Catarina Miranda

POROMECHANICS

Catarina Miranda

© DR

90º Aniversário Teatro Rivoli

Janeiro

18/01 ter — 21/01 sex

MAUS HÁBITOS

Instalação
Inauguração: 18/01 ter — 19:30
Preço Entrada livre
Coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala.
A iniciativa de retratar diferentes artistas, momentos após terem sido induzidos a estados de imersão, por meio de ativação física e sonora, vem potenciar a ideia de acesso às suas caixas negras, promovendo a ativação do sistema nervoso parassimpático e a aparição do discurso subconsciente.
A possibilidade de alucinação e hipnagogia, visa devolver a perspetiva oracular a cada corpo, através da manifestação dos seus gestos capturados em câmara, enquanto "soothsayers" — aqueles que dizem a verdade.
POROMECHANICS é um projeto criado em diálogo com a peça de dança CABRAQIMERA, apresentada em abril de 2021, no âmbito do DDD – Festival Dias da Dança.

Catarina Miranda tem vindo a desenvolver e apresentar projetos de criação maioritariamente para palco, trabalhando com linguagens que intercetam dança, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veículo de transformação hipnagógica e de consciência do presente. No seu percurso destacam-se peças como Dream is the DreamerBoca MuralhaMazezem Reiposto Reimorto, apresentadas entre o Palais de Tokyo/Paris, Fundação de Serralves, Theâtre de Liège, DDD – Festival Dias da Dança, Materiais Diversos, Pays de Danses. Terminou o mestrado EXERCE no ICI-CCN (Montpellier/Fr) e a licenciatura em Artes Visuais pela FBAUP; estudou Teatro NOH, no Kyoto Art Center, Japão. A peça Cabraqimera e a exposição Poromechanics são os seus mais recentes projetos.

90º Aniversário Teatro Rivoli

Janeiro

18/01 ter — 21/01 sex

MAUS HÁBITOS

Instalação
Inauguração: 18/01 ter — 19:30
Preço Entrada livre
Direção artística e vídeo Catarina Miranda
Coreógrafos retratados Ana Isabel Castro, Ana Rita Teodoro, António Pedro Lopes, Cristina Planas Leitão, Marco da Silva Ferreira, Laura Kirshenbaum
Vocalistas/sessões de filmagens COBRA’CORAL (Catarina Miranda, Clélia Colonna, Ece Canli)
Música Lechuga Zaphiro
Pós-produção vídeo Catarina Miranda, João Brojo, João Parra, Jonathan Saldanha
Correção de cor Mark Gomez
Produção & difusão Sofia Matos, Vanda Cerejo (Materiais Diversos)
Produção executiva João Brojo
Produção escultura insuflável Área Cúbica
Projeto financiado por Rede Cultural 5 Sentidos no âmbito do programa Convite à Criação Artística (Centro Cultural Vila Flor, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal da Guarda, Cine-Teatro Louletano, Teatro Micaelense, Teatro Municipal do Porto, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato)
Residências de criação Teatro Municipal do Porto, SOOPA, CND Centre National de la Danse (Paris/França)
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Materiais Diversos, SOOPA, CND Centre national de la danse, ICI-CCN de Montpellier—Occitanie (no âmbito do projeto Life Long Burning pela Comissão Europeia)