Dia Mundial da Dança: comemorar online com Marco da Silva Ferreira

28 Abril 2020

Dia Mundial da Dança: comemorar online com Marco da Silva Ferreira

Esta quarta-feira, 29 de abril, Brother é transmitido no Facebook do TMP

Comemorar a Dança (a nível mundial) em período de confinamento: como lembrar e celebrar esta data sem a possibilidade da presença conjunta e da empatia, na ausência de um palco que abraça toda essa dimensão? Como celebrar uma arte que nos abre portas ao horizonte, mas agora a partir da nossa casa? E, perante isto, será que pode a liberdade de movimentos passar para um palco digital — que é, hoje, o local onde a “vida acontece”?

Com estas questões presentes, e por ocasião do Dia Mundial da Dança, o Teatro Municipal do Porto marca a data com a transmissão do espetáculo “Brother”, de Marco da Silva Ferreira, no dia 29 de abril, às 21h00, na página de Facebook do TMP.
Uma oportunidade para ver (ou rever) o espetáculo de um dos recentes artistas associados do Teatro Municipal do Porto (nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019), cuja estreia decorreu em janeiro de 2017, no âmbito do 85º Aniversário do Teatro Rivoli, no Porto, e posteriormente reposto na terceira edição do DDD – Festival Dias da Dança, em abril de 2018, no Auditório Municipal de Gaia.
Um encontro com o universo construído pelo bailarino e coreógrafo, através dos movimentos que fazem da sua performance um momento de celebração artística, cultural e coletiva.

INFORMAÇÕES
1.00h • >16

Direção artística e coreografia: Marco da Silva Ferreira
Assistência: Mara Andrade
Performers: Anaísa Lopes, André Cabral, Cristina Planas Leitão, Filipe Caldeira, Marco da Silva Ferreira, Max Makowski, Vítor Fontes
Desenho de luz e direção técnica: Wilma Moutinho
Música (live act): Rui Lima and Sérgio Martins
Produção executiva: Joana Costa Santos
Produção: Pensamento Avulso, associação de artes performativas
Coprodução: São Luiz Teatro Municipal (PT); Teatro Municipal do Porto (PT); Centre Chorégraphique National de Rillieux-la-Pape / Direction Yuval Pick (FR)
Residências artísticas: Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo, Quinta do Rio
Apoio: República Portuguesa - Cultura I DGArtes – Direção-Geral das Artes e aerowaves – dance across europeu
Agradecimentos: Maison de la Danse ⁄ Biennale de la Danse
Vídeo: Maison de la Danse ⁄ Biennale de la Danse (Lyon, França)