Restos do Vento

Sessões diárias Medeia Filmes

Restos do Vento

© DR

Setembro

22/09 qui — 5/10 qua

CAMPO ALEGRECine-Estúdio

cinema
Preço 5.50€ (por sessão)
Depois de A Herdade (2019, que quebrou um jejum de 14 anos para o cinema português na Competição do Festival de Veneza, que percorreu o mundo e recebeu vários prémios em festivais, que foi visto por cerca de quatro milhões de espectadores nas salas de cinema e nos canais de televisão, em Portugal e no estrangeiro), Tiago Guedes tem um novo filme, Restos do Vento, que este ano integrou a Selecção Oficial do Festival de Cannes, onde também há 16 anos um cineasta português não subia as suas célebres “marches”. 
Um ritual de passagem numa aldeia do interior de Portugal deixa marcas profundas num grupo de adolescentes. Vinte e cinco anos depois, o passado ressurge como uma bomba ao retardador, e a tragédia instala-se.
São a violência e a agressividade traços característicos da natureza humana? (“A Crueldade tem um coração humano, / […] / O Terror tem a divina forma humana / E o Mistério, humana veste”, escreveu William Blake). Será que podemos penetrar o abismo que o homem para si mesmo é? No ritual, o desejo de fazer parte do grupo esbarra com a humilhação, e sentimos o medo na fixidez dos olhares. Há uma revolta que se cala, mas que a todo o momento pode agigantar-se, como as sombras, e explodir. Tiago Guedes, que partilha o argumento de Restos do Vento com Tiago Rodrigues, transforma o local em universal neste filme onde é acompanhado por um extraordinário elenco que junta vários dos melhores atores e atrizes portugueses e jovens promessas.

HORÁRIOS
Segunda a sexta-feira: 18:30 + 21:45
Sábado e domingo: 15:30 + 18:30 + 21:45

Setembro

22/09 qui — 5/10 qua

CAMPO ALEGRECine-Estúdio

cinema
Preço 5.50€ (por sessão)