Saltar para conteudo

Sinopse

Mette Ingvartsen

Skatepark

Fevereiro

2025

estreia nacional

Sex
28/2
Sáb
1/3

Sinopse

Juntamente com um grupo de skaters e intérpretes, Mette Ingvartsen explora a velocidade e a energia do movimento sobre rodas – uma memória física da sua própria juventude. Mais do que um espetáculo harmonioso de proezas virtuosas, Skatepark marca a emergência de uma comunidade – uma comunidade definida pela persistência e pelo trabalho árduo no âmbito da prática contínua de indivíduos que tentam, caem e ultrapassam os limites do possível, sozinhos mas em conjunto. Nesta viagem, o teatro fornece uma estrutura fluida para um encontro entre um grupo de skaters e bailarinos de várias gerações. Os seus esforços repetidos para se equilibrarem e saltarem, a sua interação ruidosa e os choques num espaço partilhado, constituem algo mais – uma sociedade inteira com a qual podemos aprender. — Mette Ingvartsen

comunidade

resiliência

permeabilidade

metáfora

persistência

Fotografia de cena a cores. Uma pessoa parece suspensa no ar ao fazer uma manobra de skate. Outras pessoas de skate observam-na. Uma pessoa ajoelhada fala ao microfone.

© Bea Borgers

Fotografia de cena a cores. Numa rampa de skate, um grupo de pessoas mascaradas e encapuçadas. Uma dela segura uma bandeira branca.

© Bea Borgers

Fotografia de cena a cores. Uma pessoa parece suspensa no ar ao fazer uma manobra de skate. Outras pessoas de skate observam-na.

© Bea Borgers

Fotografia de cena a cores. Uma pessoa salta, estendendo o braço com um microfone na mão. Tem o rosto de desenhos, voltado na nossa direção.

© Bea Borgers

Info sobre horário e bilhetes

Sex

28.02

19:30

Sáb

1.03

19:30

RivoliGrande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    1h15
  • Classificação etária 
    6+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto
Sons muito altos ou intensos

Texto biografia autores

Mette Ingvartsen é uma coreógrafa e bailarina dinamarquesa com uma companhia sediada em Bruxelas. O seu trabalho é reconhecido internacionalmente, caracteriza-se pelo hibridismo e procura alargar as práticas coreográficas, associando dança e movimento a outros domínios, como as artes visuais, a tecnologia, a linguagem e a teoria. Para além de atuar, escrever e dar palestras, ensina e partilha investigação através de oficinas com estudantes em universidades e escolas de arte.

Coapresentação com: 
Culturgest (Lisboa), C-Mine (Genk) e Mercat de les flors (Barcelona)

Ficha técnica

  • Conceção e coreografia
    Mette Ingvartsen

    Com
    Damien Delsaux, Manuel Faust, Aline Boas, Mary Pop Wheels, Sam Gelis, Fouad Nafili, Júlia Rúbies Subirós, Thomas Bîrzan, Briek Neuckermans, Indreas Kifleyesus, Arthur Vannes, Camille Gecchele, Mathias Thiers, Bob Aertsen, Bo Huyghebaert, Nona De Neve, skaters locais

    Desenho de som
    Anne van de Star, Peter Lenaerts

    Desenho de luz
    Minna Tiikkainen

    Música
    Felix Kubin, Mord Records, Why The Eye, sonaBLAST! Records, Rrose, The Fanny Pads, Restive Plaggona

    Dramaturgia
    Bojana Cveji?

    Figurinos
    Jennifer Defays

    Cenografia
    Pierre Jambé/Antidote

    Conceção técnica do cenário
    Stéphane Thonnard

    Construção do cenário
    Oficina de construção do Théâtre National Bruxelles: Joachim Pochet, Joachim Hesse, Pierre Jardon, Yves Philippaerts, Andrea Messana, Boyd Gates

    Direção técnica
    Hans Meijer

    Técnicos de som
    Milan Van Doren, Yrjänä Rankka, Filip Vilhelmsson

    Técnicos de luz
    Bennert Vancottem, Jan-Simon De Lille

  • Assistente coreográfico
    Jacob Ingram-Dodd

    Supervisor de crianças
    Billie Meeussen, Victor Perez Hernandez

    Responsável de produção e administração
    Joey Ng

    Produtora
    Oihana Azpillaga Camio

    Comunicação
    Jeroen Goffings

    Gestão
    Ruth Collier

    Produção
    Great Investment

    Coprodução
    La Danse en grande forme (Cndc - Angers, Malandain Ballet Biarritz, La Manufacture CDCN Nouvelle-Aquitaine Bordeaux · La Rochelle, CCN de Caen en Normandie, L’échangeur - CDCN Hauts-de-France, CCN2 – Grenoble, La Briqueterie – CDCN du Val-de-Marne, CCN - Ballet national de Marseille, CCN de Nantes, CCN d’Orléans, Atelier de Paris / CDCN, Le Gymnase CDCN Roubaix - Hauts-de-France, La Place de La Danse - CDCN Toulouse – Occitanie, La MC2 - Grenoble), Ruhrtriennale, Wiener Festwochen & Tanzquartier Wien, La Villette & Théâtre Chaillot, deSingel, Kaaitheater & Théâtre National Wallonie-Bruxelles, Kunstencentrum VIERNULVIER, Next Festival, Charleroi Danse – Centre chorégraphique de Wallonie – Bruxelles, Theater Rotterdam, Perpodium

    Apoio
    Fondation d’entreprise Hermès, Wilhelm Hansen Fonden

    Residências
    Rosas, Charleroi Danse – Centre chorégraphique de Wallonie – Bruxelles, deSingel

    Great Investment tem o apoio do Governo Flamengo, Comissão da Comunidade Flamenga (VGC), Tax Shelter (produto financeiro) do Governo Federal Belga e Conselho Dinamarquês das Artes.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close