Maio2020

Sex29

Reclamar Tempo: revelados os projetos selecionados

Reclamar Tempo: revelados os projetos selecionados
Já foram selecionados os 11 projetos apoiados pelo programa “Reclamar Tempo – Pesquisa e investigação artística”, uma iniciativa criada pelo Teatro Municipal do Porto com o intuito de incentivar o trabalho de investigação de artistas a residir ou a trabalhar no concelho do Porto, provenientes de diferentes áreas artísticas, como a dança, o teatro, os cruzamentos disciplinares, a escrita e reflexão em artes performativas. Cada um destes artistas irá receber 3.000 euros para desenvolver o seu projeto de investigação, a partir do próximo mês de junho. 

Os 11 projetos apresentados e selecionados são da autoria dos seguintes artistas:

- Ana Renata Polónia (Dança/Cruzamentos Disciplinares)
- Flávio Rodrigues 
(Cruzamentos Disciplinares)
- Gil Delindro (Cruzamentos Disciplinares)
- Joclécio Azevedo (Dança / Escrita e Reflexão)
- Jorge Gonçalves 
(Dança)
- Luís Araújo 
(Teatro / Cruzamentos Disciplinares)
- Mafalda Banquart e Emanuel Santos (Teatro / Escrita e Reflexão)
- Maria Trabulo 
(Cruzamentos Disciplinares / Escrita e Reflexão)
- Rebecca Moradalizadeh 
(Cruzamentos Disciplinares / Escrita e Reflexão)
- Rogério Nuno Costa (Teatro / Escrita e Reflexão)
- Vinicius Massucato 
(Teatro / Cruzamentos Disciplinares)

A seleção dos artistas foi feita por um júri composto por Cristina Planas Leitão, coreógrafa e assistente de programação do Teatro Municipal do Porto, Pedro Barreiro, encenador e programador da Rua das Gaivotas 6, e pela dupla de artistas plásticos Daniel Moreira e Rita Castro Neves.

No total, o júri apreciou 165 projetos de investigação, submetidos nesta primeira edição do programa, e selecionou estas propostas pela adequação ao perfil e percurso do candidato, pela clareza e sistematização apresentada, com base na noção de pesquisa, pela pertinência ao contexto atual e pela inovação e potenciação de novos discursos artísticos.

A iniciativa visa apoiar o trabalho de pesquisa e investigação em diferentes áreas de criação, como dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamento disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas.