MARTIM PEDROSO - © Alípio Padilha

© Alípio Padilha

2017

Fevereiro

Sex 24 Fev & Sáb 25 Fev / 19h00

CAMPO ALEGRE Auditório

7,50 eur • M/16 

MARTIM PEDROSO


Filhos das Mães
Coprodução

Teatro
MARTIM PEDROSO - © Alípio Padilha

© Alípio Padilha

Os mortais que não sabem o que é ter filhos são mais felizes do que aqueles que são pais. Pois não sabemos se os filhos trazem alegria ou amargura e a sua ausência poupa aos mortais muitas penas. Mas vejo que aqueles que têm no seu lar uma doce floração de filhos gastam em cuidados o tempo todo da sua vida. Primeiro têm de os educar com dignidade e têm de lhes deixar alguma coisa para seu sustento. E têm em sua frente o desconhecido: pois não sabem se se sacrificam por naturezas boas ou medíocres.

in Medeia by Euripides
“Filhos das Mães” é o espetáculo subsequente de “Consegues ver os teus pés?”, uma ideia original de Flávia Gusmão para seis atrizes grávidas, que estreou no Teatro Taborda em Maio de 2014 sob a direção de Martim Pedroso e produção da Nova Companhia. Se o primeiro espetáculo era uma divagação poético-dramática sobre como o estado gestacional influi direta e indiretamente na representação de seis atrizes grávidas, o espetáculo que se segue aborda, agora com os filhos todos nascidos, um monumento poético e político à filiação e responsabilidade. Como é que as mesmas atrizes se posicionam no teatro após a experiência de serem mães? O que é que os filhos acrescentam a estas mães? E o que é que este espetáculo acrescenta ao próprio teatro?

Martim Pedroso nasce em Lisboa, em abril de 1979. Tem o bacharelato em Formação de Atores e a Licenciatura em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Entre 2001 e 2006 colaborou como ator e cocriador em diversas companhias nacionais e internacionais. Iniciou a suaatividade como encenador em 2005 da qual se destacam os seguintes trabalhos: “Seres Humanos” (2006); “Dream Play”, um tríptico (2008 e 2009); “Purgatório” (2009); “A Philosophia do Gabiru” (2011); “O Grande Salão”(2012); e “Lúcia Afogada” (2015), entre outros. Em 2013 funda a estrutura de produção Nova Companhia com o produtor Bruno Reis. Atualmente é professor assistente nos mestrados de Encenação I e Encenação II da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

⁄ ⁄ ⁄
PARALELO
Programa de Aproximação às Artes Performativas

CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO COM SUSANA PEREIRA • SEX 24 FEV
Psicóloga Clínica

WORKSHOP PARA MÃES, PAIS E FILHOS • SÁB 25 FEV / DAS 11H00 ÀS 12H30



Encenação Martim Pedroso
Apoio à dramaturgia Flávia Gusmão
Interpretação e cocriação Flávia Gusmão, Joana Seixas, Katrin Kaasa, Rita Calçada Bastos e Vera Kolodzig
Assistência de encenação e figurinos João Telmo
Direção Técnica e desenho de Luz Paulo Santos
Desenho de som e música original Rui Rebelo
Músico convidado Chullage
Espaço cénico João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira
Vídeo Luísa Homem
Fotografia Alípio Padilha
Assistência de ensaios Sofia Correia e Statt Miller
Produção Nova Companhia
Coprodução Teatro Municipal do Porto, S. Luiz Teatro Municipal
Duração aprox. 1h40