Ana Isabel Castro - © DR

© DR

88º Aniversário Teatro Rivoli

18 Sáb 16.00h 19 Dom 16.00h

RIVOLI Café

Entrada gratuita • 20min • >12  

Ana Isabel Castro

Marengo

Dança
JAA! Jovens Artistas Associados
Ana Isabel Castro - © DR

© DR

 
...apresentava pelo menos cinco marcas de ferimentos no corpo... era um famoso cavalo de guerra, carregava seu cavaleiro com segurança. É através de “Marengo”, o cavalo, que ela se apresenta. Dançando sobre as suas histórias, memória e imaginação. Acontecimentos esses tão reais que podem nunca ter existido ou fazer parte da história de qualquer outra pessoa. Sendo este um trabalho de apresentação, a artista tem como intenção principal aproximar o espectador da sua intimidade, forma de pensar, optar e interpretar. No entanto, todos os objetos cénicos e as propostas criativas jogam entre o mito e a realidade, a mentira e a verdade. “Strawberries, cherries and an angel’s kiss in Spring / My Summer wine is really made from all these things”. Há uma transposição da história deste cavalo para conceitos tão gerais que abandonam o território da individualidade para se tornarem propriedade de quem os assiste. “Marengo” é um tom de cinza ou azul. Às vezes, a cor é descrita como a cor de asfalto molhado. 


Ana Isabel Castro nasceu em 1994. É licenciada pela Escola Superior de Dança e frequentou o FAICC - Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável. Como bolseira Erasmus no MUk, em Viena, trabalhou com os coreógrafos Esther Balfe, Saju Hari e Georg Blaschke. Ao longo do seu percurso tem vindo a colaborar como intérprete com Compagnie 7273, Circolando, Companhia Instável, KALE Companhia de Dança e Joclécio Azevedo. Em 2019, apresentou Marengo no DDD – Festival Dias da Dança. Atualmente, é um dos Jovens Artistas Associados do Teatro Municipal do Porto.
  • Direção e interpretação
    Ana Isabel Castro
  • Direção em música
    Ana Isabel Castro, Gonçalo da Silva Nova
  • Direção de luz
    Ricardo Alves
  • Vozes
    Filipa Saavedra, Vânia Pereira, Tiago Araújo
  • Produção executiva
    Sara Marques
  • Design
    Paulo Mariz  

88º Aniversário Teatro Rivoli

16 Qui, 18 Sáb & 19 Dom

Ano após ano comemoramos o aniversário do Teatro da Cidade. Dois dias abertos a todos, gratuitos, nos quais o Teatro Municipal do Porto desvenda um pouco do que se faz ao longo do ano. Vários espetáculos, instalações e concertos atestam a programação pluridisciplinar que caracteriza o Rivoli e o Campo Alegre atravessando a tradição e a contemporaneidade. Este ano, o Aniversário inicia-se com uma sessão especial das Quintas de Leitura, com caráter solidário; convidamos ainda o espetáculo "ASH", ode visual e coreográfica de Aurélien Bory & Shantala Shivalingappa; Visões Úteis – companhia de teatro da cidade que apresenta a mais recente criação; o espetáculo para famílias Narrow da companhia belga Laika; curtos formatos ocupam vários espaços do Rivoli em simultâneo com criações de Daniel Seabra, Sonoscopia e dos Jovens Artistas Associados – a dupla Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo e Ana Isabel Castro; entre outros espetáculos a descobrir. Será também durante o dia 18 de janeiro, que apresentaremos a agenda de programação para os meses de março a julho. O nosso aniversário é também uma forma de começar um novo ano, com a energia renovada e com a pulsão artística que nos caracteriza. Estão todos convidados a passar estes dois dias especiais connosco!

A entrada é gratuita e os bilhetes (para sábado e domingo) podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, 18 de janeiro, a partir das 11h00, no máximo de dois bilhetes por pessoa e por espetáculo (sujeito à lotação das salas).
Os bilhetes que ficarem disponíveis e que não forem levantados no sábado, poderão ser levantados no domingo, 19 de janeiro, a partir das 11h00, nas mesmas condições acima enunciadas.