Drumming GP + Joana Gama, Luís Fernandes & Pedro Maia -

13 Sáb 21.00h

RIVOLI Grande Auditório

7.50€ • >6 

Drumming GP + Joana Gama, Luís Fernandes & Pedro Maia

Textures & lines
Estreia

Música
“Textures & lines” é o resultado de um convite feito pelo Drumming GP ao duo de piano e eletrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes.  
Desde a estreia, com “Quest” em 2014, que o duo tem vindo a afirmar a sua própria sonoridade e estética, visíveis no trabalho com cinema e em diferentes colaborações artísticas. Neste concerto, juntam-se ao Drumming GP, grupo de referência internacional na interpretação e estreia de importantes obras do repertório para percussão, não só dentro da música clássica mas também no seio da música electrónica. Partindo de experimentações colectivas, orientadas para a exploração de texturas e ambiências características da música de Gama e Fernandes, o Drumming GP coloca-se também no papel de “compositor”, em conjunto com o duo, na criação de um universo sonoro singular, potenciado pelas texturas visuais de Pedro Maia. 

Drumming Grupo de Percussão (DGP) é um ensemble de percussão vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999. Desde então, tem-se afirmado como um dos mais importantes coletivos do género a nível internacional, contribuindo para a inovação sonora sem descuidar as vertentes didático-pedagógica e social. 

Desde o álbum de estreia “Quest” em 2014 que Joana Gama e Luís Fernandes têm mantido uma colaboração regular, que cruza o piano com a electrónica. Nos últimos anos, o duo fez bandas sonoras e, com Ricardo Jacinto, editou “Harmonies”. Em abril de 2018 lançaram “at the still point of the turning world” pela editora  Australiana Room40.
Drumming GP Miquel Bernat, João Tiago Dias, João Miguel Braga Simões
Piano Joana Gama
Eletrónica Luís Fernandes
Vídeo em tempo real Pedro Maia
Som Suse Ribeiro
Coprodução Teatro Municipal do Porto

Duração aprox.  1h