1, 2, 3...

... Perguntas a Manuel Bogalheiro

Ter 18 Junho 2019

Universidade Lusófona do Porto
"Do Comum" e "Do Estranho" ⁄ Ciclos de conferências
Na próxima terça-feira, Eduardo Souto de Moura estará no Teatro Rivoli para uma conferência integrada no ciclo “Do Comum” – naquela que será a última da temporada 18/19 do Teatro Municipal do Porto. Que balanço faz deste ano e meio de conferências?

A Universidade Lusófona do Porto está a cumprir um ano e meio de parceria com o Teatro Municipal do Porto. Este ciclo de conferências encontra-se agora na segunda edição, sendo dedicado ao tema “Do Comum”, depois de termos tratado o tema “Do Estranho” na edição do ano passado. Fazemos um balanço bastante positivo porque parece-nos que estamos a tentar fazer jus àquilo que foi a ideia inicial do ciclo, ou seja, levantar a discussão de temas atuais, com vários tipos de vozes, sejam do campo da filosofia, da literatura, da arte ou da arquitetura, e dar espaço a essas vozes no teatro – no Teatro Rivoli, neste caso – de maneira a que se cumpra aqui um dos nossos pressupostos mais importantes: estabelecer relações com a comunidade, com a população do Porto, fazer desse tipo de debate e de discussão de ideias, por vezes mais teóricas, outras vezes aplicadas, um espaço de partilha e, nesse aspeto, um espaço também comunitário. Ou seja, o objetivo é que o conhecimento saia das portas e das paredes da universidade, conheça uma dimensão abrangente e também participativa. E parece-nos que, sendo um processo que leva algum tempo, está a corresponder a esse objetivo inicial.

Durante a temporada 18/19 do Teatro Municipal do Porto foram vários os convidados a integrarem este ciclo de pensamento – desde Maria Filomena Molder, José Gil, José Bragança de Miranda, Isabel Babo, Tiago Guedes, Viriato Soromenho-Marques, Sofia Miguens ou António Guerreiro. Tendo em conta as diferentes áreas de estudo dos oradores, que perspetivas e abordagens foram exploradas, que questões foram levantadas e que relações e interligações foram criadas entre os convidados ao longo deste ano e meio?

Preocupou-nos, desde o primeiro momento desta iniciativa, a atualidade dos temas. Quando pensámos no tema “Do Estranho” pensámos numa série de problemáticas atuais, desde as migrações, às questões multiculturais ou à globalização, que aí se podem refletir. “O Comum”, de alguma forma, abre outro tipo de respostas a alguns desses mesmos problemas que se revelam prementes para o pensamento e para a reflexão. Todas essas questões não têm um único olhar possível, têm muitos olhares e muitas disciplinas que podem servir de terreno de partida. Com o leque de convidados escolhido, pretendemos dar resposta a essa diversidade. Daí que tenhamos tido abordagens como as de Maria Filomena Molder, as de Fernanda Bernardo ou de José Gil, que foram claramente mais enraizadas nos domínios da filosofia, mas também, quando me lembro da conferência da Ana Luísa Amaral, noutros domínios, como o da literatura ou de um certo ativismo político. E depois também houve contributos que nos chegaram das práticas artísticas, como foi o caso da Alexandra Balona, da Mónica Guerreiro ou do próprio Tiago Guedes – que fez, em jeito de balanço do ano de 2018 do Teatro Municipal do Porto, uma série de relações que se podem rever na temática “Do Estranho”. E, nesse sentido, parece-nos que o objetivo vai sendo cumprido. Ou seja, montar diferentes tipos de acesso ao problema, identificar vozes sintomáticas do panorama cultural português que possam personificar esses pontos de vista e mostrar que os temas são multidisciplinares e transversais. Daí que possa haver o contributo de alguém da arquitetura, como o Eduardo Souto de Moura, de alguém que pensa historica e filosoficamente a ecologia, como o Viriato Soromenho-Marques, da poesia, como na conferência do António Guerreiro, ou ainda de um campo expandido da comunicação e das ciências sociais, como foi no caso das conferências de Isabel Babo e de José Bragança de Miranda. Por vezes os cruzamentos surgem mesmo entre campos disciplinares distintos. Acreditamos que este caráter pluridisciplinar enriquece as abordagens e a exploração das temáticas.

O ciclo “Do Comum” faz agora uma pausa e regressa a partir de outubro com conferências de Isabel Babo, João Sousa Cardoso e José Bragança de Miranda. Depois em 2020, vai ser explorado um novo tema: “Olhares da Terra”. Qual será a abordagem nesta temática?

Pensar a Terra surge-nos como um dos problemas mais decisivos da actualidade que, apesar da profusão de leituras, está longe de ser esgotado. Desde logo através das questões ecológicas e ambientais, no que tem vindo a ser discutido como o antropoceno, mas não só. Nomeadamente, o problema da tecnologia e das redes, da arte global e de uma possível geoestética ou, num certo prolongamento do tema do "Comum", de uma necessária reflexão política, visto que, não podemos deixar de o reconhecer, são todos os habitantes do planeta que estão em causa quando a Terra surge como problema. Pretendemos que, na linha do que temos procurado fazer, vários tipos de discursos, de disciplinas e visões, não apenas das humanidades mas também da engenharia ou da física, possam contribuir para a discussão deste problema que nos parece absolutamente incontornável. 


Fotografia © José Caldeira
1, 2, 3...  -
1, 2, 3...

Ter 18 Junho 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Manuel Bogalheiro

Universidade Lusófona do Porto
"Do Comum" e "Do Estranho" ⁄ Ciclos de conferências

Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

Sex 14 Junho 2019

Maria do Céu Ribeiro & Paulo Mota

Entrevista

sobre "O amigo secreto"

Anarquivo

Seg 3 Junho 2019

Anarquivo

B’lheq

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo. 

1, 2, 3...

Sex 31 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Pedro Sobast

Understage ⁄ Catacombe

1, 2, 3...

Sex 24 Maio 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Miguel Bonneville

"A importância de ser Georges Bataille"

DDD + FITEI 2019 no TMP:

Qui 25 Abril 2019

DDD + FITEI 2019 no TMP:

Cinco semanas de programação de dança e teatro, com o Brasil em destaque

Entre 24 de abril e 25 de maio, o DDD – Festival Dias de Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica unem-se numa grande parceria de programação e comunicação de dança e teatro, com o Teatro Municipal do Porto (TMP) a ser palco de apresentação de mais de duas dezenas de espetáculos, workshops, encontros, atividades paralelas e festas pós-espetáculo.

1, 2, 3...

Qua 3 Abril 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Ricardo Neves-Neves

"Banda sonora"

Miquel Bernat

Seg 1 Abril 2019

Miquel Bernat

Entrevista

sobre "Textures & lines"

1, 2, 3...

Ter 26 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a John Romão

BoCA - Biennial of Contemporary Arts 2019

Ter 19 Março 2019

"Moving with Pina":

A obra de Pina Bausch pelos gestos de Cristiana Morganti

Cristiana Morganti apresenta, em estreia nacional, a conferência performativa "Moving with Pina", nos dias 22 e 23 de março, no Teatro Campo Alegre, onde partilha as suas vivências com a coreógrafa alemã ao longo de 11 anos.

1, 2, 3...

Seg 18 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a João Sousa Cardoso

Multiplex 2019: Bette Gordon

1, 2, 3...

Sex 15 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Gustavo Costa e Igor Gandra (Sonoscopia & Teatro de Ferro)

"W - Concerto encenado para orquestra robótica e marionetas"

1, 2, 3...

Seg 11 Março 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a António Júlio

"O Dia da matança na história de Hamlet"

Sex 1 Março 2019

"Os 120 dias de Sodoma": o controverso encenador Milo Rau, no Teatro Rivoli

Nos dias 7 e 8 de março, o controverso encenador Milo Rau apresenta, em estreia nacional, “Os 120 dias de Sodoma”, no Teatro Rivoli – um trabalho que desenvolve as pesquisas em torno do voyeurismo e as suas implicações políticas e artísticas.

1, 2, 3...

Qua 27 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Tiago Cutileiro

"Tudo nunca sempre o mesmo diferente nada"

Jorge Andrade

Qua 20 Fevereiro 2019

Jorge Andrade

Entrevista

sobre "A manual on work and happiness"

Anarquivo

Qua 13 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Anarquismos, de Pablo Fidalgo Lareo

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

Anarquivo

Ter 12 Fevereiro 2019

Anarquivo

Sobre Unwanted, de Dorothée Munyaneza

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

1, 2, 3...

Qua 6 Fevereiro 2019

1, 2, 3...

... Perguntas a Marta Freitas

Curtas de Cena Portuguesa 

Miguel Loureiro

Seg 28 Janeiro 2019

Miguel Loureiro

Entrevista

sobre "A fera na selva"

Seg 28 Janeiro 2019

"Unwanted" de Dorothée Munyaneza

Um relato a partir das histórias reais das vítimas do genocídio em Ruanda

Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, Dorothée Munyaneza apresenta, em estreia nacional, no Teatro Campo Alegre, o espetáculo “Unwanted” – um trabalho que conta a história de mulheres violadas.  

87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

Sex 18 Janeiro 2019

87º Aniversário Rivoli: 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas

Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra os seus 87 anos de “vida” numa festa de 48h - com dança, teatro, música, literatura, performance e ainda uma festa até às 04h00 - onde 100 habitantes do Porto ajudam a apagar as velas. 

100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

Seg 14 Janeiro 2019

100% Porto: Teatro Rivoli comemora o seu 87º aniversário em dois dias de festa

A 19 e 20 de janeiro, o Teatro Rivoli celebra o seu aniversário com mais de uma dezena de espetáculos com entrada gratuita propostos por artistas e companhias da cidade.

Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

Sex 11 Janeiro 2019

Programação de março a julho do TMP apresentada ontem no Teatro Rivoli

A temporada de março a julho de 2019 do Teatro Municipal do Porto (TMP) reúne mais de 50 espetáculos e a parceria inédita entre os festivais DDD e FITEI.

1, 2, 3...

Qua 12 Dezembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Dina Lopes

Foco Famílias 2018

PRESENTE!: neste Natal ofereça dois lugares do TMP

Qui 6 Dezembro 2018

PRESENTE!: neste Natal ofereça dois lugares do TMP


O Teatro Municipal do Porto lança, mais uma vez, o PRESENTE!, um voucher que permite a todos os interessados adquirir e oferecer um produto diferenciador nesta época festiva. 

1, 2, 3...

Seg 26 Novembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Álvaro Teixeira Lopes

Novos Talentos

João Pais Filipe e Valentina Magaletti: Uma história de amor

Sáb 24 Novembro 2018

João Pais Filipe e Valentina Magaletti: Uma história de amor


Esta é uma história de amor “musical”:
Conheceram-se a 1 de dezembro de 2017, aquando do concerto dos britânicos Tomaga no Subpalco do Rivoli e agora, 364 dias depois – a 30 de novembro -, João Pais Filipe e Valentina Magaletti apresentam um disco a quatro mãos, "Golden Path", no mesmo local onde se conheceram.

1, 2, 3...

Sex 23 Novembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Julieta Guimarães

Mostra Estufa

1, 2, 3...

Qui 22 Novembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a João Gesta

Quintas de Leitura

Anarquivo

Qua 21 Novembro 2018

Anarquivo

Revoluções: a dança múltipla dos corpos

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

Anarquivo

Ter 20 Novembro 2018

Anarquivo

A Love Supreme

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

Anarquivo

Seg 19 Novembro 2018

Anarquivo

Romances inciertos: dançar a própria incerteza

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum no Subpalco do Teatro Rivoli

Seg 12 Novembro 2018

HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum no Subpalco do Teatro Rivoli


Num concerto do ciclo Understage, desta vez em coprodução com a Amplificasom, HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum: “Beheaded Totem”, dia 16 de novembro, às 23h00 no Subpalco do Teatro Rivoli. 

Trilogia da juventude do TEP apresentada na íntegra no Teatro Campo Alegre

Qua 7 Novembro 2018

Trilogia da juventude do TEP apresentada na íntegra no Teatro Campo Alegre


Entre os dias 7 e 17 de novembro, o Teatro Experimental do Porto (TEP) apresenta, na íntegra, a “Trilogia da juventude” no Teatro Campo Alegre.

1, 2, 3...

Dom 4 Novembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Martim Pedroso

Nova Companhia

Né Barros

Qui 25 Outubro 2018

Né Barros

Entrevista

sobre "Revoluções"

François Chaignaud e Nino Laisné em concerto-recital no Palácio da Bolsa

Ter 23 Outubro 2018

François Chaignaud e Nino Laisné em concerto-recital no Palácio da Bolsa


Nos dias 26 e 27 de outubro, sexta-feira e sábado, o coreógrafo e bailarino, François Chaignaud, e o artista visual, Nino Laisné, apresentam em estreia nacional o espetáculo “Romances inciertos — un autre Orlando”, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa

Anarquivo

Sex 12 Outubro 2018

Anarquivo

Alguma coisa ruiu
Sobre Late Night

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

1, 2, 3...

Qui 11 Outubro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a Cláudia Dias

FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto 2018

Anarquivo

Qui 11 Outubro 2018

Anarquivo

The Waves: Sob o desenrolar contínuo do gesto

Um registo livre a partir dos espetáculos da temporada para reativar o discurso das conversas pós-espetáculo e repensar o nosso tempo.

1, 2, 3...

Qua 3 Outubro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a João Ferreira

Queer Porto

1, 2, 3...

Qui 27 Setembro 2018

1, 2, 3...

... Perguntas a André e. Teodósio

Teatro Praga

Renata Portas

Seg 10 Setembro 2018

Renata Portas

Entrevista

sobre "Estava em casa à espera que a chuva viesse"

História(s)

Qui 6 Setembro 2018

História(s)

1ª Parte — Tiago Guedes

A temporada 2018/2019 do Teatro Municipal do Porto — Rivoli e Campo Alegre será apresentada em dois tempos e em duas agendas de programação.

Artistas Associados

Sáb 1 Setembro 2018

Artistas Associados

Temporadas 17/18 & 18/19

O coreógrafo Marco da Silva Ferreira e o encenador Jorge Andrade (mala voadora) são os primeiros artistas associados do Teatro Municipal do Porto.