz
Dramaturgia Gwendolyne Melchinger
Pesquisa e colaboração dramatúrgica Rolf Bossart, Mirjam Knapp
Assistente de encenação Manon Pfrunder
Diretor artístico do Theater Hora Michael Elber
Interpretação Noha Badir, Remo Beuggert, Gianni Blumer, Matthias Brücker, Nikolai Gralak, Matthias Grandjean, Julia Häusermann, Sara Hess, Robert Hunger-Bühler, Dagna Litzenberger Vinet, Michael Neuenschwander, Matthias Neukirch, Tiziana Pagliaro, Nora Tosconi, Fabienne Villiger
Produção Schauspielhaus Zürich – Theater Hora

Duração aprox.: 2h

Falado em alemão, com legendagem em português 

em paralelo

O teatro de Milo Rau, considerado o mais controverso encenador da atualidade, volta ao nosso palco para um trabalho que desenvolve as pesquisas em torno do voyeurismo e as suas implicações políticas e artísticas.
Em 2017 apresentámos no polo do Teatro Campo Alegre “Five Easy Pieces”, protagonizado por um elenco de crianças que retratava os crimes que o pedófilo Marc Dutroux cometeu nos anos 90. Através de um trabalho colaborativo com a aclamada Theater Hora, companhia composta por atores portadores de Trissomia 21, a mais recente produção de Milo Rau atira-nos para diante dos olhos um teatro que obriga a pensar em questões fundamentais: qual é o significado do poder? O que é voyeurismo? Como proteger a dignidade da vida? O que é o normal, o que é o anormal? Onde termina a dor e começa a salvação? “Os 120 Dias de Sodoma” apropria-se do título do último filme de Pasolini, por sua vez inspirado no romance de Marquês de Sade, e convoca a sua estética para o teatro. Da literatura do final do século XVIII, às perturbadoras imagens que marcaram a história do cinema nos anos setenta – uma série de rituais sádicos praticados sobre um grupo de jovens em período do regime totalitário em decadência –, Milo Rau atualiza as relações de poder, sexo e violência que moldam os tempos e apresenta-as em carne e osso. O encenador e também sociólogo prolonga assim uma investigação sobre um certo tipo de regra que substituiu o sistema fascista, mas mantem os seus mecanismos de repressão, através da normalização do excesso, a constante otimização do homem, o perverso desejo de escândalo e a constituição de uma sociedade que oscila entre o hedonismo e a desgraça. Ainda que imediata e mediaticamente antecedidos por uma nuvem de polémica, os espetáculos de Milo Rau podem mesmo ser impróprios para os mais suscetíveis na medida em que testam o que é representável e suportável, mas, acima de tudo, ensinam-nos que há no seu trabalho mais ternura que pudor. 


Milo Rau nasceu em 1977, na Suíça. É encenador, realizador, jornalista e ensaísta. Estudou Sociologia, Estudos Alemães e Romanos em Paris, Zurique e Berlim. Em 2007, fundou a companhia International Institute of Political Murder (IIPM), onde desenvolve os seus trabalhos desde então. As suas produções e filmes (“Five Easy Pieces”, ”Montana”, “The Last Days of the Ceausescus”, “Hate Radio”, “City of Change”, “The Moscow Trials”, “The Zurich Trials”, “The Civil Wars”, “The Dark Ages”, “The Congo Tribunal” e muitos outros) foram convidados para integrar os programas dos maiores festivais do mundo, como o Festival d’Avignon, o Berliner Theatertreffen e o Kunstenfestival Brussels, entre outros.
Workshop com Ana Dora Borges - © Toni Suter

© Toni Suter

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