Outubro2018

Ter23

François Chaignaud e Nino Laisné em concerto-recital no Palácio da Bolsa

François Chaignaud e Nino Laisné em concerto-recital no Palácio da Bolsa
"Romances inciertos – un autre Orlando” é, ao mesmo tempo, um concerto e um recital, construído em três atos, numa reminiscência da chamada ópera-ballet.

Orlando — uma variação do nome Rolando — é uma figura mítica que aparece em contos dos tempos medievais. Surge em obras como “Song of Roland” (a mais antiga obra literária francesa, que remonta ao século XI), assim como o seu alter ego lírico “Orlando Furioso” (poema italiano do século XVI), evocando diferentes eras e geografias no centro da memória coletiva da Europa.

Neste trabalho, Orlando refere-se à personagem descrita por Virginia Wolf (1882-1941) em "Orlando: A Biography” (1928), que surge no início do romance na forma de um jovem inglês de 30 anos em busca do poema perfeito. Depois de décadas num sono profundo, Orlando acorda, reincarnado numa mulher, adotando diferentes identidades em diferentes ambientes e épocas, ao longo de mais de 300 anos.

Através de três metamorfoses, e evolução dos contextos históricos e geográficos nos quais este “outro” Orlando surge, este trabalho parece questionar o conceito contemporâneo de género e identidade. Neste espetáculo aparecem, sucessivamente, a Donzela Guerreira, que nos guia, num contexto medieval, atrás do rasto de uma jovem que se alista no exército sob a imagem de um homem; o São Miguel, de García Lorca, arcanjo voluptuoso e objeto de devoção, tão engalanado como dolente, levado em procissão durante a Semana Santa; e Tarara, cigana andaluza que, devido a um desgosto de amor, oscila entre o misticismo e a sedução, escondendo uma secreta androginia.

Este espetáculo deambula entre diversas histórias e estilos coreográficos: dança contemporânea, cabaret, danças das cortes e danças espanholas — acompanhado ao vivo, por um quarteto de música antiga.

“Romances inciertos — Un autre Orlando” é uma viagem pelo tempo, guiada por músicos de Nino Laisné, com coreografia e interpretação de François Chaignaud, e é apresentado na sexta-feira, dia 26, às 21h00, e no sábado, dia 27, às 19h00, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, reforçando a parceria do Teatro Municipal do Porto com a Associação Comercial do Porto.
 

Nos dias 26 e 27 de outubro, sexta-feira e sábado, o coreógrafo e bailarino, François Chaignaud, e o artista visual, Nino Laisné, apresentam em estreia nacional o espetáculo “Romances inciertos — un autre Orlando”, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa