História(s)

10 Janeiro 2019

História(s)

2ª Parte — Tiago Guedes

Quando, no século XVIII, o Marquês de Sade escreveu “Os 120 Dias de Sodoma”, aprisionado na Bastilha, longe estaria de imaginar que esse seu manuscrito se viesse a tornar, simultaneamente, uma das mais odiadas e amadas obras literárias, suscitando interesse alargado na comunidade artística. Pasolini mergulhou nesta obra e realizou “Saló ou Os 120 dias de Sodoma” (1976), numa adaptação que resultou naquele que para muitos é ainda o filme mais perturbador da história do cinema do séc. XX, numa mordaz crítica ao fascismo de Mussolini.
Em 2017, MILO RAU, encenador suíço e Diretor do NT GENT, nome maior da encenação do terror e dos crimes da humanidade, juntou-se à Schauspielhaus Zürich e à companhia Teatro Hora (composta em exclusivo por atores portadores de trissomia 21) para criar um espetáculo no qual convivem em palco histórias de sadismo e de horror, os universos literário e cinematográfico das obras de Sade e Pasolini, e a mestria de uma encenação. “Os 120 Dias de Sodoma” conduz-nos assim a uma viagem histórica pela mão de Milo Rau, através de Sade e Pasolini, naquela que é uma crítica constante aos poderes instalados e aos seus abusos.
Do teatro para a dança, ponto de paragem obrigatória em Pina Bausch, ícone da dança mundial, que sempre trabalhou de perto com os seus bailarinos e atores. Pina Bausch, defendendo que as suas peças nunca viriam a existir sem o contributo dos seus insubstituíveis interpretes, foi a responsável pela instituição do conceito de cocriação, extensível a muitas práticas artísticas dos nossos dias.
CRISTIANA MORGANTI, uma das suas bailarinas mais emblemáticas, criou “Moving With Pina”, espetáculo construído a partir de excertos do extenso repertório que dançou e onde conta a sua experiência de colaboração para a construção dessas obras, num vai e vem feito de histórias, movimentos e emoções. Este espetáculo-conferência leva-nos a percorrer a história da dança-teatro, que tanto influenciou artistas de todo o mundo, através do olhar cúmplice de quem a ajudou a escrever.
WILLIAM FORSYTHE, norte-americano que se estabeleceu na Alemanha, país a partir do qual desenvolveu o seu trabalho, é sem dúvida um dos maiores coreógrafos vivos da atualidade. Para além da direção de várias companhias, nomeadamente o Ballet de Frankfurt e a sua companhia homônima, tem-se dedicado a projetos que cruzam a dança, as artes visuais, a instalação e o vídeo.
Pese embora esta deambulação disciplinar, falar de Forsythe significa mergulharmos nos fundamentos da dança, da técnica e da sua constante mutação e reinterpretação.
“A Quiet Evening Of Dance” sublima todo o trabalho de Forsythe num só espetáculo, ao som dos pássaros e da música barroca de Rameaux, destacando o essencial do que pode ser a dança de hoje, sem artifícios, sem adornos, com o foco no corpo e na inventividade da escrita coreográfica. Incomensuravelmente contemporâneo por tanto dialogar com o clássico, este espetáculo relembra-nos que a história da arte em geral - e da dança, em particular - é circular, desde a corte de Luís XIV à dança dos nossos dias, poliédrica e disforme.
Os cinco meses presentes nesta agenda-livro, segundo volume da temporada 2018/2019 do Teatro Municipal do Porto, continuam a falar-nos destas e de muitas outras histórias, num constante e frutífero diálogo entre presente e passado. São cinco meses de descoberta de artistas nacionais e internacionais – uns de regresso, outros que se apresentam nos palcos do Rivoli e do Campo Alegre pela primeira vez -, e de muitas atividades paralelas que permitem compreender mais a fundo, através da prática ou da teoria, o universo de cada um deles.
Será também nos próximos meses, entre 24 de abril e 26 de maio, que acolhere mos o DDD – Festival Dias da Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro
de Expressão Ibérica, festivais que este ano se apresentam com força redobrada, fruto de uma profícua parceria programática e de comunicação. O Teatro
Municipal, ao coproduzir estes dois festivais, contribui assim para que nessas cinco semanas as artes performativas se apresentem no Porto à escala europeia, inscritas no circuito internacional de programadores.
Venham, muitas vezes!

TIAGO GUEDES
Diretor Artístico
Estrutura

20 Setembro 2019

Estrutura

Entrevista

Cátia Pinheiro & José Nunes (encenadores e atores)
Modos de Ocupar

19 Setembro 2019

Modos de Ocupar

1ª Parte — Tiago Guedes

Um Teatro deverá ser território de diversas e constantes ocupações. 
1, 2, 3...

18 Junho 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Manuel Bogalheiro

Universidade Lusófona do Porto
"Do Comum" e "Do Estranho" ⁄ Ciclos de conferências
Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

14 Junho 2019

Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

Entrevista

sobre "O amigo secreto"
Anarquivo

3 Junho 2019

Anarquivo

B’lheq

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo. 
1, 2, 3...

31 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Pedro Sobast

Understage ⁄ Catacombe
1, 2, 3...

24 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Miguel Bonneville

"A importância de ser Georges Bataille"
DDD + FITEI 2019 no TMP:

25 Abril 2019

DDD + FITEI 2019 no TMP:

Cinco semanas de programação de dança e teatro, com o Brasil em destaque

Entre 24 de abril e 25 de maio, o DDD – Festival Dias de Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica unem-se numa grande parceria de programação e comunicação de dança e teatro, com o Teatro Municipal do Porto (TMP) a ser palco de apresentação de mais de duas dezenas de espetáculos, workshops, encontros, atividades paralelas e festas pós-espetáculo.
Miquel Bernat

1 Abril 2019

Miquel Bernat

Entrevista

sobre "Textures & lines"
1, 2, 3...

26 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a John Romão

BoCA - Biennial of Contemporary Arts 2019

19 Março 2019

"Moving with Pina":

A obra de Pina Bausch pelos gestos de Cristiana Morganti

Cristiana Morganti apresenta, em estreia nacional, a conferência performativa "Moving with Pina", nos dias 22 e 23 de março, no Teatro Campo Alegre, onde partilha as suas vivências com a coreógrafa alemã ao longo de 11 anos.
1, 2, 3...

18 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a João Sousa Cardoso

Multiplex 2019: Bette Gordon
1, 2, 3...

15 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Gustavo Costa e Igor Gandra (Sonoscopia & Teatro de Ferro)

"W - Concerto encenado para orquestra robótica e marionetas"
1, 2, 3...

11 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a António Júlio

"O Dia da matança na história de Hamlet"

1 Março 2019

"Os 120 dias de Sodoma": o controverso encenador Milo Rau, no Teatro Rivoli

Nos dias 7 e 8 de março, o controverso encenador Milo Rau apresenta, em estreia nacional, “Os 120 dias de Sodoma”, no Teatro Rivoli – um trabalho que desenvolve as pesquisas em torno do voyeurismo e as suas implicações políticas e artísticas.
1, 2, 3...

27 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Tiago Cutileiro

"Tudo nunca sempre o mesmo diferente nada"
Jorge Andrade

20 Fevereiro 2019

Jorge Andrade

Entrevista

sobre "A manual on work and happiness"
Anarquivo

13 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Anarquismos, de Pablo Fidalgo Lareo

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.
Anarquivo

12 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Unwanted, de Dorothée Munyaneza

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.
1, 2, 3...

6 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Marta Freitas

Curtas de Cena Portuguesa 
Miguel Loureiro

28 Janeiro 2019

Miguel Loureiro

Entrevista

sobre "A fera na selva"

28 Janeiro 2019

"Unwanted" de Dorothée Munyaneza

Um relato a partir das histórias reais das vítimas do genocídio em Ruanda

Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, Dorothée Munyaneza apresenta, em estreia nacional, no Teatro Campo Alegre, o espetáculo “Unwanted” – um trabalho que conta a história de mulheres violadas.  
87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

18 Janeiro 2019

87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra os seus 87 anos de “vida” numa festa de 48h - com dança, teatro, música, literatura, performance e ainda uma festa até às 04h00 - onde 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas. 
100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

14 Janeiro 2019

100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

A 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra o seu aniversário com mais de uma dezena de espetáculos com entrada gratuita propostos por artistas e companhias da cidade.
Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

11 Janeiro 2019

Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

A temporada de março a julho de 2019 do Teatro Municipal do Porto (TMP) reúne mais de 50 espetáculos e a parceria inédita entre os festivais DDD e FITEI.
1, 2, 3...

12 Dezembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Dina Lopes

Foco Famílias 2018
PRESENTE!: neste Natal ofereça dois lugares do TMP

6 Dezembro 2018

PRESENTE!: neste Natal ofereça dois lugares do TMP


O Teatro Municipal do Porto lança, mais uma vez, o PRESENTE!, um voucher que permite a todos os interessados adquirir e oferecer um produto diferenciador nesta época festiva. 
1, 2, 3...

26 Novembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Álvaro Teixeira Lopes

Novos Talentos