Abertura, Impureza, Intensidade

Olhares através da obra de Marlene Monteiro Freitas

Abertura, Impureza, Intensidade

© Laurent Paillier

Foco Marlene

21 — 30vários horáriosQua — Sex

RIVOLI & CAMPO ALEGRE

Pensamento ⁄ Cinema
Curadoria de Alexandra Balona
As entradas para o Simpósio, para as sessões de cinema e para as restantes iniciativas paralelas são gratuitas, mediante a apresentação de um bilhete para um dos espectáculos deste Foco.
Partindo de conceitos-chave que atravessam a obra coreográfica de Marlene Monteiro Freitas, o programa ABERTURA, IMPUREZA, INTENSIDADE. Olhares através da obra de Marlene Monteiro Freitas é composto por um ciclo de cinema que inclui obras de Jean Rouch, Chris Marker, Alain Renais, Ghislain Cloquet, João Sodré e Nuno Miranda, e por um simpósio que se desdobra em dois momentos de indagação: (I) IMAGEM, CORPO, INTENSIDADE e (II) ABERTURA, DESLOCAMENTO, OPACIDADE.
No primeiro momento do simpósio, com co-curadoria de Ymago e apoio DGARTES, convocamos pensadores que se debruçam sobre o mundo “contraditório” das imagens, cujas montagens, conscientes e inconscientes, produzem um determinado objeto artístico sobre-determinado, com intensidades, reminiscências e uma múltipla abertura de sentidos.
Com foco na emoção e sobre-determinação na obra de Romeo Castellucci, João Francisco Figueira apresenta uma análise metodológica e empática que concorre para um entendimento da experiência visual da obra de Marlene Monteiro Freitas.
Partindo do seu mais recente livro Des corps. Anatomies. Defenses. Fantasmes (2019), Vitor Stoichita analisa o flutuante e incessante desenvolvimento de imagens do corpo, com enfoque no rosto, um lugar por excelência de expressividade e deslocamento na obra da coreógrafa.
No segundo momento, o conceito de Abertura serve-nos de mote para expandir uma reflexão decolonial com e através da obra de Marlene Monteiro Freitas.
Partindo do filme Les Maîtres Fous (1955), de Jean Rouch, Ana Cristina Furtado explora as ambivalências deste cine-documentário e de outros filmes pós-coloniais relevantes para a obra coreográfica de Marlene. Com uma relação intrínseca com a performance, Raquel Lima convoca a sua investigação pós-colonial para uma reflexão sobre a obra da coreógrafa.
Por último, Nadia Yala Kisukidi parte de conceitos como implosão e opacidade para uma crítica aos modelos hegemónicos, binários e de racialização da modernidade.

PROGRAMA

24 14.30h — 18.30h Sáb
CAMPO ALEGRE Café Teatro

I. IMAGEM, CORPO, INTENSIDADE
Co-curadoria de YMAGO e apoio DGARTES

14.30h Abertura
15.30h João Francisco Figueira
16.30h Pausa de café
17.00h Victor Stoichita
18.00h Conversa moderada por Alexandra Balona
18.30h Encerramento

25 14.30h — 18.30h Dom
CAMPO ALEGRE Café Teatro

II. ABERTURA, DESLOCAMENTO, OPACIDADE

14.30h Abertura
15.00h Ana Cristina Furtado
16.00h Pausa de café
16.30h Nadja Yala Kisukidi
17.30h Conversa moderada por Alexandra Balona
18.00h Encerramento 

27 18.30h Ter
RIVOLI Pequeno Auditório

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO / OLHARES DA TERRA
ALEXANDRA BALONA
Abertura, Impureza, Intensidade. A politicalidade da obra de Marlene Monteiro Freitas

CICLO DE CINEMA

28 18.30h — 22.00h Qua
RIVOLI Pequeno Auditório

18.30h ALMA TA FINKA (1989)
de João Sodré
Apresentação do filme por João Sodré, realizador
(60’, língua português/crioulo, legendas inglês)

21.00h KMEDEUS. SPIRIT OF A CITY (2020)
de Nuno Miranda
(DCP, 55’, português/crioulo, legendas português, estreia nacional)

22.00h Conversa com NUNO MIRANDA E JOÃO SODRÉ
Moderada por ANA CRISTINA FURTADO

29 18.30h Qui

LES MAÎTRES FOUS (1955)
de Jean Rouch
(16 mm, 36’, francês, legendas português)

LES STATUES MEURRENT AUSSI (1953)
de Alain Resnais, Chris Marker, Ghislain Cloquet
(mono, cor p/b, 35mm, 30’, francês, legendas português)
Apresentação por ALEXANDRA BALONA

30 22.30h Sex
Conversa pós-espetáculo com ALEXANDRA BALONA

Foco Marlene

21 — 30vários horáriosQua — Sex

RIVOLI & CAMPO ALEGRE

Pensamento ⁄ Cinema
Curadoria de Alexandra Balona
As entradas para o Simpósio, para as sessões de cinema e para as restantes iniciativas paralelas são gratuitas, mediante a apresentação de um bilhete para um dos espectáculos deste Foco.