Tao Dance Theater

4 & 8 Numerical Series
Estreia nacional
China
DDD – Festival Dias da Dança 2019

Maio

11 Sáb 22.00h


RIVOLI Grande Auditório

10.00€ • >6

bilhetes

4
Coreografia Tao Ye
Música Xiao He
Ensaiador Duan Ni
Desenho de Luz Ma Yue, Tao Ye
Figurinos Tao Ye, Li Min
Intérpretes A definir
Apoio Gdansk Festival, Polónia
Duração aprox.  25 mins

8
Coreografia Tao Ye
Música Xiao He
Ensaiador Duan Ni
Desenho de Luz Tao Ye, Ma Yue
Figurinos Tao Ye, Duan Ni
Interpretação A definir
Com o apoio de Shanghai International Arts Festival, Sadler’s Wells (Londres), Aian Art Theater (Gwangju, Coreia do Sul) e National Taichung Theater
Duração aprox. 30 mins

Apoio ao espetáculo Liga dos Chineses em Portugal



Intervalo de 15 minutos entre as duas apresentações
Como lugar de partida, considera-se que um título é insuficiente para condensar o sentido de uma dança, por limitar e dirigir imediatamente o ponto de vista do espectador.  
Por isso, a série numérica constrói combinações possíveis que abrem espaço à imaginação e pretendem transcender a dualidade do pensamento abstrato vs. concreto. “4 & 8” é a combinação escolhida para descobrirmos o virtuosismo dos bailarinos da companhia e a capacidade de simetria dos seus corpos no palco, uma visão sublime. Em “4”, quatro bailarinos permanecem de pé e deslocam o peso do corpo de forma circular e cíclica gerando, sem se tocarem, um sentido de unidade. Em “8”, oito bailarinos formam uma linha no solo e acumulam movimentos sequenciais em repetição-ritual, sob hipnótica música de Xiao He, compositor de indie-folk-rock chinês. Tao Ye dirá que nenhuma palavra específica é capaz de expressar o sentido desta noite. 


TAO Dance Theater é uma companhia de dança fundada por Tao Ye, Duan Ni e Wang Hao em 2008. Nos últimos 10 anos, a companhia visitou mais de 40 países, participando em mais de 100 festivais com os seus espetáculos, tornando-se uma das companhias que mais curiosidade tem despertado em todo o mundo. Foi, de resto, a primeira companhia chinesa a atuar em locais como o Lincoln Center for the Performing Arts, nos Estados Unidos da América, no Edinburgh International Festival, no Reino Unido, na Sydney Opera House, na Austrália, ou no Theatre de la Ville de Paris, em França. A TAO Dance Theatre despertou a atenção da industria da moda chinesa, levando àcolaboração com várias marcas, revistas e fotógrafos consagrados. A Vogue China já convidou a companhia para ser destaque por três vezes, sendo que, durante a Semana da Moda de Paris, em 2015, foi convidada para colaborar no desfile do designer japonês Yohji Yamamoto.
Tao Dance Theater - © Tao Ye

© Tao Ye