Palcos Instáveis

Leo Calvino e Joana Couto
Apneia

Palcos Instáveis

© DR

Novembro

11/11 sex 21:30
12/11 sáb 21:30

CAMPO ALEGRESala-Estúdio

dança
Estreia
Em parceria com Instável — Centro Coreográfico
Preço 7€
Duração 45min
Classificação etária 6+
“Foi somente um sonho”. A normalidade retorna rapidamente e a sanidade não permanece em risco, basta virar para o outro lado e aconchegar-se novamente nas próprias conceções macias e cheirosas. Quantas camadas tem um sonho? Onde termina o sonho de um e começa o sonho de outro? Onde está a fronteira entre o real e o surreal? Por que fazer-se essas perguntas? O alarme, pela manhã, fielmente, lembra-me de esquecer. Mas não esqueço, não sempre. E a única saída é repetir: “foi somente um sonho”. Nunca é somente um sonho. — Leo Calvino e Joana Couto


Leonardo Calvino (pseudónimo de Iuri Martins) é maioritariamente autodidata e teve um percurso multidisciplinar, passando pelas artes marciais, música, roteiro de bandas desenhadas, circo, magia e atualmente se dedica à dança como território de pesquisa. Estudou durante 10 anos numa escola de Kobudo (conjunto de artes marciais tradicionais japonesas); participou como instrumentista (flauta transversal, saxofone e percussão) em grupos de música popular brasileira, principalmente o Teko Porã; fundou o Estúdio Nibelungo onde trabalhou como editor e produtor de livros e bandas desenhadas durante 5 anos; desde 2014 pratica manipulação de objetos como forma de malabarismo contemporâneo, apresentando em festivais, eventos culturais e espetáculos de rua em diversas cidades da Europa e América do Sul. Em 2018 começou a desenvolver seu primeiro solo de curta duração “Meeting the Unknown”. Em 2019 criou, em colaboração com Juan Fresina, Maria Clara Smith e Cesar Diaz, o espetáculo “Cegos do Castelo” para uma apresentação única. Em 2020 frequentou o FAICC, formação da Companhia Instável, trabalhando, após o curso, como diretor técnico e desenhador de luz no espetáculo “If only this was about food” e como dramaturgo no espetáculo “Sinto Muito”, ambos de Joana Couto. Também foi intérprete da Kale Companhia de Dança no espetáculo “Peixe Dança”, de Aldara Bizarro. O seu primeiro solo de longa duração intitulado “Inercia”, estreou no Festival Súbito em setembro de 2021.

Joana Couto começou o seu percurso na dança desde cedo, realizando 15 anos de ensino específico no Ginasiano Escola de Dança. Em 2017 graduou-se, adquirindo o Diploma de Ensino Especializado vertente de Dança. Teve a oportunidade de fazer cursos intensivos na Companhia Carte Blanche e em Malandain Ballet Biarritz. Continuou os seus estudos durante mais um ano na ArtEZ University of Arts, na Holanda. Como intérprete, trabalha desde 2016 com a Kale Companhia de Dança, tendo ido a palco com peças de Helder Seabra, Christine Hassid, Gilles Baron, Eldad Ben-Sasson, Elisabeth Lambeck, Paula Moreno, Osa+Mujica, Aldara Bizarro, La Tierce, entre outros. Em 2019 começa a trabalhar com a Companhia Instável, nas obras “Timber” de Roberto Olivan e “Lowlands” de Helder Seabra, que se encontram em circulação nacional. Como freelancer trabalhou também com Rita Soeiro e a Associação Limina. Começou a lecionar em 2020, sendo convidada para dar aulas/workshops em Portugal, Bulgária, Israel e Espanha. Estreou-se como coreógrafa com a criação “I hope this was about food” (2018-2021) que apresentou na Holanda e no Teatro Campo Alegre. Em 2021, também estreou a sua mais recente criação “Sinto Muito”. Cocria com Beatriz Sarmento a iniciativa multidisciplinar Festival Súbito que teve a sua edição zero em setembro de 2021. Como atividade satélite ao festival, lança o programa de residências Órbita que conta já com 3 edições planeadas.


Desde a sua criação em 2012 que o ciclo Palcos Instáveis incentiva o trabalho de criadores emergentes da cidade do Porto e do Norte do país. Com a assinatura da Instável — Centro Coreográfico e a coprodução do Teatro Municipal do Porto, os Palcos Instáveis facilitam residências artísticas de criação, a produção, a comunicação e apresentação de novas obras, possibilitando o cruzamento de experiências artísticas e oferecendo à cidade o contacto com linguagens coreográficas emergentes.

Novembro

11/11 sex 21:30
12/11 sáb 21:30

CAMPO ALEGRESala-Estúdio

dança
Estreia
Em parceria com Instável — Centro Coreográfico
Preço 7€
Duração 45min
Classificação etária 6+