Saltar para conteudo

Sinopse

Teatro Experimental do Porto

O grande tratado da encenação
No âmbito da Trilogia da juventude

Novembro

2018

Qua
7
Qui
8
Sáb
17

Sinopse

Em 1962, António Pedro escreve “Pequeno Tratado da Encenação”, uma obra que terá um significativo impacto no teatro português do seu tempo, em particular entre o teatro de amadores e entre a geração estará na charneira da formação do teatro independente em Portugal, na medida em que descobrem ali um manual para a construção de um teatro de exigência artística. António Pedro introduz em Portugal uma discussão estruturante para a aventura do teatro de arte europeu: a defesa da encenação como um discurso organizador do espetáculo e como um dispositivo revelador de uma visão única e autoral.
A partir da obra de António Pedro, o TEP construiu uma situação dramática onde três jovens projetam a invenção de um país que ainda não existe. Discutem a utopia de um país novo, como se de um novo espetáculo de teatro se tratasse. Lá fora pressente-se que o mundo se transforma. Cá dentro, aproveitando a energia dos melhores anos da juventude, projeta-se, lê-se, discute-se, argumenta-se sobre qual a melhor maneira de construir um país novo (ou somente um novo espetáculo). Para quando as portas se abrirem todos poderem estar preparados.

O Teatro Experimental do Porto (TEP) é a mais antiga companhia teatral portuguesa e percursora do teatro moderno, tendo estreado o primeiro espetáculo em 1953, sob a direção artística de António Pedro. Em 2012, a direção artística foi assumida por Gonçalo Amorim, encenador residente desde 2010. 

© Francisco Teixeira

Info sobre horário e bilhetes

Qua

7.11

Qui

8.11

Sáb

17.11

Campo AlegrePalco do Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • 7.50€ (p/ espetáculo) • 15.00€ (Bilhete conjunto: O grande tratado da encenação + A tecedeira que lia Zola + Maioria absoluta)
    >12

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Texto e Cocriação Gonçalo Amorim e Rui Pina Coelho
    Encenação e Cocriação Gonçalo Amorim
    Cenografia e Figurinos e Cocriação Catarina Barros
    Assistente de cenografia e figurinos Susana Paixão
    Desenho de Luz e Cocriação Francisco Tavares Teles
    Assistente de Desenho de Luz Renato Marinho
    Música e Cocriação Pedro João
    Interpretação e Cocriação Catarina Gomes, Pedro Galiza, Sara Barros Leitão
    Coprodução Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery
    Duração aprox.: 1h00 

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close