Novembro2018

Seg12

HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum no Subpalco do Teatro Rivoli

HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum no Subpalco do Teatro Rivoli
Fundado em 2009 por Jonathan Uliel Saldanha, os HHY & The Macumbas são um coletivo tido como um laboratório para o desenvolvimento de uma linguagem sincrética que parte de músicas periféricas, absorvendo estruturas marginais e expandindo as normativas de formato.
O seu núcleo duro é composto por Jonathan Saldanha, João Pais Filipe, Brendan Hemsworth, Filipe Silva e Frankão na percussão, e André Rocha, Álvaro Almeida nos metais.

O álbum de estreia, “Throat Permission Cut” (Silo Rumor, 2014), que se encontra atualmente esgotado, foi descrito como “ecstatic-free-dub”. Editado pela inglesa House of Mythology, casa de David Tibet, Zu e Ulver, “Beheaded Totem” é o novo disco do grupo, em que o ensemble continua a desenvolver a sua linguagem singular onde repetição, percussão, eletrónica e sopros interagem dentro de um cosmos onde Sun Ra e Xenakis coabitam com as linguagens do techno e do dub.

Em “Beheaded Totem”, as boas maneiras não imperam no que toca a vibrar com o corpo. Os ritmos febris contagiados pela secção de metais entram de rompante em “Wilderness Of Glass”, o movimento circular e não repetitivo das peças, gera quase que uma simbiose improvisada entre o rock e a dança.

Não sabendo o que fazer dança-se, porque afinal estamos a falar de uma celebração, de mais um concerto Understage, que segundo André Mendes, programador da Amplificasom, será um dos momentos "mais especiais" deste ciclo
HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum: “Beheaded Totem” esta sexta-feira, dia 16 de novembro, às 23h00, no Subpalco do Teatro Rivoli.



Fotografia © Mariana Vasconcelos


Num concerto do ciclo Understage, desta vez em coprodução com a Amplificasom, HHY & The Macumbas apresentam o novo álbum: “Beheaded Totem”, dia 16 de novembro, às 23h00 no Subpalco do Teatro Rivoli.