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Sinopse

90º Aniversário Teatro Rivoli

Portugal/Cabo Verde

Marlene Monteiro Freitas

Mal - Embriaguez Divina (transmissão)

Janeiro

2022

Sáb
22

Sinopse

Para explorar as várias formas do mal, um grupo a afundar-se num mar de papel transforma-se num coro posicionado numa tribuna. O título deste trabalho de Marlene Freitas faz várias referências à ambivalência do mal. Mal pode referir-se a uma inquietação, a um desconforto, à dor, ao sofrimento, à agonia, à mágoa, ao tormento, ao vazio, ao horror e também ao maléfico. Entretanto, Embriaguez Divina posiciona o mal como um estado de alucinação divina, de êxtase dionisíaco. O mal assume várias formas. Surge como força determinante num elevado número de histórias, e o teatro é há muito um contexto onde é revelado e exposto. Para alguns, a experiência do abismo do mal é um pré-requisito para a arte. George Bataille posiciona o mal e a arte em grande proximidade, como duas forças que se opõem a um mundo lícito de cálculo racional. Perceciona as crianças como seres comprometidos com o mal, revoltando-se contra um mundo adulto de convenções inibidoras. A exaltação Divina como uma insurreição transformativa do Mal contra o Bem, convidando a quebrar com a ordem, a escapar às normalizações e a desviar do guião.


Marlene Monteiro Freitas nasceu em Cabo Verde onde cofundou o grupo de dança Compass. Estudou dança na P.A.R.T.S., em Bruxelas, na Escola Superior de Dança e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Trabalhou com Emmanuelle Huynh, Loïc Touzé, Tânia Carvalho, Boris Charmatz, entre outros. Criou as peças Bacantes – Prelúdio para uma Purga (2017), Jaguar com a colaboração de Andreas Merk (2015), de marfim e carne - as estátuas também sofrem (2014), Paraíso - colecção privada (2012-13), (M)imosa com Trajal Harrell, François Chaignaud e Cecilia Bengolea (2011), Guintche (2010), A Seriedade do Animal (2009-10), A Improbabilidade da Certeza (2006), Larvar (2006) e Primeira Impressão (2005). Estas peças têm como denominador comum a abertura, a impureza e a intensidade. Em 2017, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribuiu a Jaguar o prémio de melhor coreografia e, no mesmo ano, foi distinguida pelo Governo de Cabo Verde pelas suas realizações culturais. Em 2018, a Bienal de Veneza atribuiu a Marlene o Leão de Prata na categoria de Dança. É cofundadora da P.OR.K, estrutura de produção sediada em Lisboa.

© José Caldeira / TMP

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

22.01

22:00

RTP2

Informação adicional

  • Preço Transmissão gratuita na RTP2
    Duração 1:45min
    Classificação etária 6+

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Coreografia Marlene Monteiro Freitas 
    Apoio à produção Lander Patrick 
    Com Andreas Merk, Francisco Rolo, Henri “Cookie” Lesguillier, Hsin-Yi Hsiang, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Marlene Monteiro Freitas, Miguel Filipe, Tónan Quito
    Desenho de luz e espaço Yannick Fouassier 
    Apoio à criação do espaço Miguel Figueira 
    Direção de cena e conceção de adereços André Calado 
    Desenho de som Rui Dâmaso 
    Pesquisa Marlene Monteiro Freitas, João Francisco Figueira 
    Dramaturgia Martin Valdés-Stauber 
    Conceção de figurinos Marisa Escaleira 
    Produção P.OR.K (Bruna Antonelli, Sandra Azevedo, Soraia Gonçalves), Münchner Kammerspiele 
    Difusão Key Performance
    Coprodução Teatro Municipal do Porto, Biennale de la danse de Lyon 2020 & Pôle européen de création – Ministère de la Culture/Maison de la Danse, Culturgest, HAU Hebbel am Ufer, Kunstenfestivaldesarts, International Summer Festival Kampnägel, Künstlerhaus Mousonturm, Festival d’Automne -Les Spectacles Vivants/Centre Pompidou, NEXT festival, Ruhrtriennale, TANDEM Scène nationale, Theater Freiburg, Wiener Festwochen 
    Apoio CML – Câmara Municipal de Lisboa, Dançando com a diferença, Fabbrica Europa|PARC- Performing Arts Research Center, La Gare – Fabrique des arts en mouvement, Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, Reykjavík Dance Festival 
    P.OR.K Associação Cultural é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.  

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