DDD 2024 no TMP
Catarina Miranda
ATSUMORI
Abril
2024
Ter
30/4
Qua
1/5
Sinopse
ATSUMORI parte da peça de teatro japonesa noh Atsumori, escrita por Zeami Motokiyo no século XV, para criar um espetáculo ancorado no movimento, na luz e no som, onde se cruzam espectros e memórias, passado e presente, técnicas ancestrais e linguagens futuristas. Catarina Miranda pegou nesta peça para desenvolver a sua própria narrativa em torno de uma dança fantasmagórica apotropaica, abordando as relações com o mal, o desconhecido, o invisível. O quinteto de intérpretes recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, enquanto explora o território através de uma coreografia intersticial e rítmica, num jogo de espectros, sombras e metamorfoses. Há ecos e vestígios do gestuário de danças ancestrais e danças sociais contemporâneas, aqui torcidas e reconfiguradas, como se os corpos e o tempo fossem desdobráveis, desmembráveis, transitáveis. Com Letícia Sckrycky e Joana Mário, é construído um espaço cénico vivo, com um piso e um teto luminosos, amplificados pela composição sonora original de Lechuga Zaphiro. A cenografia desempenha um papel ativo neste jogo de espectros, revelando os corpos que se dissolvem, que se transformam, que procuram emergir e coexistir. — Catarina Miranda
futuros
fantasmagoria
tecnologia
iridescência
espectros
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
1h
- Classificação etária
12+
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto
Luzes estroboscópicas ou intensas
Texto biografia autores
Catarina Miranda desenvolve e apresenta projetos de criação para palco, a partir de discursos ficcionais, através das linguagens dança, voz, cenografia e luz. Tem formação no EXERCE-ICI-CCN, Montpellier, França. É licenciada em artes visuais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, estudou teatro noh, Japão. Do seu percurso destaca os projetos Cabraqimera, POROMECHANICS, Dream is the Dreamer, Mazezam, Boca Muralha e Reiposto Reimorto, apresentados em Lisboa, Porto e Ponta Delgada, Colónia, Bolzano, Liège, Plovdiv, Roma, Quioto, São Vicente e Umeå. É cofundadora do coletivo musical COBRACORAL.
Ficha técnica
- Direção artística, coreografia, figurinos
Catarina Miranda
Cocriação coreográfica
Cacá Otto Reuss, Joãozinho Costa, Lewis Seivright, Maria Antunes, Melanie Ferreira
Interpretação
Cacá Otto Reuss, Hugo Marmelada, Lewis Seivright, Maria Antunes, Melanie Ferreira
Desenho de luz
Letícia Skrycky & Joana Mário
Composição sonora
Lechuga Zafiro
Conceção cenográfica
Catarina Miranda, Joana Mário, João Brojo, Letícia Skrycky, João Ferreira
Apoio à pesquisa dramatúrgica
Carlos Azeredo Mesquita, Ece Canli, Fernando Oliveira, Jonathan Saldanha
Produção executiva
João Brojo
- Produção
Diagonal Animal
Produção e difusão
Materiais Diversos
Coprodução
DDD – Festival Dias da Dança, Centre Pompidou/ Spectacles Vivant, Charleroi Danse - Centre chorégraphique de Wallonie-Bruxelles, Diagonal Animal Associação Cultural, One Dance Week Festival, Teatro Aveirense, São Luiz Teatro Municipal, OOPSA
Apoio às residências
Teatro Municipal do Porto, CRL - Central Elétrica, Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie, Centro Cultural da Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas, Montpellier Danse/Agora, O Espaço do Tempo, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Viriato
Apoio
Shuttle