Jérôme Bel

The show must go on

Jérôme Bel

© Mussacchio Laniello

Junho

319.30hQui
419.30hSex

RIVOLIGrande Auditório

Dança
França
Remontagem com elenco local
Preço 12€
Duração 1.30h 
Classificação etária >6
20 intérpretes, 19 canções e um DJ. Ao usar um mecanismo simples de ação/reação entre os golpes e os corpos em movimento, Jérôme Bel elaborou uma peça que junta afeto e conceito, subconsciente coletivo e demonstração de singularidade. The show must go on é originalmente uma canção dos Queen e também o nome de um dos trabalhos mais prolíficos do coreógrafo Jérôme Bel. A simplicidade dos seus efeitos confere-lhe o valor de um manifesto concetual. A peça, no entanto, com a sua camada dupla de referências, que quase oculta o seu sentido, é também uma declaração: “o espetáculo tem de continuar”. Torna-se numa afirmação da persistência dos corpos em movimento e da dança. O espetáculo é feito de canções, corpos e declarações. Assemelha-se a uma espécie de karaoke coreográfico em que os intérpretes fazem exatamente o que lhes é dito nas letras das canções, alterando dessa forma a relação entre o que vemos e o que ouvimos, o que esperamos e o que recebemos, o que sentimos e o que percebemos. Desde a sua primeira em apresentação, em 2001, The show must go on nunca parou (de seguir em frente).


JÉRÔME BEL nasceu em 1964. Vive em Paris e trabalha no mundo inteiro. Ao entregar o palco a intérpretes não tradicionais (amadores, pessoas com deficiência física e mental, crianças), demonstra uma preferência pela comunidade de diferenças em relação ao grupo formatado e um desejo de dançar que se sobrepõe à coreografia, aplicando apropriadamente os métodos de um processo de emancipação por via da arte.


COAPRESENTAÇÕES:
Teatro Viriato (Viseu)
MAIO
29 Sáb — 21.00h
+
Culturgest (Lisboa)
JUNHO
16 Qua — 21.00h
17 Qui — 21.00h
18 Sex — 21.00h
19 Sáb — 19.00h

Junho

319.30hQui
419.30hSex

RIVOLIGrande Auditório

Dança
França
Remontagem com elenco local
Preço 12€
Duração 1.30h 
Classificação etária >6
Conceção e direção Jérôme Bel
Com André Araújo, Bárbara Faustino, Carlos Deusodeu, Celise Manuel, Diego Bragà, Dori Nigro, João dos Santos Martins, Juelce Beija Flor, Karen Sampaio, Marta Jardim, Nelson Gomes, Patrícia Sarmento, Sara Marques, Sara Venâncio, Sérgio Nogueira, Sofia Beça, Teresa Chaves, Thamiris Carvalho, Tó Maia, Zé Bernardino
Assistentes Frédéric Seguette, Olga de Soto
Assistente de encenação local Henrique Neves
Direção técnica Gilles Gentner
Produção Theatre de la Ville, Gasthuis, Centre Chorégraphique National Montpellier Languedoc-Roussillon, Arteleku Gipuzkoako Foru Aldundia, R.B.
Aconselhamento artístico e direção executiva Rebecca Lasselin
Direção de produção Sandro Grando
Coapresentação Culturgest, Teatro Viriato
 

Conteúdo Relacionado