Saltar para conteudo

Sinopse

Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo / Metro Gestão Cultural

Trilogia Cadela Força
Capitulo I: A Noiva e o Boa Noite Cinderela

Novembro

2024

Sex
22
Sáb
23

Sinopse

O que acontece quando alguém sobrevive? O primeiro capítulo da trilogia CADELA FORÇA, da encenadora e autora Carolina Bianchi, move-se por camadas de temporalidades. Desde que ficou perturbada com a notícia da violação e da morte de uma artista que apresentava uma performance relacionada com a crença na bondade humana, a encenadora começou a desenvolver um conjunto de histórias que têm em comum narrativas de violação seguidas de feminicídio. Com o seu coletivo, Cara de Cavalo, cria uma viagem para um abismo, um buraco no meio do deserto, um mergulho num copo de bebida de violação: uma descida ao Inferno. — Cara de Cavalo

Este espetáculo contém representações de violência sexual, nudez e feminicídio.

performance

feminicídio

patriarcado

Fotografia de cena a cores. Numa mesa, Carolina Bianchi, vestida de branco, cabelo preto apanhado, baton vermelho, segura um copo com água, gelo e uma palhinha verde. Na mesa, bebidas e um cálice transparente com uma vela verde.

© Christophe Raynaud de Lage

Fotografia de cena a cores. Carolina Bianchi deitada, cabeça para baixo, boca aberta, no capô de um carro. O carro, escuro, tem as luzes acesas e néons verdes. Na matrícula, lê-se: FUCK CATHARSIS.

© Christophe Raynaud de Lage

Fotografia de cena a cores. Carolina Bianchi, em pé, junto a uma mesa, verte o líquido de uma lata num copo. O copo está em cima da mesa entre outros recipientes e uma vela verde acesa. Atrás de si, uma ilustração projetada, nela lê-se o nome do espetácul

© Christophe Raynaud de Lage

Fotografia a cores. Em primeiro plano, intérpretes do espetáculo, com roupas escuras, em diferentes posições. No fundo, a imagem de um pôr do sol.

© Christophe Raynaud de Lage

Info sobre horário e bilhetes

Sex

22.11

Sáb

23.11

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    2h30
  • Classificação etária 
    18+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Legendagem
Luzes estroboscópicas ou intensas
Sons muito altos ou intensos

Texto biografia autores

Carolina Bianchi é uma encenadora, escritora e performer brasileira, radicada em Amesterdão desde 2020. No seu trabalho em teatro, teoria e prática são inseparáveis, e a sua opção de trabalhar com vários elencos e diferentes aspectos da coralidade é recorrente. As suas obras partem de uma perspectiva de crise para lançar confabulações sobre género, violência sexual e história da arte. A sua encenação é uma combinação de diferentes referências da literatura, do cinema e da pintura, repleta de mash-ups musicais e um constante confronto com tudo o que parece ser uma verdade absoluta. É diretora do coletivo CARA DE CAVALO, de São Paulo, com quem criou as peças: Trilogia Cadela Força (2022/25), O Tremor Magnífico (2020) e LOBO. Em 2023, Bianchi estreia a primeira parte da trilogia CADELA FORÇA: A Noiva e a Cinderela da Boa Noite, no âmbito do Festival de Avignon.

Coapresentação com:
AlkantaraCulturgest (Lisboa), Festival d'Automne–La Villette (Paris)

Ficha técnica

  • Conceção, texto, dramaturgia e direção
    Carolina Bianchi

    Tradução dos textos para o inglês e revisão
    Larissa Ballarotti, Luisa Dalgalarrondo, Joana Ferraz, Marina Matheus

    Dramaturgia e parceria em processo contínuo de pesquisa
    Carolina Mendonça

    Elenco
    Alita, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur, Larissa Ballarotti, Marina Matheus, Rafael Limongelli

    Direção técnica, desenho de som e música original
    Miguel Caldas

    Cenografia, arte e design gráfico
    Luisa Callegari

    Desenho de luz
    Jo Rios

    Vídeos e projeções
    Montserrat Fonseca Llach

    Vídeo de karaoke
    Thany Sanches

    Figurinos
    Tomás Decina, Luisa Callegari, Carolina Bianchi

    Assistente de arte e colaboração artística geral
    Tomás Decina

    Colaboração no treinamento do corpo e da voz
    Pat Fudyda, Yantó

    Diálogo sobre teoria e dramaturgia
    Silvia Bottiroli

    Fotos
    Christophe Raynaud de Lage

  • Assistente de produção e direção de cena
    AnaCris Medina

    Direção de produção e gerente de digressão
    Carla Estefan

    Gerenciamento e difusão internacional
    Metro Gestão Cultural

    Uma produção
    Metro Gestão Cultural, Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

    Em coprodução com
    Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdão

    Residência para finalizar a peça e a construção do cenário
    La FabricA du Festival d'Avignon

    Residências
    Teatro Frascati, DAS Theatre, Festival Proximamente/KVS, Festival 21 Voltz/Central Elétrica, Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão, Espaço Desterro

    Com o apoio de
    Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater

    O texto deste espetáculo conta com o cruzamento de alguns autores. Destaca-se a colaboração da atriz Alitta no texto na segunda parte da peça, Nathalie Léger e o seu livro O Vestido Branco, escritos de Saidiya Hartman, o trabalho da antropóloga Rita Laura Segato, a bibliografia de Roberto Bolaño e conversas com o artista Renan Marcondes.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close