GILBERTO OLIVEIRA & MARGARIDA FERNANDES


FUGU

ESTREIA

NO ÂMBITO DO TRENGO

Junho

SÁB 30 JUN ⁄ 19H00


RIVOLI Sala de Ensaios

5,00EUR • M/12 

bilhetes

Criação e Interpretação Gilberto Oliveira e Margarida Fernandes
Espaço Cénico e Figurinos Inês Mariana Moitas
Sonoplastia Pedro Lima
Luz Romeu Guimarães
Apoio artístico Inês Lua, Rodrigo Malvar, Rui Gomes
Circulação Internacional Hugo Cruz (Nómada_Art & Public Space)
Duração aprox. 50 mins
O poder assume muitas formas e tem de ser manipulado com extremo cuidado, caso contrário a sua toxicidade é letal. 
Ele está nas entranhas da sociedade e sustenta as suas mais variadas estruturas. Desde sempre o binómio "poder e homem" lutam pelo domínio um do outro. “Fugu” experimenta esta relação através da linguagem do palhaço contemporâneo, procurando fazer emergir poeticamente os dilemas de sempre da humanidade. Dois palhaços mergulham numa vida de poder aristocrata, usando as convenções que o fazem perdurar e legitimar. Irão degustar o poder como iguaria descobrindo o prazer desta delicatessen. — Gilberto Oliveira & Margarida Fernandes

Gilberto Oliveira formou-se em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e das Artes do Espe- táculo. Em 2006 é intérprete no espetáculo “Casa de Banho”, uma criação da Erva Daninha com encena- ção de Denis Bernard. Trabalha como palhaço desde 2008 na Operação Nariz Vermelho onde tem opor- tunidade de fazer formação com mestres de renome mundial. É cofundador da Companhia Musgo onde, desde 2011, integra o elenco como intérprete e cocriador, investigando sobre criação de texto através de improvi- sação e técnicas de comédia.

Margarida Fernandes formou-se na vertente de Interpretação na Academia Contemporânea do Espetá- culo. Também esteve em cena com “Casa-de-Banho”, uma criação da Erva Daninha com encenação de Denis Bernard. Faz parte da equipe de artistas da Operação Nariz Vermelho, onde trabalha como doutora palhaça em contexto hospitalar. Paralelamente colaborou como atriz com várias companhias, entre as quais As Boas Raparigas, Escola da Noite, Terra na Boca, Acaro entre outras. Foi atriz residente do Serviço Educativo do Museu do Carro Eléctrico do Porto e co- criadora e intérprete das comédias “Eu Quero Viver” e “Sem Papas na Espinha”.
GILBERTO OLIVEIRA & MARGARIDA FERNANDES -

calendário