Cadernos do Rivoli

15 Abril 2020

Cadernos do Rivoli

TMP mergulha nas memórias do Rivoli e disponibiliza últimas edições desta série

O Teatro Municipal do Porto - Rivoli . Campo Alegre (TMP) aproveita este tempo de reflexão e confinamento, para redescobrir as publicações do Teatro Rivoli e mergulhar nas memórias deste teatro. Assim, nas próximas semanas iremos disponibilizar para leitura, em versão digital, as últimas edições dos Cadernos do Rivoli — desde que o Rivoli reabriu em 2014, integrado no projeto TMP.

Começamos com o “5.º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli”, um projeto de Nuno Coelho publicado em 2017, no âmbito do 85º Aniversário do Rivoli. Neste caderno, o designer, professor e investigador trabalhou o arquivo do Rivoli e procurou retirar do silêncio os vestígios físicos que, geralmente, são invisíveis para o público. Disponível para consulta aqui.

De seguida, olhamos para o 6º Caderno do Rivoli, lançado em janeiro de 2018, no âmbito do 86º Aniversário do Teatro Rivoli. Com coordenação editorial de Gabriela Vaz-Pinheiro e publicação da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), “Bodied Spaces – discursos cruzados entre corpo e espaço” coloca em diálogo os artistas que marcaram a programação do TMP e do DDD - Festival Dias da Dança em 2016 — Ana Rita Teodoro, João Fiadeiro, José Capela, Jorge Andrade e Boris Charmatz — com convidados de outros universos disciplinares — Barbara Holub (investigadora e urbanista), Ana Mira (investigadora, performer e escritora de dança e filosofia), João Mendes Ribeiro (arquiteto) e Teresa Fradique (antropóloga e investigadora), gerando novas formas de discutir o corpo e a ideia de habitar.
Uma edição que resultou de um ciclo de conversas do TMP com o mesmo título, desenvolvido durante esse ano, na FBAUP, FAUP, ESE e ESMAE. Disponível no site da INCM aqui.

Depois de mergulharmos nos Cadernos do Rivoli de 2017 e 2018, disponibilizamos a última publicação desta série: “100% Porto”. Publicado em 2019, no âmbito do 87º Aniversário do Teatro Rivoli, “100% Porto” olha para as estatísticas municipais, dá caras aos números para ajudar a pensar as dinâmicas da cidade, traçando um mapa cartográfico vivo do Porto.
Uma edição que resulta das apresentações da peça “100% Porto”, do coletivo germano-suíço Rimini Protokoll, que convocou 100 habitantes do Porto para o palco do Rivoli, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2019. Disponível aqui.


 
 
 
 
 
Quintas de Leitura Online: No dia 21 de maio, a poesia ensina a resistir

13 Maio 2020

Quintas de Leitura Online: No dia 21 de maio, a poesia ensina a resistir

A sessão Sem dias de solidão é transmitida no Facebook do TMP

“Nós reduziremos a arte à sua expressão mais simples, que é o amor” (André Breton)
Entrevista

3 Abril 2020

Entrevista

Martin Zimmermann

Coreógrafo, encenador, cenógrafo e ator físico