Saltar para conteudo

Sinopse

Foco Marlene

TMP ONLINE

Curadoria de Alexandra Balona Com Alexandra Balona, João Francisco Figueira, Victor Stoichita, Ana Cristina Pereira, Nadia Yala Kisukidi, João Sodré, Nuno Miranda

Abertura, Impureza, Intensidade

Olhares em torno da obra de Marlene Monteiro Freitas

Outubro

2020

Sáb
24
Qui
29

Sinopse

Partindo de conceitos-chave que atravessam a obra coreográfica de Marlene Monteiro Freitas, o programa Abertura, Impureza, Intensidade. Olhares em torno da obra de Marlene Monteiro Freitas é composto por um ciclo de cinema que inclui obras de Jean Rouch, Chris Marker, Alain Renais, Ghislain Cloquet, João Sodré e Nuno Miranda, e por um simpósio que se desdobra em dois momentos de indagação: (I) Imagem, Vertigem, Intensidade e (II) Abertura, Deslocamento, Opacidade. No primeiro momento do simpósio, com co-curadoria de Ymago/projeto Imagens Migrantes e apoio DGARTES, convocamos pensadores que se debruçam sobre o mundo “contraditório” das imagens, cujas montagens, conscientes e inconscientes, produzem um determinado objeto artístico sobre-determinado, com intensidades, reminiscências e uma múltipla abertura de sentidos. Com foco na emoção e sobre-determinação na obra de Romeo Castellucci, João Francisco Figueira apresenta uma análise metodológica e empática que concorre para um entendimento da experiência visual da obra de Marlene Monteiro Freitas. Partindo do seu mais recente livro Des corps. Anatomies. Defenses. Fantasmes (2019), Vitor Stoichita analisa o flutuante e incessante desenvolvimento de imagens do corpo, com enfoque no rosto, um lugar por excelência de expressividade e deslocamento na obra da coreógrafa. No segundo momento, o conceito de Abertura serve-nos de mote para expandir uma reflexão decolonial com e através da obra de Marlene Monteiro Freitas. Partindo do filme Les Maîtres Fous (1955), de Jean Rouch, Ana Cristina Pereira explora as ambivalências deste cine-documentário e de outros filmes pós-coloniais relevantes para a obra coreográfica de Marlene. Por último, Nadia Yala Kisukidi parte de conceitos como implosão e opacidade para uma crítica aos modelos hegemónicos, binários e de racialização da modernidade.

© Laurent Paillier

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

24.10

Dom

25.10

Ter

27.10

Qua

28.10

Qui

29.10

Campo Alegre & Rivoli

Informação adicional

  • Preço Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete para cada uma das atividades
    Transmissão online www.teatromunicipaldoporto.pt (a partir de 29 de outubro)
    Informação adicional O programa disponibilizado online contempla apenas os dois momentos de indagação: (I) Imagem, Vertigem, Intensidade e (II) Abertura, Deslocamento, Opacidade; e a conferência de Alexandra Balona integrada no ciclo Olhares da Terra

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Co-curadoria (Imagem, Vertigem, Intesidade)

    Apoio (Imagem, Vertigem, Intesidade)






Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close