QUINTAS DE LEITURA


DEIXAR A DANÇA SER NATURALMENTE CARNE

QUINTAS DE LEITURA

Abril

Qui 28 ABR / 22h00

CAMPO ALEGREAuditório

Literatura
7,50 eur • M/12  
A sessão contará com a presença do filósofo e ensaísta José Gil, considerado pelo semanário francês “Le Nouvel Observateur” um dos 25 grandes pensadores do mundo. Escreveu, entre muitos outros, o livro “Movimento Total: O Corpo e a Dança”. Claudia Galhós, que atualmente escreve sobre artes performativas para o semanário “Expresso”, irá moderar a conversa entre os dois escritores (José Gil e Gonçalo M. Tavares). Um roteiro poético, baseado no universo do movimento, da dança e do corpo, com textos de poetas emblemáticos (Herberto Helder, Sophia de Mello Breyner Andresen, Natália Correia, Alexandre O'Neill, Ruy Belo, Carlos Drummond de Andrade, Adília Lopes, entre outros). As leituras ficarão a cargo de Clara Andermatt e de Mariana Magalhães que dialogará, num dos poemas, com a bailarina Joana von Mayer Trindade. A performer Sónia Baptista fará uma apresentação a solo. Uma reflexão sobre a relação, amorosa, entre corpo e poética. Por fim, a coreógrafa Tânia Carvalho surpreende-nos, ao piano, com as suas canções, uma das quais com letra de Valter Hugo Mãe. A imagem da sessão será assinada por José Caldeira, numa seleção de momentos mágicos de dança que transformaram os palcos do Teatro Municipal do Porto. 
Um verso de Gonçalo M. Tavares, um dos escritores convidados para estasessão, inspira uma “Quinta de Leitura” inteiramente dedicada à dança.  

Abril

Qui 28 ABR / 22h00

CAMPO ALEGREAuditório

Literatura
7,50 eur • M/12  
Gonçalo M. Tavares, José Gil, Cláudia Galhós, Clara Andermatt, Mariana Magalhães, Joana Von Mayer Trindade, Sónia Baptista, Tânia Carvalho, José Caldeira