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Sinopse

Espetáculos para escolas

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Inês Barahona & Miguel Fragata / Formiga Atómica

Má Educação – Peça em 3 rounds

Março

2023

Qui
16
Sáb
18

Sinopse

Por motivos de greve na função pública, lamentamos informar que a apresentação de “Má Educação – Peça em 3 Rounds”, de Inês Barahona e Miguel Fragata / Formiga Atómica, prevista para hoje, 18 de março, às 16h00, no Teatro Campo Alegre, foi cancelada.
Para pedir o reembolso dos bilhetes deve proceder da seguinte forma (até 31 de março):
- Para bilhetes adquiridos nas Bilheteiras do Rivoli e Campo Alegre, enviar email para bilheteira.tmp@agoraporto.pt, com os respetivos bilhetes e comprovativo de IBAN;
- Para bilhetes adquiridos através da Bilheteira Online (BOL) e nos pontos de venda FNAC, El Corte Inglês, CTT e Worten, contactar a plataforma da BOL através do email ajuda@bol.pt.


Em Má Educação – Peça em 3 Rounds, o palco transforma-se num ringue de boxe. Um piano de cauda acompanha os combates como um árbitro que vai dialogando com quem ali se enfrenta e também com a música que se ouve. Em cena, uma bailarina, uma atriz e uma criança, de três gerações diferentes, entram em jogo e em disputa: quem ensina o quê a quem? Quem prepara quem e para que futuro? Quem aceita retirar-se para dar lugar a outro que chega? Um espelho da Educação: a tensão entre professores e alunos, entre futuro e passado, entre a escola que existe e a que desejamos. Um espetáculo de Inês Barahona e Miguel Fragata, com coreografia de Victor Hugo Pontes, onde o teatro e a dança procuram a revolução de que se faz o futuro.


Miguel Fragata (Porto, 1983) é licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Completou o Bacharelato em Teatro na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Trabalhou como intérprete em espetáculos de Jorge Andrade, Madalena Victorino, Cristina Carvalhal, Jacinto Lucas Pires, Catarina Requeijo, Giacomo Scalisi, Rafaela Santos, Vera Alvelos, Pompeu José, José Rui Martins, José Carretas, Gabriel Villela e Agnès Desfosses. Fundou em 2014, e dirige desde então, a FORMIGA ATÓMICA. Concebeu e encenou os espetáculos O ESTADO DO MUNDO (QUANDO ACORDAS)(2021, coprod. Lu.Ca, Théâtre de la Ville de Paris, Comédias do Minho, Materiais Diversos), PRANTO DE MARIA PARDA (2021, prod. TNDMII), FAKE (2020, coprod. TNDMII, TNSJ, Cineteatro Louletano), MONTANHA-RUSSA (2018, coprod. TNDMII, TNSJ, Teatro Virgínia), DO BOSQUE PARA O MUNDO (2016, coprod. São Luiz Teatro Municipal), cuja versão francesa foi coproduzida pelo Théâtre de la Ville de Paris e abriu o 72.º Festival d’Avignon (2018). Concebeu e encenou ainda A VISITA ESCOCESA (2016, prod. TNDMII), PEDRO, PEDRA E GRÃO (2016, prod. Teatro Viriato) e A GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE XILOFAGIA (2016, Fundação Calouste Gulbenkian). Em 2015, concebeu e encenou os espetáculos THE WALL (coprod. Teatro Maria Matos, Teatro Municipal do Porto, Teatro Viriato, Teatro Virgínia, Centro Cultural Vila Flor e Centro de Arte de Ovar) e O HOMEM SEM RÓTULO (coprod. EGEAC). Em 2013, concebeu, encenou e interpretou o espetáculo A CAMINHADA DOS ELEFANTES (coprod. Teatro Maria Matos, Teatro Viriato, Centro Cultural Vila Flor e Artemrede), espectáculo disponível em 4 versões: portuguesa, francesa, alemã e espanhola. Os seus espetáculos têm sido apresentados em teatros e festivais por todo o território nacional, Espanha, França, Suíça, Bélgica, Alemanha e Brasil. É autor, a par com Inês Barahona, do livro CICLONE - DIÁRIO DE UMA MONTANHA RUSSA, editado pela Orfeu Negro e vencedor do Prémio Autores SPA (2020).

Inês Barahona (Lisboa, 1977) é licenciada em Filosofia. Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa). Ingressou no Centro de Pedagogia e Animação, do Centro Cultural de Belém, em 2005, sob a direção de Madalena Victorino, onde desenvolveu projetos de relação entre as artes e a educação para público escolar, familiar e especializado. Desenvolveu, em 2008, com Madalena Victorino e Rita Batista, para a Direção-Geral das Artes, O LIVRO ESCURO E CLARO, cuja distribuição acompanhou em 2012, dando formação a equipas e professores. Colaborou ainda na conceção da exposição UMA CARTA COREOGRÁFICA da autoria de Madalena Victorino, para a Direção-Geral das Artes. Integrou a equipa de Giacomo Scalisi, vertentes de Produção e Relação com a Comunidade, na inauguração do Teatro Municipal de Portimão, em 2008. Trabalha em áreas como a escrita e a dramaturgia com Madalena Victorino, Giacomo Scalisi, Teatro Regional da Serra de Montemuro, Catarina Requeijo, Ana Vargas e Guilherme Gomes. Encenou, em 2012, o espetáculo A VERDADEIRA HISTÓRIA DO TEATRO, para o Teatro Maria Matos, em 2013, A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, para a Fundação C. Gulbenkian. Fundou, em 2014, a companhia FORMIGA ATÓMICA com Miguel Fragata, com quem cocriou os espetáculos A CAMINHADA DOS ELEFANTES (2013), THE WALL (2015), A VISITA ESCOCESA e DO BOSQUE PARA O MUNDO (2016), MONTANHA-RUSSA (2018), FAKE (2020) e O ESTADO DO MUNDO (QUANDO ACORDAS) (2021), ocupando-se da escrita dos textos. Dá formação na área da escrita e mediação. É autora, a par com Miguel Fragata, do livro CICLONE - DIÁRIO DE UMA MONTANHA RUSSA, editado pela Orfeu Negro e vencedor do Prémio Autores SPA (2020).

Victor Hugo Pontes (Guimarães, Portugal, 1978) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, em Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. Foi, durante vários anos, assistente de encenação de Nuno Cardoso. Como coreógrafo e encenador, criou mais de 20 espetáculos, dos quais destaca “A Ballet Story”, “Fall”, “Se Alguma Vez Precisares da Minha Vida, Vem e Toma-a”, “Carnaval” (a convite da Companhia Nacional de Bailado), “Drama” e “Margem”. É, desde 2004, responsável pela cenografia dos Clã, tendo também realizado e coreografado diversos videoclips para a mesma banda. Em Março de 2007, venceu o 1º Prémio com o trabalho Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07, na Alemanha. Em 2013, foi nomeado com o espetáculo “A Ballet Story” para os Prémios SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia. Em 2019, o espetáculo “Margem” venceu o Prémio SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia.

A Formiga Atómica é uma companhia de teatro, fundada e dirigida por Miguel Fragata e Inês Barahona. As suas criações inscrevem-se em questões contemporâneas e destinam-se a todo o público. Os espetáculos da Formiga Atómica são habitualmente antecedidos por períodos de pesquisa motivados pela questão e/ou públicos que abordam. Entre as suas criações destacam-se A Caminhada dos Elefantes (2013, +150 apresentações), The Wall (2015), A Visita Escocesa (2016), Do Bosque para o Mundo (2016, +80 apresentações), Montanha-Russa (2018, +45 apresentações), Fake (2020) e O Estado do Mundo (Quando Acordas) (2021, +70 apresentações). A companhia circula regularmente por território nacional e internacional, tendo concebido versões francesas de três dos seus espetáculos: La Marche des Éléphants (2016), Au-Delà de la Forêt, Le Monde (2017, espectáculo de abertura do Festival de Avignon 2018) e L’État du Monde (Un dur réveil) (2022, co-produção Théâtre de La Ville - Paris). O espectáculo A Caminhada dos Elefantes circula também, desde 2020, nas suas versões alemã (Die Wanderung der Elefanten) e espanhola (La caminata de los elefantes).

futuros

teatro

combate

repetição

© Estelle Valente

Info sobre horário e bilhetes

Qui

16.03

14:30

Sex

17.03

10:30

14:30

Sáb

18.03

Campo AlegrePalco do Auditório

Informação adicional

  • Preço 2.50€ (crianças, grupos escolares) / 7€ (adultos)
    Duração 1h
    Classificação etária 12+

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Encenação Miguel Fragata
    Texto Inês Barahona
    Coreografia Victor Hugo Pontes
    Interpretação Ana de Oliveira e Silva, Carla Galvão, Teresa Gentil
    Participação especial Vitória Fragata
    Interpretação LGP Valentina Carvalho
    Música Hélder Gonçalves 
    Desenho de luz Rui Monteiro
    Cenografia Fernando Ribeiro
    Figurinos José António Tenente
    Desenho de som Nelson Carvalho
    Operação de som Nelson Carvalho e Tiago Correia
    Direção técnica e operação de luz Luís Ribeiro
    Construção de cenografia Josué Maia
    Orientação dos ateliers de pesquisa Inês Barahona, Vera Alvelos, Manuela Pedroso
    Documentário vídeo Joana X, Nuno Marques
    Produção executiva Luna Rebelo, Sofia Bernardo
    Comunicação Maria Salgado, Rita Tomás (consultoria)
    Produção Formiga Atómica
    Coprodução Teatro Municipal do Porto, A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal 
    Apoios PNA - Plano Nacional das Artes, CCB - Centro Cultural de Belém, EGEAC Galerias Municipais, CEA - Centro de Experimentação Artística da Moita, Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva
    Agradecimentos Ana Lobato, Joana Costa Santos, Causas Comuns, Marina Deus, VITORIA - Nobre Arte
    A Formiga Atómica é uma estrutura financiada por República Portuguesa | Cultura e DGArtes

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