Saltar para conteudo

Sinopse

Encontros

BODIED SPACES #4


Performance e Estudos Culturais

Dezembro

2016

Qua
7

Sinopse

Pensar o performativo precisamente a partir da sua formulação como base do pensamento feminista e pós-feminista, a narratividade e a performatividade das questões do corpo identitário. 

Teresa Fradique (Lisboa, 1971) Antropóloga e investigadora na área da antropologia da arte e da performance. Desenvolve o seu trabalho no cruzamento entre a pesquisa etnográfica e a produção artística nas artes visuais e performativas. Mais recentemente tem realizado trabalho de campo em torno de projectos performativos que recorrem à participação de actores não profissionais ou não actores.

Boris Charmatz é bailarino e coreógrafo. Apresentou, de “Aatt enen tionon”(1996) a “Manger” (2014), um conjunto de trabalhos memoráveis. Embora mantendo uma extensa agenda de espetáculos, colabora regularmente comSaul Williams, Archie Shepp, Médéric Collignon e trabalha ainda como intérprete em trabalhos de Anne Teresa De Keersmaeker e Tino Sehgal.

-----

BODIED SPACES 
Discursos cruzados entre corpo e espaço 
Coordenação Gabriela Vaz-Pinheiro 

Procurar encontrar novas formas de discutir o corpo e a ideia de habitar (de habitus - Pierre Bordieu), cruzando discursos vindos das artes performativas com vozes geradas noutros âmbitos, da arquitetura à filosofia. Abordar o espaço enquanto corpo e o corpo espacializado, o campo visual e o campo cultural, no sentido em que a noção de prática é crucial para o entendimento de ambos. Um conjunto de conversas que se assume como um mini-projeto de investigação em que, ao cruzar e confrontar âmbitos disciplinares diversos, se pretende gerar uma plataforma discursiva crítica, envolvendo o meio académico na procura e geração de novos públicos e no alargamento do âmbito de atuação do Teatro Municipal do Porto.

Info sobre horário e bilhetes

Qua

7.12

16:00

Esmae

Informação adicional

Texto biografia autores

Ficha técnica

  •  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close