Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo / Metro Gestão Cultural
Trilogia Cadela Força
Capitulo I: A Noiva e o Boa Noite Cinderela
Novembro
2024
Sex
22
Sáb
23
Sinopse
O que acontece quando alguém sobrevive? O primeiro capítulo da trilogia CADELA FORÇA, da encenadora e autora Carolina Bianchi, move-se por camadas de temporalidades. Desde que ficou perturbada com a notícia da violação e da morte de uma artista que apresentava uma performance relacionada com a crença na bondade humana, a encenadora começou a desenvolver um conjunto de histórias que têm em comum narrativas de violação seguidas de feminicídio. Com o seu coletivo, Cara de Cavalo, cria uma viagem para um abismo, um buraco no meio do deserto, um mergulho num copo de bebida de violação: uma descida ao Inferno. — Cara de Cavalo
Este espetáculo contém representações de violência sexual, nudez e feminicídio.
Este espetáculo contém representações de violência sexual, nudez e feminicídio.
performance
feminicídio
patriarcado
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
2h30
- Classificação etária
18+
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Legendagem
Luzes estroboscópicas ou intensas
Sons muito altos ou intensos
Texto biografia autores
Carolina Bianchi é uma encenadora, escritora e performer brasileira, radicada em Amesterdão desde 2020. No seu trabalho em teatro, teoria e prática são inseparáveis, e a sua opção de trabalhar com vários elencos e diferentes aspectos da coralidade é recorrente. As suas obras partem de uma perspectiva de crise para lançar confabulações sobre género, violência sexual e história da arte. A sua encenação é uma combinação de diferentes referências da literatura, do cinema e da pintura, repleta de mash-ups musicais e um constante confronto com tudo o que parece ser uma verdade absoluta. É diretora do coletivo CARA DE CAVALO, de São Paulo, com quem criou as peças: Trilogia Cadela Força (2022/25), O Tremor Magnífico (2020) e LOBO. Em 2023, Bianchi estreia a primeira parte da trilogia CADELA FORÇA: A Noiva e a Cinderela da Boa Noite, no âmbito do Festival de Avignon.
Coapresentação com:
Alkantara – Culturgest (Lisboa), Festival d'Automne–La Villette (Paris)
Coapresentação com:
Alkantara – Culturgest (Lisboa), Festival d'Automne–La Villette (Paris)
Ficha técnica
- Conceção, texto, dramaturgia e direção
Carolina Bianchi
Tradução dos textos para o inglês e revisão
Larissa Ballarotti, Luisa Dalgalarrondo, Joana Ferraz, Marina Matheus
Dramaturgia e parceria em processo contínuo de pesquisa
Carolina Mendonça
Elenco
Alita, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur, Larissa Ballarotti, Marina Matheus, Rafael Limongelli
Direção técnica, desenho de som e música original
Miguel Caldas
Cenografia, arte e design gráfico
Luisa Callegari
Desenho de luz
Jo Rios
Vídeos e projeções
Montserrat Fonseca Llach
Vídeo de karaoke
Thany Sanches
Figurinos
Tomás Decina, Luisa Callegari, Carolina Bianchi
Assistente de arte e colaboração artística geral
Tomás Decina
Colaboração no treinamento do corpo e da voz
Pat Fudyda, Yantó
Diálogo sobre teoria e dramaturgia
Silvia Bottiroli
Fotos
Christophe Raynaud de Lage
- Assistente de produção e direção de cena
AnaCris Medina
Direção de produção e gerente de digressão
Carla Estefan
Gerenciamento e difusão internacional
Metro Gestão Cultural
Uma produção
Metro Gestão Cultural, Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo
Em coprodução com
Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdão
Residência para finalizar a peça e a construção do cenário
La FabricA du Festival d'Avignon
Residências
Teatro Frascati, DAS Theatre, Festival Proximamente/KVS, Festival 21 Voltz/Central Elétrica, Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão, Espaço Desterro
Com o apoio de
Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater
O texto deste espetáculo conta com o cruzamento de alguns autores. Destaca-se a colaboração da atriz Alitta no texto na segunda parte da peça, Nathalie Léger e o seu livro O Vestido Branco, escritos de Saidiya Hartman, o trabalho da antropóloga Rita Laura Segato, a bibliografia de Roberto Bolaño e conversas com o artista Renan Marcondes.