FITEI 2024 no TMP
Manuel Tur
A nossa última manhã aqui
Maio
2024
estreia
Sex
24
Sáb
25
Sinopse
Sou neto de retornados. E sou neto da revolução dos cravos – mesmo que em casa dos meus avós nunca se tenha falado dela. Nunca tinha ouvido que “os quarenta e oito anos da mais infame noite haviam chegado ao fim”. À mesa da casa dos meus avós nunca se falou do 25 de Abril. Do dia da liberdade. (…) Na sua casa (que era, também, a minha), sentados à sua mesa, a palavra “colonialismo” nunca apareceu. Não porque se evitava, mas não era assunto. Foi em sua casa, não creio que da sua boca, que ouvi que “a nossa desgraça foi a sorte de muitos”. Isto dizia-se e não se contradizia. “Não podem dizer que somos racistas. Isso não. Os pretos dormem em nossa casa. E pagamos-lhes!” Nunca o questionei. Este é o início do meu trabalho, que parte de uma procura exaustiva de toda a documentação textual, física e áudio da história passada da minha família. Há muito que me interessam e me inquietam as fronteiras entre o real, o documental e o ficcional. E este é um desejo de refletir profundamente sobre o racismo, sobre a ilusão, sobre o que foi, para muitos, o momento áureo português. — Manuel Tur
teatro
Info sobre horário e bilhetes
Sex
24.05
19:00
Sáb
25.05
17:00
21:30
Campo AlegrePalco do Auditório
Informação adicional
- Preço
7€
- Duração
1h15
- Classificação etária
14+
Acessibilidades do espetáculo
Acesso mais condicionado
Texto
Texto biografia autores
Ficha técnica
- Direção e interpretação
Manuel Tur
Apoio ao projeto
Belisa Branças
Apoio dramatúrgico
Luís Araújo
Espaço cénico
Ana Gormicho
Desenho de luz
Cárin Geada
- Fotografia de Cena (Processo)
João Roldão
Registo Vídeo
Mosca
Apoio
Casa Brava
Produção
11Zero2
Colaboradores
Maria Eduarda Duarte, Paulo Ribeiro da Silva, Cátia Vilaça e Peter Castro (apoio à pesquisa); Bernardo Gavina, Carolina Rocha, Rita Ramos, Adriana Frasco e Catarina Vilaça (apoio na transcrição de material de arquivo); Lúcia Matos (apoio ao arquivo); Joel Azevedo e Tânia Dinis (apoio técnico); Fernando Costa (apoio de vídeo); Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo (texto); Bernardo Fortuna (dossier de projeto)