87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

18 Janeiro 2019

87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra os seus 87 anos de “vida” numa festa de 48h - com dança, teatro, música, literatura, performance e ainda uma festa até às 04h00 - onde 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas. 
Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra os seus 87 anos de “vida” numa festa de 48h - com dança, teatro, música, literatura, performance e ainda uma festa até às 04h00 - onde 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas.

A história do Rivoli escreve-se através de momentos marcantes da vida da cidade. Desde os anos 30, quando a ópera e o teatro dominavam o panorama artístico da cidade e o som chegou ao cinema, que o Rivoli tem vindo a assumir um importante papel na vida e nos hábitos culturais dos portuenses, atravessando muitas gerações, contextos políticos sociais distintos, momentos bons e menos bons, alicerçado, acima de tudo, numa enorme capacidade de se renovar e reinventar. “100% Porto” é o mote para um Aniversário pela primeira vez comemorado em dois dias (19 e 20 de janeiro, com entrada gratuita) dando resposta à grande afluência de públicos que nos últimos anos tem vindo a comparecer a esta celebração. 
São 25 os artistas do Porto que integram um programa que evidenciará a vitalidade e criatividade que se vive na nossa cidade, em espetáculos que cruzam dança, teatro, cinema, música, instalação e literatura, num programa pensado para todos, dos 3 aos 100 anos:

São duas as estreias que marcam o arranque deste fim-de-semana de festa.
Às 11h30, no âmbito do PARALELO – Programa de Aproximação às Artes Performativas. No Foyer do Grande Auditório, Valter Fernandes apresenta “(Entre)Laços"(*), onde o bailarino e coreógrafo se questiona sobre os movimentos, ações e emoções criadas pelos corpos que habitam este lugar e a forma como entrelaçam as suas vidas. “Se o corpo é um pequeno universo, o que dizer de uma cidade?”

Ao mesmo tempo, no Pequeno Auditório, é apresentado em estreia “A grande guerra do Patoá”(*) de Jorge Louraço Figueira & Rodrigo Santos em colaboração com Pedro Alves, Ricardo Megre, Francisco Rua & Pedro Ferraz (Universidade Católica do Porto). Aqui, Jorge Louraço confessa que sempre que vem ao Porto faz questão de “usar as palavras certas para cada ocasião.” Por exemplo, um chapéu-de-chuva não serve para nada, aqui. Com a pluviosidade média mensal, às vezes nem um guarda-chuva serve, quanto mais um chapéu. O que é preciso é ter um chuço sempre à mão.

Ao início da tarde, uns pisos acima, outra estreia. Às 14h30, Tânia Dinis apresenta na Sala Ping-Pong, “Bastidores”(*) - parte da criação “Curva Ascendente” (2014), que explora o confronto da imagem com aqueles nela representados, neste caso o de Ermelinda, avó da autora, recorrendo a suportes e dispositivos de imagem associados ao universo afetivo familiar. Neste trabalho, Tânia Dinis prossegue o trabalho de revisitação das memórias através da imagem fotográfica, partindo do arquivo do Teatro Rivoli. Uma viagem pelo arquivo pessoal de antigos funcionários, vizinhos, artistas, amigos, com percursos de vida e histórias diferentes, proporcionando um pequeno momento familiar, uma reunião, um ensaio intimo agora partilhado, de alguns fragmentos de história na vida de um teatro, que também é uma família.

Uns lances de escadas acima, na Sala de Ensaios, é a vez dos Artistas Associados do TMP para as temporadas 17/18 e 18/19 cantarem os parabéns ao Rivoli. Marco da Silva Ferreira e Jorge Andrade apresentam “Ensaio Lírico”, feito em conjunto com os músicos Rui Lima e Sérgio Martins, numa performance que cruza a dança e o teatro com uma trilha sonora pensada para este momento festivo. 

Às 16h30, Bruno Senune, apresenta “A Deriva dos Olhos”(*), no Café Rivoli. Este trabalho é uma construção poética sobre o caos, a impotência, a destruição do desejo, o cansaço extremo e o caminho percorrido até uma possível metamorfose que permita a sobrevivência. 

De volta ao Pequeno Auditório, Jonathan Uliel Saldanha apresenta “SØMA”(*). As filmagens de um tribunal afásico e estático são a partitura vídeo para uma sonoplastia gestual, que se desenvolve numa temporalidade circunscrita a um sistema fechado, a partir de ações de inquérito a um objeto inerte, num tribunal afásico e desmembrado. Para este trabalho, Jonathan colaborou com quatro adolescentes surdos que, em cena, traduzem um filme em gestos.

Às 18h30, no Café Rivoli, o Diretor Artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, apresenta a nova agenda com a programação de março a julho de 2019.

Às 19h30, há Literatura no Café Rivoli, com a participação de Cristiana Sabino, Rui Spranger, Marco Oliveira, Renato Roque e Rui David, numa festa da Palavra, ao ritmo do pulsar da cidade – “O Porto pela voz dos seus Poetas”.

Durante todo o dia, a partir das 11h00 estará uma instalação contínua de Flávio Rodrigues, “Magma – No limite da selvajaria (esculturas cénicas)”(*), no Foyer do Grande Auditório. “Violência, medo, território” são algumas das palavras-chave que estiveram presentes no decorrer da criação do projeto. Tanto estes tecidos como quase todos os materiais utilizados na peça foram reaproveitados. 

Às 21h30, são 100 os habitantes do Porto que pisam o Palco do Grande Auditório – muitos pela primeira vez. “100% Porto”(*) é o título do projeto do coletivo germano-suíço Rimini Protokoll, que convoca 100 habitantes da cidade, num espetáculo que traça o perfil demográfico e social do Porto, naquele que é um autêntico mapa cartográfico vivo.
"Qual é o significado de lugar?" "O que mais gostamos na cidade?" "O que é que lhe falta?" "Como era dantes e como a imaginamos daqui para a frente?" O coletivo trabalhou em estreita colaboração com a equipa do Teatro Municipal do Porto, convocando 100 participantes. Cidadãos representam a cidade através de critérios estatísticos, ordenados por idade, género, freguesia, agregado familiar e tipo de habitação. Uma amostra, um corte transversal da sociedade que ora se plasma num mar de gente, ora forma diferentes grupos e se individualiza. Através de uma lógica de nomeação em cadeia, chegamos a estes habitantes que dão corpo e voz ao Porto, matéria viva de que é feita uma cidade. “100% Porto” é um exercício artístico para um dia muito especial e é um modo diferente de traçar o perfil demográfico e social do Porto e de pensar as estatísticas e dinâmicas da cidade. 
A Culturgest apresenta “100% Lisboa” nos dias 1,2, 3 e 8, 9 e 10 de fevereiro.

Às 23h30, o Palco torna-se teto. No UNDERSTAGE – desta vez em coprodução com Matéria Prima – surge uma colaboração improvável: Dona Rosa & Sopa de Pedra.
As Sopa de Pedra são um grupo vocal feminino dedicado ao canto acapella de canções de raiz tradicional. Habituadas desde pequenas a cantar, e cada qual vinda do seu canto do Mundo, acabaram por se encontrar no Porto, em 2012, e criar este “ninho” onde partilham um amplo interesse por toda a cultura do cancioneiro popular e pelas composições de cantautores portugueses que nela se inspiraram, como Zeca Afonso, José Mário Branco, João Loio e Amélia Muge. Para esta celebração, encenaram uma atuação surpreendente e com um mistério por desvendar, onde a pureza da música se irá sobrepor à configuração vulgar de um espetáculo musical. A introdução aos mistérios será conduzida por uma mulher coragem feita cantora, que percorreu meio mundo sem nunca ter atuado na sua cidade, o Porto – a Dona Rosa. Passou despercebida, mas havia aqui um lugar reservado para ela, e será ela, à procura de salvar o passado, com mais esperança do que tristeza, que apenas com a sua voz cristalina irá preencher os silêncios e seguramente acender muitas luzes. Quem não a conhecia não a irá esquecer!

À mesma hora, a festa House of Groove Ball começa lentamente a “aquecer”. Esta é uma festa nocturna queer que estabelece uma reinterpretação portuense das ballroom nova-iorquinas dos anos 90. Com uma duradoura ligação ao panorama local e internacional do Vogue, a organização da festa centra-se atualmente na plataforma House of Groove Ball que apoia monetária e criativamente artistas queer, funcionando como programa de residências e curadoria para o trabalho que desenvolvem. As festas Groove Ball acontecem bimestralmente no Maus Hábitos – Espaço de Intervençao Cultural e, pela primeira vez, decorrem no Teatro Rivoli, com um line up especial pensado para este aniversário. 

A entrada é gratuita e os bilhetes (para sábado e domingo) podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, 19 de janeiro, a partir das 10h30, no máximo de dois bilhetes por pessoa e por espetáculo (sujeito à lotação das salas).Os bilhetes que ficarem disponíveis e que não forem levantados no sábado, poderão ser levantados no domingo, 20 de janeiro, a partir das 10h30, nas mesmas condições acima enunciadas.

(*) Atividades com récita extra no domingo, dia 20.
Sara Carinhas

15 Novembro 2019

Sara Carinhas

Entrevista

atriz e encenadora 
Modos de Ocupar: o diferente do diferente não é o igual

24 Outubro 2019

Modos de Ocupar: o diferente do diferente não é o igual

Primeira conferência de ciclo com Pedro Santos Guerreiro realizou-se, esta quarta-feira, no Rivoli

Arrancou ontem, no Teatro Rivoli, o ciclo de conferências Modos de Ocupar, com curadoria e moderação de Pedro Santos Guerreiro.
Estrutura

20 Setembro 2019

Estrutura

Entrevista

Cátia Pinheiro & José Nunes
encenadores e atores

1, 2, 3...

18 Junho 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Manuel Bogalheiro

Universidade Lusófona do Porto
"Do Comum" e "Do Estranho" ⁄ Ciclos de conferências
Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

14 Junho 2019

Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

Entrevista

sobre "O amigo secreto"
Anarquivo

3 Junho 2019

Anarquivo

B’lheq

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo. 
1, 2, 3...

31 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Pedro Sobast

Understage ⁄ Catacombe
1, 2, 3...

24 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Miguel Bonneville

"A importância de ser Georges Bataille"
DDD + FITEI 2019 no TMP:

25 Abril 2019

DDD + FITEI 2019 no TMP:

Cinco semanas de programação de dança e teatro, com o Brasil em destaque

Entre 24 de abril e 25 de maio, o DDD – Festival Dias de Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica unem-se numa grande parceria de programação e comunicação de dança e teatro, com o Teatro Municipal do Porto (TMP) a ser palco de apresentação de mais de duas dezenas de espetáculos, workshops, encontros, atividades paralelas e festas pós-espetáculo.
Miquel Bernat

1 Abril 2019

Miquel Bernat

Entrevista

sobre "Textures & lines"
1, 2, 3...

26 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a John Romão

BoCA - Biennial of Contemporary Arts 2019

19 Março 2019

"Moving with Pina":

A obra de Pina Bausch pelos gestos de Cristiana Morganti

Cristiana Morganti apresenta, em estreia nacional, a conferência performativa "Moving with Pina", nos dias 22 e 23 de março, no Teatro Campo Alegre, onde partilha as suas vivências com a coreógrafa alemã ao longo de 11 anos.
1, 2, 3...

18 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a João Sousa Cardoso

Multiplex 2019: Bette Gordon
1, 2, 3...

15 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Gustavo Costa e Igor Gandra (Sonoscopia & Teatro de Ferro)

"W - Concerto encenado para orquestra robótica e marionetas"
1, 2, 3...

11 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a António Júlio

"O Dia da matança na história de Hamlet"

1 Março 2019

"Os 120 dias de Sodoma": o controverso encenador Milo Rau, no Teatro Rivoli

Nos dias 7 e 8 de março, o controverso encenador Milo Rau apresenta, em estreia nacional, “Os 120 dias de Sodoma”, no Teatro Rivoli – um trabalho que desenvolve as pesquisas em torno do voyeurismo e as suas implicações políticas e artísticas.
1, 2, 3...

27 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Tiago Cutileiro

"Tudo nunca sempre o mesmo diferente nada"
Jorge Andrade

20 Fevereiro 2019

Jorge Andrade

Entrevista

sobre "A manual on work and happiness"
Anarquivo

13 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Anarquismos, de Pablo Fidalgo Lareo

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.
Anarquivo

12 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Unwanted, de Dorothée Munyaneza

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.
1, 2, 3...

6 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Marta Freitas

Curtas de Cena Portuguesa 
Miguel Loureiro

28 Janeiro 2019

Miguel Loureiro

Entrevista

sobre "A fera na selva"

28 Janeiro 2019

"Unwanted" de Dorothée Munyaneza

Um relato a partir das histórias reais das vítimas do genocídio em Ruanda

Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, Dorothée Munyaneza apresenta, em estreia nacional, no Teatro Campo Alegre, o espetáculo “Unwanted” – um trabalho que conta a história de mulheres violadas.  
87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

18 Janeiro 2019

87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra os seus 87 anos de “vida” numa festa de 48h - com dança, teatro, música, literatura, performance e ainda uma festa até às 04h00 - onde 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas. 
100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

14 Janeiro 2019

100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

A 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra o seu aniversário com mais de uma dezena de espetáculos com entrada gratuita propostos por artistas e companhias da cidade.
Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

11 Janeiro 2019

Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

A temporada de março a julho de 2019 do Teatro Municipal do Porto (TMP) reúne mais de 50 espetáculos e a parceria inédita entre os festivais DDD e FITEI.