Sonoscopia - © DR

© DR

88º Aniversário Teatro Rivoli

18 Sáb 16.00h 19 Dom 16.00h

RIVOLI Foyer do Pequeno Auditório

Entrada gratuita • 20min • >12  

Sonoscopia

Phonopticon

Música
Sonoscopia - © DR

© DR

 
Phonopticon é um modelo de criação e representação sonora coletiva inspirado na arquitetura do Panopticon, um edifício projetado por Jeremy Bentham no século XVIII, onde uma torre central tem uma visão de 360 graus sobre as celas dos prisioneiros, que estavam dispostas em círculo. Conceptualmente, porém, as ideias de controlo e poder contidas no Panopticon são substituídas por representações sonoras, livres e abstratas na sua essência, que encontram diferentes significados nos processos de reflexão individual desencadeados em cada ouvinte.
Phonopticon é um espetáculo onde são exploradas novas formas de expressão nas áreas da composição, interpretação e espacialização eletroacústica, recorrendo à construção de novos instrumentos acústicos e eletrónicos como elemento fulcral em todo o processo de criação. Em termos cénicos, Phonopticon reúne no centro uma série de fontes sonoras (instrumentos acústicos e elétricos e altifalantes) que podem ser visualizadas por todo o público, disposto concentricamente. O público é ainda envolvido por um conjunto de altifalantes dispostos nos limites do círculo envolvente.



A Sonoscopia é uma associação/plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos. Centra-se essencialmente nas áreas da música experimental, improvisada e eletroacústicada, na exploração e investigação sonora e no seu cruzamento interdisciplinar com a literatura, a dança, o teatro e as artes visuais.

  • Composição, interpretação e desenvolvimento
    Gustavo Costa, Henrique Fernandes, José Alberto Gomes, Alberto Lopes
    Produção 
    Sonoscopia
    Direção de produção
    Patrícia Caveiro
    Produção Executiva
    Catarina Lopes

88º Aniversário Teatro Rivoli

16 Qui, 18 Sáb & 19 Dom

Ano após ano comemoramos o aniversário do Teatro da Cidade. Dois dias abertos a todos, gratuitos, nos quais o Teatro Municipal do Porto desvenda um pouco do que se faz ao longo do ano. Vários espetáculos, instalações e concertos atestam a programação pluridisciplinar que caracteriza o Rivoli e o Campo Alegre atravessando a tradição e a contemporaneidade. Este ano, o Aniversário inicia-se com uma sessão especial das Quintas de Leitura, com caráter solidário; convidamos ainda o espetáculo "ASH", ode visual e coreográfica de Aurélien Bory & Shantala Shivalingappa; Visões Úteis – companhia de teatro da cidade que apresenta a mais recente criação; o espetáculo para famílias Narrow da companhia belga Laika; curtos formatos ocupam vários espaços do Rivoli em simultâneo com criações de Daniel Seabra, Sonoscopia e dos Jovens Artistas Associados – a dupla Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo e Ana Isabel Castro; entre outros espetáculos a descobrir. Será também durante o dia 18 de janeiro, que apresentaremos a agenda de programação para os meses de março a julho. O nosso aniversário é também uma forma de começar um novo ano, com a energia renovada e com a pulsão artística que nos caracteriza. Estão todos convidados a passar estes dois dias especiais connosco!

A entrada é gratuita e os bilhetes (para sábado e domingo) podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, 18 de janeiro, a partir das 11h00, no máximo de dois bilhetes por pessoa e por espetáculo (sujeito à lotação das salas).
Os bilhetes que ficarem disponíveis e que não forem levantados no sábado, poderão ser levantados no domingo, 19 de janeiro, a partir das 11h00, nas mesmas condições acima enunciadas.