ROMEO CASTELLUCCI (IT)


Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (Sul Concetto di Volto Nel Figlio Di Dio)

ROMEO CASTELLUCCI (IT)

Maio

Qui 12 MAI ⁄ 21h30

RIVOLIGrande Auditório

Teatro
10,00 eur • M⁄16
 ⁄
Duração aprox. 1h
Tudo começou com isto: queria conhecer Jesus na Sua mais extrema ausência. Não há um rosto de Jesus, apesar de olhar para várias pinturas e estátuas. Sei de mais de mil pintores do passado que gastaram metade do seu tempo a tentar reproduzir o inefável, quase invisível, o impossível. E agora? Agora não há nenhum Ele. O que me move é a vontade: unir a vontade e o rosto de Jesus. Eu quero estar diante da face Dele, embora o que me impressiona, sobretudo, é a primeira parte da frase: eu quero.” – Romeo Castellucci
Esta é uma performance com algumas das ideias fundamentais do teatro de Romeo Castellucci. Centra-se na religião, não como uma manifestação mística ou teológica, mas como parte desse conjunto de imagens primárias. Um vocabulário de símbolos difusos e vários sinais, que podem formar a base para múltiplos, contraditórios e até mesmo constrangedores relacionamentos que são lançados para o espectador, que se torna o reagente deste universo. 

Romeo Castellucci nasceu em Cesena, em 1960. Tem formação em cenografia e pintura pela Academia de Belas Artes de Bolonha. Desde os anos 80 que trabalha como encenador. Com Claudia Castellucci e Chiara Guigi, fundou a Socìetas Raffaello Sanzio em 1981. Desde o início da década de 80 que começou a combinar os interesses pelo teatro com a pintura, organizando algumas exposições. Desde então que criou e produziu vários trabalhos como autor, encenador e cenógrafo, assinando ainda o desenho de luz, de som e figurinos. É mais conhecido em Itália e nos países mais próximos como um encenador que visa a percepção “total” e a compreensão “cinestésica” do público. Escreveu ainda vários ensaios teóricos sobre teatro baseados na sua própria experiencia enquanto autor e artista.

QUI 12 MAI 
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO 
COM HELENA TEIXEIRA DA SILVA
Jornalista do Jornal de Notícias
A partir da representação da imagem de uma face de Jesus, esta é uma reflexão sobre a sociedade contemporânea, sob a influência de uma religião que criou uma face para um ser cuja identidade é, por muitos, desconhecida.

Maio

Qui 12 MAI ⁄ 21h30

RIVOLIGrande Auditório

Teatro
10,00 eur • M⁄16
 ⁄
Duração aprox. 1h
Conceção e direção Romeo Castellucci
Música Scott Gibbons
Interpretação Gianni Plazzi, Sergio Scarlatella, Dario Boldrini, Vito Matera, Silvano Voltolina
Assistente de Direção Giacomo Strada
Realização Istvan Zimmermann, Giovanna Amoroso
Preparação das Crianças Silvano Voltolina
Som Matteo Braglia
Luz Luciano Trebbi
Adereços Vito Matera
Produção Gilda Biasini, Benedetta Briglia, Valentina Bertolino
Produção Executiva Societas Raffaello Sanzio
Coprodução Theater der Welt 2010, deSingel international arts campus / Antwerp, Théâtre National de Bretagne / Rennes, The National Theatre / Oslo Norway, Barbican London and SPILL Festival of Performance, Chekhov International Theatre Festival / Moscow, Holland Festival / Amsterdam, Athens Festival, GREC 2011 Festival de Barcelona, Festival d’Avignon, International Theatre Festival DIALOG Wroclav / Poland, BITEF (Belgrade International Theatre Festival), Foreign Affairs I Berliner Festspiele 2011, Théâtre de la Ville–Paris, Romaeuropa Festival, Theatre festival SPIELART München (Spielmotor München e.V.), Le-Maillon, Théâtre de Strasbourg / Scène Européenne, TAP Théâtre Auditorium de Poitiers- Scène Nationale, Peak Performances @ Montclair State-USA