Calixto Neto / VOA
Feijoada
Novembro
2023
Estreia nacional
Sex
10
Sáb
11
Sinopse
Feijoada é um guisado de feijão e carne, uma refeição típica de domingo, um símbolo da hospitalidade brasileira. Rodeado de músicos, bailarinos, intérpretes e um cozinheiro, o coreógrafo Calixto Neto convida o público a conhecer a preparação de uma feijoada em tempo real. Os aromas do processo de preparação misturam-se com danças e canções de samba e com histórias pessoais e políticas. De onde provêm as desigualdades que caracterizam a sociedade brasileira? Que corpos estão sujeitos a violência? E de que outra forma se pode contar a história do prato nacional feijoada? Nesta roda de samba, que é um encontro especial em que se toca música e se dança em círculo, o ritmo e o movimento tornam-se na linguagem comum. A apresentação é seguida de uma degustação partilhada.
partilha
coletivo
histórias
identidades
Info sobre horário e bilhetes
Sex
10.11
19:30
Sáb
11.11
19:30
RivoliPalco do Grande Auditório
Informação adicional
- Preço
9€
-
Duração
2h30
- Classificação etária
A classificar pela CCE
Acessibilidades do espetáculo
Não acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Texto biografia autores
Originário de Recife, Brasil, e a viver em França desde 2013, Calixto Neto formou-se em teatro na Universidade Federal de Pernambuco e, depois, em dança no Grupo Experimental de Dança, no Recife, antes de fazer um mestrado ex.e.r.ce em coreografia no Centro Coreográfico Nacional de Montpellier. Durante os estudos, criou o solo petites explosions e o dueto Pipoca (com Bruno Freire). O seu segundo solo, oh!rage, confere visibilidade a corpos e identidades minoritários, interessando-se por danças “periféricas” à margem dos circuitos institucionais. Membro da companhia de Lia Rodrigues entre 2007 e 2013, Calixto Neto é também intérprete nas criações de Anne Collod, Mette Ingvartsen, Ève Magot (anteriormente Kevin Jean) ou Luiz de Abreu, cuja peça famosa O Samba do Crioulo Doido reencenou, em 2020, no âmbito do Festival Panorama no Centro Nacional da Dança, em Pantin, e com a qual ainda está em digressão. Em maio de 2021, criou Outrar a convite de Lia Rodrigues durante o Kunstenfestivaldesarts em Bruxelas. Em setembro de 2021, estreou Feijoada, uma peça criada no âmbito do retrato de Lia Rodrigues para o Festival de Outono de Paris 2021. Em maio de 2022, lançou o projeto Crazy Evil Nigght, sobre a vida e obra de Julius Eastman, no contexto do Kunstenfestivaldesarts.
Coapresentação com:
Alkantara Festival 2023 (São Luiz Teatro Municipal)
Coapresentação com:
Alkantara Festival 2023 (São Luiz Teatro Municipal)
Ficha técnica
- Coreografia
Calixto Neto
Aconselhamento artístico
Ana Laura Nascimento
Direção musical
Yure Romão
Com
Calixto Neto, Ana Laura Nascimento, Yure Romão, Kaiodê Encarnação, Emile Pereira, Bia Stutz, Lizz Marchi, Junior Travassos, Gio Lourenço, Wura Moraes
Direção técnica e luz
Beatriz Kaysel
Figurinos
Annie Melza Tiburce, Nina Botkay
- Direção de produção e distribuição
Julie Le Gall
Produção de criação
Festival a'Automne à Paris
Produção difusão
VOA
Coprodução
Festival d'Automne à Paris, Passages Transfestival Metz
Versão 2023
Produção
Alkantara
Coprodução
Alkantara, Teatro Municipal do Porto