Daniel Seabra - © Susana Chicó

© Susana Chicó

88º Aniversário Teatro Rivoli

18 Sáb 16.00h 19 Dom 16.00h

RIVOLI Subpalco

Entrada gratuita
>6 

Daniel Seabra

Crisálida

Circo Contemporâneo
Daniel Seabra - © Susana Chicó

© Susana Chicó

 
Crisálida é o processo de crescimento, definição de cores e diferenciação sexual das borboletas. Dentro do casulo, durante este processo, decorrem explosões de cores e é o único tempo onde nada ou pouco se mexem. Luta, resistência e persistência são palavras chave deste espetáculo. Prende-se com a dialética deste trabalho a desmistificação das categorias de género, alicerçadas nas questões existencialistas de Nietzsche, Sartre e Goffman. O ser enquanto indivíduo, o ser social e a criação de novos conceitos que fomentem a descontinuidade da natureza humana são questões que interessam ao criador desenvolver nesta peça. Por analogia, trazer à cena uma estese polissémica onde a técnica circense, o vídeo e algumas experiências plásticas são utilizadas, de forma a suscitarem outros significados e novas sensações em renovados enigmas.  


Natural do Porto, Daniel Seabra inicia o seu percurso artístico em 2010, especializando-se em acrobacia aérea pelo Chapitô. Trabalhou como aerealista para Royal Circus (2013), Cirque Pinder (2014), entre outros. Colaborou, ainda, com companhias como La Fura dels Baus, Companhia da Esquina, entre outras. Em 2017 trabalhou com João Pedro do Vale e Nuno Alexandre Ferreira, em Palhaço rico fode palhaço pobre para a BOCA – Biennial of Contemporary Arts. Participou na criação da Companhia Erva Daninha – Savar AM. Em 2018, dirigiu o projeto Fractions of a Whole, para o Festival Imaginarius e estreou o seu primeiro solo, Crisálida, inserido na Mostra Estufa. Como criador o foco da sua pesquisa está na fusão do circo com outras linguagens artísticas, de forma a percecionar a contaminação que as disciplinas têm entre si.
  • Criação e Interpretação
    Daniel Seabra
  • Música (ao vivo)
    Miguel De
  • Apoio técnico
    Carla Valério
  • Fotografia e apoio de vídeo
    Susana Chicó
  • Residência artística
    Chapitô
  • Com apoio
    Erva Daninha
  • Agradecimentos
    Pietro Romani

88º Aniversário Teatro Rivoli

16 Qui, 18 Sáb & 19 Dom

Ano após ano comemoramos o aniversário do Teatro da Cidade. Dois dias abertos a todos, gratuitos, nos quais o Teatro Municipal do Porto desvenda um pouco do que se faz ao longo do ano. Vários espetáculos, instalações e concertos atestam a programação pluridisciplinar que caracteriza o Rivoli e o Campo Alegre atravessando a tradição e a contemporaneidade. Este ano, o Aniversário inicia-se com uma sessão especial das Quintas de Leitura, com caráter solidário; convidamos ainda o espetáculo "ASH", ode visual e coreográfica de Aurélien Bory & Shantala Shivalingappa; Visões Úteis – companhia de teatro da cidade que apresenta a mais recente criação; o espetáculo para famílias Narrow da companhia belga Laika; curtos formatos ocupam vários espaços do Rivoli em simultâneo com criações de Daniel Seabra, Sonoscopia e dos Jovens Artistas Associados – a dupla Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo e Ana Isabel Castro; entre outros espetáculos a descobrir. Será também durante o dia 18 de janeiro, que apresentaremos a agenda de programação para os meses de março a julho. O nosso aniversário é também uma forma de começar um novo ano, com a energia renovada e com a pulsão artística que nos caracteriza. Estão todos convidados a passar estes dois dias especiais connosco!

A entrada é gratuita e os bilhetes (para sábado e domingo) podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, 18 de janeiro, a partir das 11h00, no máximo de dois bilhetes por pessoa e por espetáculo (sujeito à lotação das salas).
Os bilhetes que ficarem disponíveis e que não forem levantados no sábado, poderão ser levantados no domingo, 19 de janeiro, a partir das 11h00, nas mesmas condições acima enunciadas.