COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO - © Cláudia Varejão

© Cláudia Varejão

2017

Março

Qui 9 & Sex 10 Mar / 21h30
Sáb 11 Mar / 19h00

RIVOLI Grande Auditório

10,00EUR • M/6 

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO


iTMOi

Com coreografia de Akram Khan

Dança
Neste trabalho, interessam-me as dinâmicas com as quais Stravinsky transformou o mundo clássico da música evocando emoções através de padrões, em vez de expressões, e como esses padrões foram enraizados no conceito de uma mulher que dança até à morte.
Para mim, esta abordagem é de uma enorme inspiração. Mas, de certa forma, espero poder investigá-la novamente, não apenas através de padrões, como Stravinsky o fez, mas também através da exploração da condição humana. Uma ruptura na mente, uma morte no corpo e um nascimento na alma, tudo lembrando-nos que a mente e a imaginação são selvagens e auto-criativas. Adicionalmente, criar esta obra com três compositores diferentes – Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost – permitiu-nos descobrir inúmeros e diversos sons, usando Stravinsky como referência, o guia, o mapa. – Akram Kahn 

Akram Khan é um dos mais conhecidos e respeitados artistas da dança da atualidade. Em apenas 16 anos, criou um conjunto de obras que contribuíram significativamente para as artes no Reino Unido e no estrangeiro. A sua reputação afirmou-se graças ao sucesso de produções imaginativas, relevantes e muitíssimo acessíveis, tais como "Until the Lions", "DESH", "iTMOi", "Vertical Road", "Gnosis" e "zero degrees". Colaborador natural e instintivo, Khan tem sido um polo de atração para artistas oriundos de outras culturas e disciplinas. Os seus anteriores colaboradores incluem o Ballet Nacional da China, a atriz Juliette Binoche, a bailarina Sylvie Guillem, os coreógrafos/bailarinos Sidi Larbi Cherkaoui e Israel Galván, a cantora Kylie Minogue, os artistas visuais Anish Kapoor, Antony Gormley e Tim Yip, o escritor Hanif Kureishi e os compositores Steve Reich, Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost.

⁄ ⁄ ⁄
PARALELO
Programa de Aproximação às Artes Performativas

CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO COM NUNO PINHO • QUI 9 MAR
Compositor

WORKSHOP • QUA 8 & QUI 9 MAR / DAS 10H30 ÀS 12H00


Direção Artística e Coreografia Akram Khan
Música Original Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost
Cenografia Matt Deely
Figurinos Kimie Nakano
Desenho de Luz Fabiana Piccioli
Dramaturgia Ruth Little
Pesquisas Joel Jenkins
Desenho de Som Nicolas Faure
Direção de Ensaios Andrej Petrovic com a assistência de TJ Lowe, Catherine Schaub Abkarian e Sadé Alleyne
Conceção e interpretação do material original Kristina Alleyne, Sadé Alleyne, Ching-Ying Chien, Sung Hoon Kim, Denis “Kooné” Kuhnert, Yen-Ching Lin, Christine Joy Ritter, Catherine Schaub, Abkarian, Nicola Monaco e Blenard Azizaj
Cantores Melanie Pappenheim, Tanja Tzarovska, Manickam Yogeswaren, Voya Zivkovic, Jocelyn Pook (partitura de Jocelyn Pook)
Interpretação: Artistas da Companhia Nacional de Bailado

Figurinos executados no atelier da CNB sob orientação da Mestra Paula Marinho
Planos e Construção do Cenáro Sander Loonene Firma Smits
Duração Aprox. 1h