Saltar para conteudo

Sinopse

TMP ONLINE

Ensemble - Sociedade de Actores com Né Barros

A História do Soldado
de Stravinsky/Ramuz

Outubro

2021

Qua
6
Seg
11

Sinopse

A peça A História do Soldado resulta da colaboração do compositor Igor Stravinsky com o escritor suíço C. F. Ramuz durante o período da Primeira Grande Guerra, em 1918. A história é contada por três atores, um grupo de bailarinos e uma banda de sete músicos. Musicalmente, A  História do Soldado  ocupa um lugar importante na produção de Stravinsky, e na história da música do século XX em geral.
Um soldado de regresso à terra em licença de quinze dias, pára para descansar e toca o seu pequeno violino. É interrompido pelo Diabo, disfarçado de velho, que o convence a dar-lhe o violino em troca de um livro mágico que prevê o futuro. O Diabo convida o soldado a ir para casa com ele por três dias para o ensinar a tocar. Quando o soldado finalmente chega à sua aldeia, encontra a namorada casada com outro e toda a gente que o vê, até mesmo a sua mãe, pensa que ele é um fantasma. Percebe que tinha sido enganado – “não foram três dias, foram três anos” – e fica desesperado. Nem mesmo a vasta fortuna que acumulara o consegue animar. Quando o Diabo, desta vez disfarçado de velha, lhe oferece o violino de volta, ele não consegue extrair qualquer som do instrumento. Desgostoso, deita-o fora, rasga o livro e resolve partir. Até que chega a outro país, onde vive um Rei, que tem uma filha presa numa estranha melancolia. O Rei decretara que qualquer homem que a conseguisse curar poderia tomar a sua mão em casamento. O soldado decide tentar a sua sorte, e dirige-se audaciosamente para o palácio. Aí encontra um concorrente: o Diabo, disfarçado de violinista virtuoso. Mas consegue vencê-lo num jogo de carta e perdendo, propositadamente, toda a sua fortuna ganha de forma desonesta. Então descobre que consegue tocar novamente o violino e, melhor ainda, o som da sua música reanima a Princesa. O Diabo, finalmente na sua figura, tenta intervir, mas é forçado a dançar ao som do violino até cair exausto. O Soldado e a Princesa estão alegremente unidos, mas o Diabo jura vingança.


Fundado em 1996 pelos atores Emília Silvestre e Jorge Pinto, o Ensemble — Sociedade de Atores é um projeto artístico de criação, experimentação e formação. Tem apresentado espetáculos de autores tão diversos como Molière, Shakespeare, Tchekhov ou Ibsen, Brian Friel, Samuel Beckett, Arnold Wesker, Tom Kempinski ou Jean Cocteau e ainda textos originais e levado à cena dramaturgos portugueses como Luísa Costa Gomes, Jacinto Lucas Pires, Mickael de Oliveira e Ricardo Alves, que envolveram dezenas de atores, bailarinos e músicos, encenadores e coreógrafos, designers de luz, som e vídeo, cenógrafos e figurinistas de todo o país.

© Balleteatro/Flávio Rodrigues

Info sobre horário e bilhetes

Qua

6.10

Qui

7.10

Sex

8.10

Sáb

9.10

Dom

10.10

Seg

11.10

17:00

Campo Alegre & Online

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 9€ (Campo Alegre) / 3.50€ (TMP Online)
    Duração 60min
    Classificação etária 12+
    Condições TMP Online Visualização disponível 24h (entre as 17h00 de 10 de outubro e as 23h59 de 11 de outubro)

    Folha de sala (pdf)

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Direção e coreografia Né Barros
    Maestro Jan Wierzba
    Tradução Leena Marques
    Interpretação Jorge Pinto
    Bailarinos Beatriz Valentim, João Oliveira, Afonso Cunha, Guilherme Vieira
    Músicos André Gaio Pereira (violino), Francisca Sá Machado (contrabaixo), Frederic Cardoso (clarinete), Cândida Nunes (fagote), Telmo Barbosa (trompete), Tiago Nunes (trombone), Pedro Góis (percussão)
    Desenho de luz José Álvaro Correia
    Desenho de som Ricardo Pinto
    Cenografia e figurinos Flávio Rodrigues
    Pianista correpetidor Bernardo Soares
    Assistente Pedro Alves
    Apoios Balleteatro (apoio à residência artística), Drumming Grupo de Percussão, A Turma
    Coprodução Ensemble - Sociedade de Actores, Teatro Municipal do Porto

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close