#4. Comunicação: diversificar conteúdos e captar públicos

Ciclo de conversas online sobre o futuro das artes performativas

 #4. Comunicação: diversificar conteúdos e captar públicos

Nada ficou no lugar, e agora?

9 Qui 18.30h

ONLINE

Pensamento
Live streaming Facebook TMP
A conversa terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa
O futuro trará mudanças importantes na forma como as instituições comunicam com os seus públicos. Haverá que (re)traçar perfis, segmentar com maior precisão, conhecer as motivações e a forma como os públicos se posicionam sobre a “nova normalidade”. Ferramentas de marketing digital, utilizadas em setores assumidamente comerciais, serão usadas de forma sistemática num setor tendencialmente sem fins lucrativos. A criação de conteúdos digitais será também potencializada e diversificada. Formatos como podcasts, lives, webinars, streamings, entre outros, serão usados cada vez mais na divulgação das atividades e na captação de públicos. Mas até que ponto irão os públicos aderir entusiasticamente a uma previsível avalanche de conteúdos? E como se adaptarão as equipas de comunicação aos novos desafios tecnológicos? 

Nos últimos meses, a pandemia veio abalar as bases nas quais assentavam as práticas artísticas e os processos de trabalho dos profissionais de todo um setor já de si tendencialmente marcado pela inquietude criativa e pela instabilidade laboral. Assim, artistas, programadores, produtores, comunicadores, mediadores e gestores culturais enfrentam agora questões decisivas sobre as formas como passarão a exercer o seu trabalho. Em tempos de desconfinamento gradual, decidimos assumir as incertezas, questionar o futuro e organizar cinco conversas online sobre as consequências deste abalo que todos experienciamos. Semanalmente, desafiamos três convidados a especularem connosco sobre os possíveis novos contornos das artes performativas num mundo pós-confinamento, onde nada ficou no lugar.

Convidados:

Joana Barrios é atriz, apresentadora de televisão, pós-graduada em Crítica de Cinema e Música Pop. Trabalha com o Teatro Praga desde 2008. É coautora e apresentadora da série “Armário”, na RTP2. Em 2017 publicou um livro de receitas para crianças e em 2019 assumiu a liderança da cozinha da casa mais arejada do país, a de Cristina [Ferreira], n’”O Programa da Cristina”.
Bernardo Mendonça é jornalista do Expresso desde 2001. Apresentador do programa “Verdade ou Consequência”, na Sic Notícias, e autor do podcast de conversas "A Beleza das Pequenas Coisas", no Expresso. Desde março, tem feito semanalmente o "Xarope para a Tosse", um direto para o Instagram e Facebook com a sexóloga Marta Crawford.
João Vasconcelos é fundador do Canal180, canal de televisão sobre cultura e criatividade lançado em Portugal em 2011. Economista com duas décadas de experiência em comunicação e media, criação e desenvolvimento estratégico de marcas, com foco na última década em plataformas e ferramentas digitais. Passou pela Sonae/Optimus, BBDO e TBWA, antes de assumir a gestão da OSTV.

Moderação:
José Reis (Coordenador de Comunicação do Teatro Municipal do Porto)

Nada ficou no lugar, e agora?

9 Qui 18.30h

ONLINE

Pensamento
Live streaming Facebook TMP
A conversa terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa