TEATRO DO VESTIDO


Filhos do Retorno

Estreia ⁄ Coprodução

TEATRO DO VESTIDO

© TUNA

Junho

SEX 9 & SÁB 10 JUN / 21H30

CAMPO ALEGREPalco do Auditório

Teatro
7,50EUR • M/12
Como é que estas gerações que não viveram diretamente esses acontecimentos se relacionam com as memórias dos pais? A nostalgia passa de pais para filhos, ou as memórias são guardadas em baús sem chave, que ninguém quer abrir? Como é a relação da geração dos filhos com o processo de descolonização e com o 25 de Abril? E qual a ideia de África que ficou nestas famílias? Estas são algumas das perguntas de partida de um projeto que se constrói a partir de testemunhos de umageração que viveu os acontecimentos através das memórias da família. 

Joana Craveiro é diretora artística do coletivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001, e no qual dirigiu mais de 30 projetos até ao momento, tendo escrito a maioria deles e participado igualmente como atriz e cocriadora. Tem o curso de formação de atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (1997), é licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH (2003), e tem o Mestrado em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004). Terminou, recentemente, um doutoramento nodepartamento de Teatro e Estudos da Performance da Roehampton University, em Londres, sobre formas de transmissão da memória do Estado Novo, 25 de Abril e PREC. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afectivas das cidades são algumas das questões a partir das quais Joana Craveiro e o Teatro do Vestido têm trabalhado ao longo dos últimos 15 anos.


///
CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO COM JORGE LOURAÇO FIGUEIRA • SÁB 10 JUN
Dramaturgo, Professor e Crítico de Teatro


Um projeto do Teatro do Vestido a partir das pós-memórias daqueles cujos pais ou familiares próximos viveram em África no período colonial português, anterior ao 25 de Abril de 1974. 

Junho

SEX 9 & SÁB 10 JUN / 21H30

CAMPO ALEGREPalco do Auditório

Teatro
7,50EUR • M/12
Texto, direção, cocriação Joana Craveiro
Cocriação e interpretação Cláudia Andrade, Daniel Moutinho, Lavínia Moreira, Marina Albuquerque e Rafael Rodrigues
Assistência e Colaboração Criativa Rosinda Costa e Tânia Guerreiro
Iluminação João Cachulo
Produção Cláudia Teixeira
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Viriato
Apoio Citemor - Festival de Montemor-o-Velho e Largo Residências
Duração aprox. 2h30