Théo Mercier & Steven Michel

Affordable solution for better living

Théo Mercier & Steven Michel

© Erwan Fichou

Double Trouble #02

TMP Online

Março

1921.00hSexFacebook & Youtube TMP (estreia)
20 — 21em contínuoSáb — DomBOL Live Streaming (disponível 48h)

TMP ONLINE

Performance
França
Preço Gratuito (Facebook & Youtube TMP) / 3.50€ (BOL Live Streaming
Duração 1.00h
Classificação etária >12
Transmissão online Facebook & Youtube TMP (estreia 19 de março, 21.00h) + BOL Live Streaming (disponível 48h, 20 e 21 de março)
Em Affordable solution for better living, o artista visual Théo Mercier e o coreógrafo Steven Michel quebram os tabus de uma sociedade sobrecarregada com vida saudável, colocando uma Kallax – um totem muito peculiar – no centro de um espaço imaculado. A estante emblemática da companhia gigantesca Ikea – menos famosa do que a Billy mas maior e mais refinada – simboliza a “beleza para todos”. Ao transpor um sistema comercial para uma peça coreográfica, Affordable solution for better living procura questionar o corpo tornado mercadoria, o estilo de vida prescrito e a ilusão de liberdade promovida pelas grandes potências industriais. Como é que o mundo empresarial encena o corpo do consumidor? Será o lar o único espaço insubmisso ou, na verdade, a enésima encarnação encenada por uma grande marca? Em três atos, Affordable Solution for Better Living desmascara o modelo e apresenta as convicções e dúvidas de um homem polido e quase perfeito. Um centauro, meio homem meio mobília, constrói o seu próprio interior personalizado, único mas igual a todos os outros, de forma absurda. De forma gradual, homem e espaço fundem-se lindamente; o mundo tranquilo, harmonioso e arrepiante estala e verga, revelando o seu lado negro bem como a sua humanidade. As pessoas não têm tendência para se autodestruírem a partir de dentro ao se esforçarem excessivamente para cuidar do seu interior?


STEVEN MICHEL estudou mímica, percussão e dança antes de se mudar para Bruxelas, em 2006, para estudar na escola de dança P.A.R.T.S., dirigida por Anne Teresa De Keersmaeker. Trabalhou como performer com coreógrafos e encenadores como David Zambrano, Falk Richter, Lukas Dhont, Daniel Linehan e Maud Le Pladec, bem como com artistas visuais como Théo Mercier e Sarah & Charles. Desde 2012 que colabora com o coreógrafo belga Jan Martens e criou o seu solo They Might Be Giants, em 2016. A sua abordagem artística combina as ligações entre ciência e ficção, a miniatura e o monumental, harmonia e caos, o olho e o ouvido, o analógico e o digital.

THÉO MERCIER é artista visual e encenador e vive entre França e México. Conduz uma reflexão situada entre a antropologia, etnografia, geopolítica e turismo. Residente na Villa Medici em Roma, escreveu o seu primeiro espetáculo Du futur faire table rase, apresentado em Nanterre-Amandiers, em 2014. Nesse mesmo ano, Théo Mercier foi indicado para o Prémio Marcel Duchamp. O seu trabalho já foi apresentado, entre outros, no Palais de Tokyo, na Bienal de Moscou, no Centre Pompidou, no Hamburger Bahnhof e no MACVAL. O seu trabalho La Fille du collneur foi apresentado em Nanterre-Amandiers em 2017, bem como Affordable solution for better living, criada com Steven Michel em 2018, pelo qual receberam o Leão de Prata na Bienal de Veneza 2019.

Double Trouble #02

TMP Online

Março

1921.00hSexFacebook & Youtube TMP (estreia)
20 — 21em contínuoSáb — DomBOL Live Streaming (disponível 48h)

TMP ONLINE

Performance
França
Preço Gratuito (Facebook & Youtube TMP) / 3.50€ (BOL Live Streaming
Duração 1.00h
Classificação etária >12
Transmissão online Facebook & Youtube TMP (estreia 19 de março, 21.00h) + BOL Live Streaming (disponível 48h, 20 e 21 de março)
Com Steven Michel
Cenário Théo Mercier, Steven Michel
Texto Jonathan Drillet
Som Pierre Desprats
Luz Eric Soyer
Figurinos Dorota Kleszcz
Direção de cena François Boulet
Produção executiva Alma Office, Centre dramatique national, APAP – Performing Europe 2020 com o apoio de Culture Programme of the European Union
Difusão em colaboração com ART HAPPENS
Em colaboração com workspacebrussels/ life long Burning com o apoio de Culture Programme of the European Union
Agradecimentos Actoral – Festival international des arts et des écritures contemporaines & Montévidéo, Créations Contemporaines – Atelier de Fabrique Artistique, La ménagerie de verre, CAMPO, Ghent
Coprodução Bonlieu Scène nationale Annecy