Palcos Instáveis / Em coprodução com Companhia Instável
Camilla Morello
Urna
Fevereiro
2020
Sex
7
Sinopse
Urna é um solo que reflete sobre a relação entre o ser humano e a sua identidade social, sobre a sobrevalorização da consciência e sobre o corpo como produto objetificado. A inspiração veio do poema do Giulio Morello Multa per inane videbis corpora, título que cita o De rerum natura, convite a tomar consciência do estado do humano: “Imaginemos um indivíduo em movimento / que em cada passo extraia duma urna / a instrução para o passo seguinte: / direita esquerda frente atrás. // Imaginemos que milhões de indivíduos / movem-se da mesma forma, ora: / o que é que nos distingue dos corpúsculos de gás? / Talvez a ilusão de governar o destino?” Como é que se desconstrói o indivíduo informado cultural e socialmente, depois de entrar no loop das suas próprias cegas convicções? Urna é a oportunidade não aproveitada, perdida para sempre num não-tempo longínquo. É a perda de perguntas significativas e a obsessão por respostas tranquilizadoras e efémeras. Urna é o que sobra depois da curiosidade, que se torna opressão, que cede lugar ao cacófonico redundante, que por sua vez cede o lugar ao absurdo, que cede o lugar ao vazio, que cede o lugar a novas possibilidades, que geram outras curiosidades. E assim por diante para sempre. O que sobra é um loop; movimentos, palavras, símbolos esvaziados de significado, repetem-se até ao ridículo para podermos refletir acerca da urgência de reduzir (ou elevar?) o ser humano à besta rendida.
Camilla Morello formou-se como atriz na Scuola Nazionale di Cinema em Roma. Licenciou-se em Antropologia na Universidade La Sapienza de Roma. Em Paris, estudou com Jean-Paul Denizon e na Universidade Paris 8. Em Portugal frequentou os workshops do João Fiadeiro, Francisco Camacho, Vera Mantero, Thomas Hauert, Miguel Pereira, Sergi Fäustino entre outros, e o curso bienal de dança-teatro da Olga Roriz. Trabalhou com Miguel Moreira, Tamara Cubas, Miguel Pereira, Catarina Câmara, Lucía Nacht e Maurícia Neves. Criou "Uma peça dançada - abordagem semi-séria do vazio", “Common Land”, “Urna”. Seu o trabalho fotográfico “Enclosures” e o trabalho de vídeo-arte “Dissonances”. Cocriou “Documenting Questions”, a convite do Festival Cumplicidades.
Camilla Morello formou-se como atriz na Scuola Nazionale di Cinema em Roma. Licenciou-se em Antropologia na Universidade La Sapienza de Roma. Em Paris, estudou com Jean-Paul Denizon e na Universidade Paris 8. Em Portugal frequentou os workshops do João Fiadeiro, Francisco Camacho, Vera Mantero, Thomas Hauert, Miguel Pereira, Sergi Fäustino entre outros, e o curso bienal de dança-teatro da Olga Roriz. Trabalhou com Miguel Moreira, Tamara Cubas, Miguel Pereira, Catarina Câmara, Lucía Nacht e Maurícia Neves. Criou "Uma peça dançada - abordagem semi-séria do vazio", “Common Land”, “Urna”. Seu o trabalho fotográfico “Enclosures” e o trabalho de vídeo-arte “Dissonances”. Cocriou “Documenting Questions”, a convite do Festival Cumplicidades.
Informação adicional
- 7.00€ • 1.10h • >12
Texto biografia autores
Ficha técnica
- Criação e interpretação
Camilla Morello
Assistência à dramaturgia
Sofia Freitas Abreu
Cenografia, adereços e figurino
Camilla Morello
Construção, adereços e cenografia
Franco Bosco, Camilla Morello, Anabela da Costa Moreira
Textos
Camilla Morello
Aconselhamento artístico
Francisco Camacho
Desenho de luz
Feliciano Branco
Sonoplastia
Flávio Rodrigues
Registo vídeo
Fábio Coelho - Apoios e residências
Fundação GDA, Estúdios Victor Córdon, Linha de Fuga, Companhia Instável, Companhia Olga Roriz, Atelier Real, EIRA, Berma, (Re)union
Coprodução
Companhia Instável e Teatro Municipal do Porto
Agradecimentos
Alexandre Valinho Gigas, Catarina Câmara, Mickaël de Oliveira, Paolo Taccardo, Gianmaria Fioriti, Co-dance
Teasers
Captação de imagem, Ana-Maria Basto / Assistência, Sebastião Duarte Almeida
Imagens
Joaquim Leal, José Crúzio, Sinem Tas
Fotografia para divulgação
Camilla Morello, Paolo Taccardo, Patrick Clark
A Companhia Instável é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo programa "Bolsas para a formação GDA"
- Criação e interpretação