92.º Aniversário Teatro Rivoli
com sessões escolares
Né Barros & Jorge Gonçalves
Dança, onde estás?
Janeiro
2024
Estreia
Qui
18
—
Sáb
20
Sinopse
Está quase a chegar o dia da grande festa, e a minha dança não está preparada, nem vestida, nem mesmo calçada. Diverte-se com a beleza do mundo, o amor dos pássaros, e as irradiantes pedras do seu jardim. Às vezes parece estar nas minhas mãos, nos meus olhos… Mas, de repente, escapa para se distrair na sua fascinante imaginação, impressionada pelos labirintos das cores e sons. E agora? O que faço? O que danço? O espetáculo é inspirado no conto As girafas não dançam, de Guy Parker-Rees e Giles Andreae, uma expedição ao encontro do que nos encanta para dançar, que ainda não descobrimos e que é estranhamente diferente para todos e todas. — Né Barros & Jorge Gonçalves
Info sobre horário e bilhetes
Qui
18.01
10:30
14:30
Sex
19.01
10:30
Sáb
20.01
16:00
Campo AlegrePalco do Auditório
Informação adicional
- Preço
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete nos próprios dias das sessões, a partir das 10h00, na bilheteira do Rivoli e na BOL)
-
Duração
40min
- Classificação etária
3+
Acessibilidades do espetáculo
Acesso mais condicionado
Texto biografia autores
Né Barros é coreógrafa e investigadora no Instituto de Filosofia, Grupo Estética, Política e Conhecimento da Universidade do Porto onde concluiu Pós-Doutoramento na área da Estética e Performances. Iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalhou dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, na Smith College. Coreografou para o Balleteatro, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian e Aura Dance Company. Nos seus projetos artísticos, tem colaborado com diversos artistas, fotógrafos, músicos, realizadores, encenadores e arquitetos. É Professora Auxiliar parcial na ESAP. Autora dos livros Performances e Pós-fenomenologia, Da Materialidade na Dança, Dança: o corpo e a casa, Coeditora Performances no Contemporâneo, Artes Performativas: Novos Discursos, Das Imagens Familiares, Deslocações da Intimidade, Unframing Archives. Tem diversos artigos publicados. Coeditora das Coleções Estética, Política e Artes e Máquinas de Guerra. É fundadora e codiretora do Balleteatro e do festival internacional de cinema de arquivo, memória e etnografia, Family Film Project.
Jorge Gonçalves trabalha no âmbito das artes performativas como curador, coreógrafo, dramaturgo, produtor, performer e professor. Obteve, em 2014, o Amsterdam Master of Choreography na Amsterdam University of the Arts. Frequentou o Mestrado em Performance Artística – Dança (FMH, 2006), concluiu o Curso de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional (2005), e licenciou-se em Engenharia (FEUP, 2002). De 2009 a 2017, cofundou e dirigiu a estrutura de programação de artes performativas, MEZZANINE. Em 2009, foi o corresponsável artístico e gestor da OOPSA Associação e de 2008 a 2011, cofundou e dirigiu a estrutura de produção Obra Madrasta. Desde 2006 que tem vindo a produzir e a apresentar o seu trabalho artístico em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. Desde 2003, tem colaborado e trabalhado com diversos coreógrafos como Anna Pehrsson, Clara Andermatt, Daniel Kok, DD Dorvillier, Dinis Machado, Elisabete Finger, Goro Tronsmo, Isabelle Schad, Keith Lim, Litó Walkey, Mathilde Monnier, Né Barros, Rebecka Stillman, Susana Otero e Ula Sickle. Tem colaborado com diversas instituições a nível nacional (Balleteatro, Ballet Contemporâneo do Norte, LaBInDança, Asas de Palco, MARTE, Casa da Música) e internacional (HZT e Tanzfabrik Berlin), dirigindo workshops, e trabalhando como mentor de estudantes de artes performativas. É artista associado, coordenador artístico e pedagógico da escola artística e serviço educativo do Balleteatro desde 2021.
Jorge Gonçalves trabalha no âmbito das artes performativas como curador, coreógrafo, dramaturgo, produtor, performer e professor. Obteve, em 2014, o Amsterdam Master of Choreography na Amsterdam University of the Arts. Frequentou o Mestrado em Performance Artística – Dança (FMH, 2006), concluiu o Curso de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional (2005), e licenciou-se em Engenharia (FEUP, 2002). De 2009 a 2017, cofundou e dirigiu a estrutura de programação de artes performativas, MEZZANINE. Em 2009, foi o corresponsável artístico e gestor da OOPSA Associação e de 2008 a 2011, cofundou e dirigiu a estrutura de produção Obra Madrasta. Desde 2006 que tem vindo a produzir e a apresentar o seu trabalho artístico em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. Desde 2003, tem colaborado e trabalhado com diversos coreógrafos como Anna Pehrsson, Clara Andermatt, Daniel Kok, DD Dorvillier, Dinis Machado, Elisabete Finger, Goro Tronsmo, Isabelle Schad, Keith Lim, Litó Walkey, Mathilde Monnier, Né Barros, Rebecka Stillman, Susana Otero e Ula Sickle. Tem colaborado com diversas instituições a nível nacional (Balleteatro, Ballet Contemporâneo do Norte, LaBInDança, Asas de Palco, MARTE, Casa da Música) e internacional (HZT e Tanzfabrik Berlin), dirigindo workshops, e trabalhando como mentor de estudantes de artes performativas. É artista associado, coordenador artístico e pedagógico da escola artística e serviço educativo do Balleteatro desde 2021.
Ficha técnica
- Direção e coreografia
Né Barros & Jorge Gonçalves
Música
Brendan Hemsworth, Filipe Lopes
Interpretação
Catarina Branco, Diogo Gomes, Francisco Flores, Joana Martins, Luana Oliveira
Desenho de luz
Renato Marinho, Novalux Coletivo
Figurinos e objetos cenográficos
Jordann Dos Santos
- Assistente de figurinos
Beatriz Filomeno
Assistência de confeção
Clementina Delgado
Produção executiva
Tiago Oliveira
Difusão
Andreia Fraga
Coprodução
Teatro Municipal do Porto, balleteatro