Saltar para conteudo

Companhia Nacional de Bailado: Dançar em tempo de guerra

Um programa que reúne Chronicle e A Mesa Verde, duas obras de dois coreógrafos de referência do século XX, Martha Graham e Kurt Jooss.

Maio

2021

Seg
24
A Companhia Nacional de Bailado apresenta Dançar em tempo de guerra, um programa que reúne Chronicle e A Mesa Verde, duas obras de dois coreógrafos de referência do século XX, Martha Graham e Kurt Jooss, respetivamente.

Ambas criadas na década de 30 do século passado, refletem as inquietações dos seus autores sobre a ideia de guerra. Se Jooss trabalha a partir dos efeitos da I Guerra Mundial, Graham relata as trágicas consequências sociais e humanas, reflexo do contexto da época. Depois de ter sido dançada a última vez na CNB, em 1987, A Mesa Verde regressa ao palco juntamente com Chronicle, de Martha Graham, coreógrafa que passou a integrar o repertório da companhia com esta obra, em março de 2020.

Estreado em dezembro de 1936, Chronicle não traduz uma representação realista dos acontecimentos, mas revela a universalidade da coreógrafa americana sobre a tragédia da guerra. Originalmente criado em cinco secções, foi, entretanto, remontado pela Companhia de Dança Martha Graham, e é hoje apresentado numa versão reduzida a três secções: Spectre-1914, Steps in the Street e Prelude to Action.

Quatro anos antes, em julho de 1932, o coreógrafo alemão Kurt Jooss estreou A Mesa Verde no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris. Inspirado por uma dança da morte medieval e pelo rescaldo da I Guerra Mundial, esta obra retrata várias facetas da guerra, em que a morte está sempre presente. Considerada uma das obras coreográficas mais marcantes do século XX, A mesa verde é também o mais emblemático trabalho de Jooss, tendo recebido o primeiro prémio do concurso de coreografia organizado pelos Arquivos Internacionais da Dança, em Paris.
Esta peça integrou o repertório da CNB em 1984 e foi dançada pela última vez pela companhia há 33 anos.

No sábado, 29 de maio, às 15h00, o TMP promove ainda uma sessão de História(s) da Dança sobre a obra de Martha Graham e Kurt Jooss, com Maria José Fazenda, professora coordenadora na Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Esta atividade é gratuita e vai decorrer online, na sala Zoom do TMP. Os interessados devem inscrever-se previamente enviando um e-mail para: paralelo.tmp@agoraporto.pt.

No âmbito deste programa, a CNB convidou o artista visual André Guedes a conceber uma exposição sobre estas obras e o seu contexto político, social e cultural, que estará no Foyer do Grande Auditório do Teatro Rivoli

Ambas as obras são apresentadas em formato double bill nos dias 28 e 29 de maio, sexta-feira e sábado, às 19h00 no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

© Bruno Simão

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close