Saltar para conteudo

De volta aos palcos com a temporada 21/22

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, o TMP apresenta espetáculos de Jan Martens, Filipe Pereira e Susana Chiocca

Setembro

2021

Qui
9
Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Teatro Municipal do Porto (TMP) está novamente de portas abertas para um regresso a cargo do reconhecido coreógrafo belga Jan Martens e ainda um novo foco de programação – Retratos – que inaugura com Filipe Pereira e Susana Chiocca.

O grande sucesso do Festival d'Avignon é a alavanca da nova temporada do Teatro Municipal do Porto. Depois da passagem em 2015, Jan Martens volta ao Rivoli para apresentar, em estreia nacional, any attempt will end in crushed bodies and shattered bones. Martens recuperou a declaração de XI Jinping aquando dos protestos de 2019, em Hong Kong, e desenhou uma possível resposta. São 16 intérpretes em palco, dos 16 aos 69 anos, que expõem e expandem as particularidades dos seus corpos e os põem em rebelião. Cada corpo, sua forma de resistência. Esta homenagem à desobediência faz-se acompanhar de canções de protesto das mais distintas épocas e géneros, de Henryk Górecki a Kae Tempest, passando por Max Roach & Abbey Lincoln.
A peça passará pelo Grande Auditório do Teatro Rivoli no dia 18 de setembro, às 19h30. Além da apresentação ao vivo, a peça vai ser apresentada em formato TMP Online, no dia 22 de setembro, às 17h00, ficando disponível nas 24 horas seguintes.
Também a 18 de setembro, às 17h30, no CAMPUS Paulo Cunha e Silva, há Aquecimento Paralelo com Teresa Chaves e André Araújo, no âmbito do espetáculo de Jan Martens. Estas oficinas prévias aos espetáculos são recorrentes na programação do TMP e oferecem formas distintas de experimentar a obra a ser vista, seja pelo movimento, o vocabulário ou a dramaturgia. A participação tem um custo de 2.50€ ou é gratuita mediante apresentação de bilhete para o espetáculo. As inscrições devem ser feitas previamente para paralelo.tmp@agoraporto.pt.

Ainda com o fim de semana de abertura da nova temporada, surge também um dos novos projetos da temporada: Retratos. Este foco de programação levará ao TMP momentos partilhados entre dois artistas que se apresentam sob a forma de autorretratos e abre caminho a refletir sobre o lugar do trabalho autobiográfico e do autorretrato nas artes performativas e na sua relação com outras áreas artísticas.
O primeiro momento de Retratos dá-se nos dias 16 e 17 de setembro, no Teatro Campo Alegre, com Filipe Pereira e Susana Chiocca, com a conferência-performance Arranjo Floral, às 19h30, e a performance c BITCHO  às escâncaras, às 21h00, respetivamente.
No dia 17 de setembro, a reflexão sobre estes autorretratos estende-se a uma conversa pós-espetáculo com os artistas, moderada por Rita Castro Neves, às 22h00, no Café-Teatro do Teatro Campo Alegre. Ainda no dia 18 de setembro, a performance BITCHO – às escâncaras será apresentada no TMP Online, a partir das 17h00 (ficando disponível 24h).

Os bilhetes para estes e todos os outros espetáculos da nova temporada podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas (Rivoli e Campo Alegre) ou na Bilheteira Online (BOL).
As transmissões dos espetáculos do TMP Online acontecem no palco digital da Bilheteira Online (BOL), em tmp.bol.pt.

© Phile Deprez

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close