Modos de Comer

Jorge Gonçalves
Relocalização alimentar e cooperativismo

Modos de Comer

© Hugo Dunkel

Fevereiro

1020.00hQua

RIVOLICafé

Pensamento
Curadoria por Hugo Dunkel
Preço 12€
Duração 3.00h 
Classificação etária >12
Informação adicional Inclui jantar
Porque comemos o que comemos? Quais os impactos das nossas decisões quando escolhemos o que queremos à mesa: na nossa saúde, no nosso desenvolvimento, nos recursos naturais, no futuro das gerações vindouras? Seremos mais eficientes quando competimos ou quando cooperamos na hora de produzir, trocar, consumir? 



Modos de Comer é um projeto que celebra a alimentação enquanto expressão fundamental das sociedades contemporâneas. É um espaço de partilha e reflexão dedicada à alimentação e às suas manifestações sociais, políticas, culturais e ecológicas.
Para além da celebração das qualidades nutritivas, estéticas e sensoriais dos alimentos, o festival debruça-se sobre os modos de produção, preparação, consumo e partilha como chaves da transformação colectiva. Tópicos como o esgotamento dos recursos naturais, o colapso ecológico, dinâmicas de território, solo, identidades culturais, migração, soberania e papéis de género são motes para refletir os passados e correntes modos de comer e o seu impacto no planeta.
O TMP propõe uma programação diversa, com debates, refeições, workshops, cinema, performances e visitas, que permita envolver o público num lugar comum para a cultura alimentar de forma a potencializar a sua efetividade na vida pública, política, cultural e artística.
O programa inaugural de 2021 é constituído por quatro jantares-conferência em janeiro, fevereiro, março e abril – um aperitivo para um festival de 3 dias a decorrer em Junho.



Fevereiro

1020.00hQua

RIVOLICafé

Pensamento
Curadoria por Hugo Dunkel
Preço 12€
Duração 3.00h 
Classificação etária >12
Informação adicional Inclui jantar