Abertura, Impureza, Intensidade

Olhares em torno da obra de Marlene Monteiro Freitas

Abertura, Impureza, Intensidade

© Laurent Paillier

Foco Marlene

TMP Online

Outubro

24 — 30vários horáriosSáb — Sex

CAMPO ALEGRE & RIVOLI

Conferências ⁄ Cinema
Curadoria de Alexandra Balona
Com Alexandra Balona, João Francisco Figueira, Victor Stoichita, Ana Cristina Pereira, Nadia Yala Kisukidi, João Sodré, Nuno Miranda
Preço Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete para cada uma das atividades
Transmissão online www.teatromunicipaldoporto.pt (a partir de 29 de outubro)
Informação adicional O programa disponibilizado online contempla apenas os dois momentos de indagação: (I) Imagem, Vertigem, Intensidade e (II) Abertura, Deslocamento, Opacidade
Partindo de conceitos-chave que atravessam a obra coreográfica de Marlene Monteiro Freitas, o programa Abertura, Impureza, Intensidade. Olhares em torno da obra de Marlene Monteiro Freitas é composto por um ciclo de cinema que inclui obras de Jean Rouch, Chris Marker, Alain Renais, Ghislain Cloquet, João Sodré e Nuno Miranda, e por um simpósio que se desdobra em dois momentos de indagação: (I) Imagem, Vertigem, Intensidade e (II) Abertura, Deslocamento, Opacidade. No primeiro momento do simpósio, com co-curadoria de Ymago/projeto Imagens Migrantes e apoio DGARTES, convocamos pensadores que se debruçam sobre o mundo “contraditório” das imagens, cujas montagens, conscientes e inconscientes, produzem um determinado objeto artístico sobre-determinado, com intensidades, reminiscências e uma múltipla abertura de sentidos. Com foco na emoção e sobre-determinação na obra de Romeo Castellucci, João Francisco Figueira apresenta uma análise metodológica e empática que concorre para um entendimento da experiência visual da obra de Marlene Monteiro Freitas. Partindo do seu mais recente livro Des corps. Anatomies. Defenses. Fantasmes (2019), Vitor Stoichita analisa o flutuante e incessante desenvolvimento de imagens do corpo, com enfoque no rosto, um lugar por excelência de expressividade e deslocamento na obra da coreógrafa. No segundo momento, o conceito de Abertura serve-nos de mote para expandir uma reflexão decolonial com e através da obra de Marlene Monteiro Freitas. Partindo do filme Les Maîtres Fous (1955), de Jean Rouch, Ana Cristina Pereira explora as ambivalências deste cine-documentário e de outros filmes pós-coloniais relevantes para a obra coreográfica de Marlene. Por último, Nadia Yala Kisukidi parte de conceitos como implosão e opacidade para uma crítica aos modelos hegemónicos, binários e de racialização da modernidade.


PROGRAMA


24 Sáb 14.30h — 18.00h
CAMPO ALEGRE Café-Teatro

I. IMAGEM, VERTIGEM, INTENSIDADE
Co-curadoria de YMAGO/projeto Imagens Migrantes e apoio DGARTES

14.30h Abertura
15.00h João Francisco Figueira: “Deixai-vos tocar"... Um retrato de Romeo Castellucci
16.00h Pausa
16.30h Victor Stoichita: Guardiões do Rosto (por videoconferência, em francês, com tradução simultânea)
17.30h Conversa moderada por Alexandra Balona
18.00h Encerramento


25
 Dom 14.30h — 18.00h
CAMPO ALEGRE Café-Teatro

II. ABERTURA, DESLOCAMENTO, OPACIDADE

14.30h Abertura
15.00h Ana Cristina PereiraNos interstícios do transe. Do cinema (pós)-colonial à performance de Marlene Monteiro Freitas
16.00h Pausa
16.30h Nadia Yala KisukidiGrand matérnités politiques [Grandes maternidades políticas] (por videoconferência, em francês, com tradução simultânea)
17.30h Conversa moderada por Alexandra Balona
18.00h Encerramento 

Biografias simpósio



27
 Ter 18.30h
RIVOLI Pequeno Auditório

OLHARES DA TERRA / ALEXANDRA BALONA
Em parceria com Universidade Lusófona do Porto
Abertura, Impureza, Intensidade. A politicalidade da obra de Marlene Monteiro Freitas


28 Qua 18.30h — 22.00h
RIVOLI Pequeno Auditório

CICLO DE CINEMA

18.30h
Alma Ta Finka (1989)
de João Sodré
Apresentação do filme pelo realizador João Sodré
(60’, língua português/crioulo, legendas em inglês)

21.00h
Kmedeus. Spirit of a city (2020)
de Nuno Miranda
(DCP, 55’, português/crioulo, legendas em português, estreia nacional)

22.00h
Conversa com Nuno Miranda e João Sodré, moderada por Ana Cristina Pereira


29 Qui 18.30h
RIVOLI Pequeno Auditório

CICLO DE CINEMA

Les Maîtres Fous (1955)
de Jean Rouch
(16 mm, 36’, francês, legendas em português)

Les Statues Meurrent Aussi (1953)
de Alain Resnais, Chris Marker, Ghislain Cloquet
(mono, cor p/b, 35mm, 30’, francês, legendas em português)
Apresentação por Alexandra Balona


30 Sex 
22.30h
RIVOLI Grande Auditório

Conversa pós-espetáculo com Alexandra Balona
No âmbito da apresentação de Mal – Embriaguez Divina

Foco Marlene

TMP Online

Outubro

24 — 30vários horáriosSáb — Sex

CAMPO ALEGRE & RIVOLI

Conferências ⁄ Cinema
Curadoria de Alexandra Balona
Com Alexandra Balona, João Francisco Figueira, Victor Stoichita, Ana Cristina Pereira, Nadia Yala Kisukidi, João Sodré, Nuno Miranda
Preço Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete para cada uma das atividades
Transmissão online www.teatromunicipaldoporto.pt (a partir de 29 de outubro)
Informação adicional O programa disponibilizado online contempla apenas os dois momentos de indagação: (I) Imagem, Vertigem, Intensidade e (II) Abertura, Deslocamento, Opacidade
Co-curadoria (Imagem, Vertigem, Intesidade)

Apoio (Imagem, Vertigem, Intesidade)